Web marketing e comunicação digital: o poder da divulgação online

O mercado digital cresceu e ampliou as fronteiras das marcas. Os trabalhos de web marketing e comunicação digital fazem parte da estratégia de divulgação tanto de pequenos quanto de grandes negócios.

Tradicionalmente, o mundo offline emprega um mix de ações de marketing que inclui relações públicas, publicidade, patrocínio, venda pessoal, marketing direto e promoção de vendas (entre outras ferramentas como exposições, feiras e assim por diante).

O web marketing e a comunicação digital vão empregar algumas ou todas essas ferramentas só que adaptadas ao universo do marketing online. Obviamente, haverá também ferramentas digitais novas que serão utilizadas.

Os equivalentes online são conhecidos como canais de mídia digital e são empregados em muitas campanhas online e offline. As ferramentas de comunicação do marketing digital incluem anúncios gráficos, mídia paga, redes sociais, otimização para mecanismos de busca, marketing de afiliados, entre outros.

Entender o que é marketing digital e o que ele pode trazer de retorno é importante para criar uma presença online forte e direcionada aos objetivos da marca.

Para entender como usar o web marketing e a comunicação digital na estratégia da sua marca, vamos introduzir algumas das principais ferramentas usadas como: mídias sociais, e-mail marketing, SEO, dentre outras.

Ferramentas de web marketing e comunicação digital

  1. Mídias sociais

Quando se fala em investir em marketing digital, uma das primeiras coisas que veem a cabeça da maioria dos empreendedores são as mídias sociais. O marketing nas mídias sociais é todo marketing que se desenvolve dentro de redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e muitos mais.

Por exemplo, o Facebook tem um sistema complexo de publicidade dentro da rede social, o que permite que o anunciante se concentre em mais de 2 bilhões de pessoas, com base em sua localização, idade e outros atributos.

E para trabalhar sua marca nas redes sociais empresariais, é preciso planejar uma estratégia de conteúdo, campanhas e investimentos. Essa organização permite aproveitar melhor todo o potencial das mídias sociais para sua marca.

  1. E-mail marketing

Visitantes ou clientes são encorajados a optar, ou, em outras palavras, a inscrever-se ao entrar em sites para receber uma newsletter por e-mail. A ideia é que os participantes deem sua permissão, ao invés de simplesmente serem adicionados a um banco de dados sem conhecimento prévio.

Seja você uma empresa ou um e-commerce, ter uma produção de conteúdo relevante e entregá-la diretamente ao cliente é muito positivo. E nesse ponto, uma estratégia de inbound marketing entra como uma organizadora de todo processo.

Enviar e-mail marketing de forma estratégica é um recurso valioso e atualmente existem plataformas que ajudam não só a criar, mas também automatizar todo processo.

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  1. SEO – Otimização para mecanismo de buscas

Outra ferramenta de web marketing e a comunicação digital é o SEO, do inglês Search Engine Optimization (Otimização para mecanismo de busca).

O objetivo dessa estratégia é tentar obter a melhor posição possível para o seu site em motores de busca como Google ou Bing. Uma vez que você tenha atraído um novo visitante, o posicionamento do texto ou Call-To-Action (CTA) o manterá em seu site por mais tempo e começará a movê-los ao longo do seu funil de marketing.

E se o conteúdo para as redes sociais é importante, na estratégia de SEO ele também é essencial. É através dos posts do seu blog ou das landing pages que você criar que o seu site poderá ser encontrado e seu serviço ou produto descoberto.

Saiba o que são landing pages e como gerar vendas com elas neste post do nosso blog.

  1. Mídia paga

Outra estratégia de web marketing e comunicação digital utilizada para gerar negócio no meio online são as mídias pagas. Atualmente, toda estratégia de marketing para atrair clientes inclui esse tipo de investimento.

Isso porque as mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, dentre outras reúnem pessoas e são elas que ajudam a construir relevância e autoridade para as marcas.

Em relação às mídias tradicionais, as mídias pagas online permitem um controle de orçamento muito maior. Cada marca, de acordo com seu objetivo, pode fazer um planejamento financeiro de investimentos ou mesmo contratar agências especializadas para uma orientação de onde anunciar na internet.

  1. Links Patrocinados

Os links patrocinados são um tipo de publicidade online que aparecem nos resultados das pesquisas de mecanismos de busca como Google e Bing. O Google Adwords é a plataforma mais utilizadas para criar esse tipo de campanha que se adapta a realidade de grandes e pequenas empresas.

As ações acontecem através de links que redirecionam o usuário para landing pages para converter visitantes em leads ou para outra específica dentro do site. O objetivo é prender a atenção do usuário e oferecer a solução que ele busca.

Empresas do setor de vendas usam os anúncios para se destacar e atingir o usuário no momento em que ele busca por uma solução. Mas além da venda de produtos, os links patrocinados também são usados pelas empresas do setor de serviços.

Estas são apenas algumas ferramentas usadas no trabalho de web marketing e comunicação digital. Através delas é possível construir uma estratégia sólida e atual de marketing digital.

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