Web marketing e comunicação digital: o poder das mídias online

As estratégias de web marketing e comunicação digital transformaram a forma de fazer negócio no mercado digital. Tanto pequenas quanto grandes empresas apostam nelas hoje para vender na internet.

Até o marketing digital dominar o cenário, as opções de marketing offline como propaganda em jornais, revistas, outdoors, marketing direto, participação em feiras e exposições, vendas por representantes eram muito utilizadas.

Com o web marketing e a comunicação digital essas soluções foram adaptadas e também surgiram ferramentas novas, nativas do meio online. 

Os canais de mídias digital como redes sociais, otimização para mecanismos de busca (SEO), links patrocinados, marketing de afiliados, dentre outros se tornaram cada vez mais conhecidos e usados. 

Se você entende o que é marketing digital e o potencial que ele tem para trazer resultados para o seu negócio, é hora de colocá-lo em prática.

Aprenda nos próximos tópicos como usar o web marketing e a comunicação digital na estratégia da sua marca, usando as principais ferramentas. Confira!

5 ferramentas de web marketing e comunicação digital 

1. Mídias sociais

As ferramentas mais usadas de web marketing e comunicação digital são as mídias ou redes sociais. Elas são um dos meios mais fáceis e baratos de investir em marketing digital.

O marketing nas mídias sociais, antes plataformas apenas para relacionamentos pessoais, se desenvolveu como alternativa para negócios.

Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn são exemplos das principais redes que possuem o seu lado business com várias opções de anúncios e recuros para empresas.

O Facebook, dono também do Instagram, criou um sistema de publicidade que permite fazer campanhas de anúncios altamente segmentadas na rede social com flexibilidade de orçamento.  

Mas para usar as redes sociais empresariais é importante planejar uma estratégia de conteúdo e separar uma fatia do orçamento para investir nas campanhas pagas.

2. E-mail marketing

Como a concorrência nas redes sociais é grande, as marcas também investem no e-mail marketing como ferramenta de web marketing e comunicação digital.

Mas uma estratégia não exclui a outra. Na verdade, todas podem se juntar no seu mix de marketing. Basta ter organização e uma equipe alinhada.

A empresa pode investir na captação de leads pelas redes sociais e nutri-los por e-mail depois, enviando newsletter semanais de conteúdo e campanhas promocionais. 

Sua equipe vai precisar planejar a produção de conteúdo relevante e toda a estratégia de inbound marketing que é o fio condutor para utilização eficiente do e-mail marketing.

Complete a sua leitura sobre o assunto com os posts abaixo:

3. Otimização para mecanismo de buscas

Também conhecido como Search Engine Optimization ou SEO, a otimização para mecanismo de busca é mais uma ferramenta essencial de web marketing e a comunicação digital.

Essa estratégia é utilizada pelos sites para aparecerem nas primeiras posições de pesquisa dentro de buscadores como o Google.

Cumprindo uma série de requisitos técnicos, a criação de posts em blogs, e-books, vídeos, landing pages, dentre outros é essencial para fortalecer o marketing de conteúdo.

Assim, você aumenta as chances da sua marca ser descoberta quando pesquisar palavras-chaves relacionadas ao seu negócio, iniciando o usuário no seu funil de marketing.

Saiba o que são landing pages e como gerar vendas através delas neste post do nosso blog.

4. Campanha de mídia paga

Se sua empresa possui bastante verba para investir em web marketing e comunicação digital, existem canais eficientes para fazer campanhas de mídia paga. 

Essa estratégia de marketing para atrair clientes inclui desde o Google com as campanhas do Adwords até as redes sociais — todas, sem exceção, possuem sistema de anúncio. 

Essas campanhas vão ajudar a aumentar a relevância da sua marca, colocando-a sempre a frente do cliente. 

Outra vantagem é poder fazer investimentos mais flexíveis e escaláveis. Com as mídias online, você define e ajusta os valores visualizando na hora de criar o anúncio o potencial de alcance com determinado valor. 

Para aproveitar esse potencial, é importante ter um planejamento financeiro para a empresa com a verba de marketing específica para os anúncios.

5. Links patrocinados

Mencionamos acima como um investimento de mídia paga, mas destacamos os links patrocinados do Google e outros mecanismo de busca neste tópico.

Essa estratégia de web marketing e comunicação digital é muito utilizada pelas empresas, pois o investimento as coloca no topo da página de pesquisa, acima até dos primeiros resultados da busca.

Esse investimento, claro, tem objetivos específicos e são voltados para converter visitantes em leads direcionando-os para uma landing page, página de produto ou de uma categoria em promoção de um e-commerce.

Empresas do setor de varejo online, empresas de software SaaS e consultorias investem nos links patrocinados para chamar a atenção do cliente no momento que ele busca por uma solução.

Você pode usar todas as ferramentas de web marketing e comunicação digital em conjunto ou implementar cada uma aos poucos, conforme o negócio cresce. 

Quer começar? Aprenda como criar um plano de marketing do zero e gerar resultados para sua empresa. 

A LAHAR é uma plataforma onde você encontra tudo o que precisa para sua estratégia de marketing digital em uma única ferramenta. Mídias sociais, landing pages, automação de marketing e muito mais. 

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a encontrar clientes!