Anunciar no Instagram vale a pena: custos e 4 razões para investir

Se você usa o Instagram há algum tempo, provavelmente notou anúncios de empresas surgindo em seu feed, e você pode estar pensando que logo seu negócio também terá que investir nessa plataforma, mas será que anunciar no Instagram vale a pena?

O Instagram pode ser uma excelente plataforma de publicidade, permitindo que você não apenas aumente a força de sua marca por meio do conteúdo orgânico visual, mas também permita a exibição de anúncios que aumentem o número de olhos que veem suas postagens.

Os anúncios do Instagram ajudam a direcionar o tráfego para seu site e aumenta o reconhecimento da sua marca.

No entanto, também existem pontos contras à resposta de que anunciar no Instagram vale a pena. Os anúncios no Instagram são menos sofisticados e seus links mostram-se menos eficazes do que no Facebook. A base de usuários do Instagram é mais limitada, o que pode torná-lo uma plataforma menos produtiva para publicidade do que o Facebook. Pelo menos, ainda!

Dependendo do nicho de mercado ao qual sua empresa atende, o Instagram trará muito mais retorno do que qualquer investimento no Face.

Mas, vamos esquecer um pouco sobre esse tópico e voltar a pensar sobre o retorno que essa ferramenta pode trazer.

Qual é o custo de anunciar no Instagram?

Como você está careca de saber, o Instagram é uma rede social gratuita, mesmo para contas empresariais, e você só paga se realmente “promover” suas postagens.

Leia também: O que são anúncios patrocinados no Instagram? Veja como usar

Quando você promove uma postagem, o Instagram recomenda um orçamento com base nos orçamentos usados ​​por empresas semelhantes à sua. Isso será semelhante ao custo da publicidade no Facebook.

Para publicidade no Instagram, é, geralmente, recomendado cerca de R$ 5 a R$ 10 por dia para pequenas e médias empresas. No entanto, você tem a liberdade de definir um orçamento total abaixo – ou acima – dessa média.

Nesse caso, você deve ter em mente que, o número de pessoas que vêem e clicam nos seus anúncios será mais baixo.

Regra geral: se o retorno do investimento (ROI) for positivo, pense em aumentar um pouco o seu orçamento e, em seguida, volte a testar.

Como o Facebook, o Instagram oferece análises de relatórios sobre:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Arquivos salvos;
  • Impressões;
  • Alcance;
  • Engajamento.

Acompanhar as métricas do marketing digital é uma regra que deve guiar todas as suas decisões sobre investimento.

Anunciar no Instagram vale a pena: 4 prós da ferramenta

Antes de listarmos as razões porque acreditamos que anunciar no Instagram vale a pena, é preciso esclarecer que, nosso posicionamento está considerando que você conhece a sua persona e entende que ela está dentro dessa rede social.

Em outras palavras, você sabe quem é seu público alvo e entende que ele usa o Instagram com frequência.

Caso você não tenha certeza sobre o que acabamos de falar, sugerimos que antes de investir no Instagram ou em qualquer outra estratégia de marketing, você acesse o artigo; Como criar personas e se comunicar com o cliente certo”, e defina claramente para quem você deseja vender, sem achismos.

Continuando, a seguir listamos as razões de que anunciar no Instagram vale a pena.

1. Anúncios no Instagram direcionam o tráfego para o seu site

Como citamos rapidamente, ao contrário das postagens orgânicas e regulares do Instagram, os anúncios da plataforma permitem que sua empresa inclua links clicáveis ​​como parte de postagens promovidas.

Este é um dos principais motivos para considerar a publicidade no Instagram. A capacidade de incluir um apelo à ação com um link numa publicação anunciada é extremamente útil para direcionar tráfego para o site da sua empresa.

Posts que não são impulsionados como anúncios não têm essa capacidade.

2. Anúncios do Instagram aumentam a visibilidade

A maior luta que qualquer empresa tem com o marketing para redes sociais é romper a parede de milhões de posts concorrentes publicados a cada segundo.

Anunciar no Instagram vale a pena, porque é a maneira mais rápida e eficaz de fazer isso.

Entretanto, é imperativo que você crie postagens convincentes no Instagram que farão com que as pessoas o sigam e participem. Só porque você está pagando para entrar no feed de sua persona, com sua postagem, isso não significa que você será seguido ou que as pessoas se envolverão com você.

É preciso muita criatividade e compromisso para:

  1. criar um incrível feed do Instagram;
  2. atrair o público;
  3. conseguir o engajamento que você deseja.

Os anúncios do Instagram ajudarão você a conseguir isso garantindo que as pessoas ao menos vejam suas postagens. Entretanto, você ainda terá todo o restante do trabalho em busca do engajamento digital e da conversão.

3. Anúncios do Instagram aumentam a conscientização da marca

Isso acontece quando você impulsiona uma postagem no Instagram como um anúncio e a postagem aparece no feed de notícias de seu público-alvo sem parecer fora de lugar ou perturbadora.

Se você estiver anunciando usando o stories do Instagram, o anúncio será automaticamente colocado entre os conteúdos orgânicos e aparecerá quando um usuário estiver assistindo às histórias dos outros usuários que eles seguirem. Esses anúncios discretos podem aumentar significativamente o reconhecimento da marca para sua empresa.

Assim como no Facebook, sua empresa pode definir:

  • seu próprio orçamento;
  • público-alvo;
  • duração para um anúncio no Instagram.

Ao criar seu público, você pode definir:

  • faixa etária;
  • sexo;
  • localização;
  • interesses.

Isso permite que você exiba seus anúncios para sua persona e alcance os indivíduos que têm mais chances de se interessar pelo que você está anunciando.

Ponto para o Instagram!

4. Instagram oferece opções em publicidade

Outro motivo de porque anunciar no Instagram vale a pena é que as empresas podem usar sua conta no Facebook Ads Manager para configurar os anúncios.

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios de mídia social mais sofisticada disponível, e os anúncios do Instagram são fortalecidos com o uso de anúncios do Facebook. O Instagram oferece a capacidade de anunciar com base em metas, como:

  • gerar cliques em links;
  • visitar o perfil do Instagram da sua empresa;
  • aumentar a visibilidade.

Leia mais em: 4 dicas essenciais: como anunciar no Facebook passo a passo

Os anúncios do Instagram também oferecem diferentes opções para anúncios. As empresas podem promover:

  • vídeos;
  • fotos individuais;
  • anúncios de carrossel com várias fotos.

Publicidade dentro do stories do Instagram também é uma opção!

O Instagram está continuamente lançando novos recursos, então as opções de publicidade no aplicativo continuarão a aumentar com o tempo.

Agora que você já teve acesso às razões de porque anunciar no Instagram vale a pena, que tal aprender como colocar a mão na massa e finalmente aproveitar os louros que esse investimento irá trazer para sua empresa? Para isso, sugerimos que leia o artigo; “[GUIA] Como fazer marketing no Instagram: do lead à venda”.

E aí, o que você acha? Anunciar no Instagram vale a pena para o seu negócio? Então entre em contato com a nossa equipe e saiba como a LAHAR pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores em todas as plataformas  digitais.

Somos um software de automação de marketing com mais de 700 clientes. Com um sistema completo ajudamos sua empresa crescer ainda mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.