Guia completo: vantagens do marketing direto para o negócio

Entre as principais vantagens do marketing direto, assim como o próprio nome diz, está a de divulgar diretamente uma mensagem para seu cliente em potencial ou já existente. Nesta estratégia você vai diretamente ao encontro destes clientes para vender seus produtos ou serviços. Mas, diretamente não significa que você vai pessoalmente. Você envia sua publicidade, por meio de um canal, diretamente para seu público.

O marketing direto se iniciou há muitos anos, por volta de 1872. Segundo consta, um dos pioneiros do marketing direto, Aaron Montgomery, produziu o primeiro catálogo e o enviou por correspondência diretamente a seus clientes. Porém o termo, marketing direto só foi cunhado quase 100 anos depois por Lester Wunderman.

O marketing direto mudou muito em toda sua história mas seus princípios fundamentais ainda são vistos nos dias de hoje. Uma forma de marketing direto muito comum antigamente e pouco utilizado hoje são as malas diretas que nada mais eram que o envio de correspondência diretamente na casa dos clientes. Telemarketing ainda hoje é utilizado mas antigamente era ainda mais forte.

Hoje em dia as vantagens do marketing direto se ampliaram muito por conta da tecnologia. Com o marketing digital é possível diversas estratégias como o e-mail marketing, mídias sociais e campanhas de remarketing, por exemplo. Portanto, as vantagens do marketing direto foram ampliadas com a tecnologia presente nos dias atuais.

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Como lançar uma campanha de marketing direto em 5 passos

Você pode estruturar sua campanha de acordo com sua realidade, mas o planejamento é essencial para qualquer empresa. Para lançar uma campanha de marketing direto, esteja atento à estes 5 passos:

1. Defina o seu objetivo

A primeira coisa que você deve fazer é definir os seus objetivos com sua campanha. O que você irá ofertar? Este é o seu produto ou serviço que trará as melhores vantagens do marketing direto?

Você precisa estudar os objetivos que deseja alcançar a fim de escolher os melhores produtos ou serviço que você irá ofertar em sua campanha.

2. Definir o seu público-alvo

Para que você não desperdice recursos, é importante segmentar o seu público. Para isso você precisa conhecer as características de sua persona. Quanto mais específico você for, mais você irá atingir em cheio aquele cliente que você tanto busca impactar. Reúna informações de seus leads e selecione com objetividade.

3. Escolha os canais de envio de marketing direto

Decidir em quais canais você irá veicular sua mensagem tem ligação direta com o seu público-alvo. Quais são os canais mais efetivos para sua persona? Uma boa forma de decidir, é considerar aquele que lhe dará o maior ROI, que nada mais é que o retorno sobre o seu investimento.

4. Produção de sua peça

Esta é uma etapa de grande importância em sua peça. Você precisa ser criativo e passar sua mensagem da melhor maneira possível. Portanto tenha total atenção à forma como sua mensagem será disposta. Aposte em um layout que “converse” com seu público-alvo e até mesmo com o canal selecionado. Se o seu canal for o email, este link com layout de e-mail marketing pode te ajudar.

Outro atributo importantíssimo, que não pode faltar em sua campanha de marketing é a utilização de um forte apelo à ação! Produza sua campanha com um call to action claro e bem definido que converta seus clientes a obterem a vantagem oferecida a ele.

5. Colocando sua campanha no ar

Com tudo pronto, finalmente é hora de colocar sua campanha no ar. Para que você tenha menos trabalho e tenha mais eficiência em sua campanha, você pode buscar por softwares de automação de marketing que tornem o seu trabalho menos manual e obtenha maior efetividade no fluxo de nutrição. As vantagens do marketing direto serão ainda maior se unidas à estes poderosos recursos.

Quais as principais vantagens do marketing direto?

Entre as principais vantagens do marketing direto está a oportunidade de ofertar seus produtos e serviços diretamente aos seus clientes, como seu próprio nome diz. Mas as vantagens não param por aí.

O marketing direto abre diversas portas para seu negócio. Através dele você será capaz de:

  • Aumentar suas vendas;
  • medir a taxa de conversão de suas campanhas;
  • construir um relacionamento próximo com seus clientes;
  • fornecer conteúdos atrativos e de interesse deles;
  • segmentar sua persona de acordo com seus objetivos;
  • divulgar e manter sua empresa cada vez mais presente na vida de seus cliente.

A vantagem que você tem em medir o sucesso de uma campanha pode ser utilizada facilmente a seu favor. Conhecendo sua taxa de conversão você conseguirá mensurar a qualidade de seus envios e até mesmo quantas pessoas você precisa impactar para que seus objetivos tenham chances de serem concluídos.

Por exemplo: sua taxa de conversão em promoções normalmente é de 10%. Quando você lançar uma próxima promoção para 1000 pessoas, você já sabe que terá um retorno médio de 100 pessoas aproveitando suas promoções. A partir daí você pode testar novos layouts, formas de comunicação e até mesmo melhores canais a fim de melhorar estes números.

Mensurando os resultados

Você pode utilizar de diversas métricas de marketing digital  na mensuração de suas campanhas de marketing direto. O marketing direto te dá resultados imediatos além de ter fácil otimização.

Uma boa estratégia de mensurar resultados é fazendo um teste A/B. Nos testes A/B você envia uma oferta para dois grupos diferentes. Em cada uma das ofertas você utiliza uma estratégia diferente, seja no layout ou na forma como se comunica, e realiza a medição dos resultados comparando cada um dos grupos. Desta forma você compara as duas abordagens e pode identificar, de forma estatística, a que tem o melhor resultado.

As principais redes sociais para negócios possuem ótimas ferramentas para mensuração de resultados de campanhas digitais.

Pronto para utilizar o marketing direto?

Como você pode observar, são muitas as vantagens do marketing direto e não à toa ele está cada vez mais presente nas campanhas das empresas. Esteja sempre atento às suas personas e a qualidade de suas mensagens. E claro, não deixe de mensurar os seus resultados.

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