5 formas de divulgar um aplicativo na web

Criar um aplicativo para sua empresa é uma tarefa bastante complexa para toda a equipe que se envolve nela, da concepção da ideia à finalização do aplicativo. Contudo, os desafios não acabam por aí. Depois de criado o app, é preciso pensar em como divulgar um aplicativo. E isso vai muito além de publicá-lo na Apple Store ou no Google Play.

É neste momento que os responsáveis pelo aplicativo ou por divulgá-lo se sentem um pouco sem rumo. Afinal, que tipo de estratégia de divulgação deve ser feita? Ela pode ser traçada após o término da criação?

A verdade é que o ideal é que essa estratégia seja criada no roadmap inicial e logo nas primeiras etapas no planejamento estratégico. Entretanto, se esse não foi o caso da sua empresa, ainda é possível correr atrás e investir em algumas ações para isso.

A seguir, abordaremos melhor como divulgar um aplicativo e quais estratégias utilizar em cada canal em que você escolher divulgá-lo. Acompanhe e boa leitura!

5 formas de como divulgar um aplicativo na web

1. Crie uma estratégia de palavras-chave

A estratégia de palavras-chave é uma velha conhecida de quem trabalha com Marketing Digital, pois é como as pessoas encontram conteúdo na internet. E o mesmo vale para os apps: uma boa estratégia de PCs vai ajudar seu aplicativo a ser encontrado em uma pesquisa no Google ou outro buscador, nas redes sociais e, é claro, na Apple Store e no Google Play.

Então, como boa parte das pessoas na internet fazem pesquisas relacionadas à solução de seus problemas, o que você precisa fazer é identificar quais são as palavras e termos relacionados ao seu negócio que são mais buscados. Assim, quando as pessoas usarem essas palavras nos buscadores, encontrarão seu aplicativo.

Algumas boas ferramentas de palavras-chave para usar são: 

2. Descubra quem é sua audiência

Se você ainda não tem clareza de quem é seu público, esse é o momento de descobrir. Mesmo que você já tenha uma ideia de quem ele é, talvez você não tenha informações que serão fundamentais nesta etapa, como características comportamentais e demográficas.

Essas informações são importantes pois elas ajudam a criar personas para o seu negócio, detectar os hábitos do seu usuário e apontar para que ele usará seu aplicativo, o que por sua vez é essencial para que você monte sua estratégia de divulgação. Essa etapa, inclusive, ajudará você a identificar as palavras-chave ideais (que comentamos anteriormente).

3. Otimize seu aplicativo na Apple Store e no Google Play

Essa dica de como divulgar um aplicativo pode parecer óbvia, mas há muitas pessoas no mercado que se esquecem dela. Para isso, em primeiro lugar você precisa entender o que é ASO e como funciona.

ASO significa App Store Optimization (Otimização para Lojas de Aplicativos, em tradução livre), e é uma maneira de você entender como as app stores classificam seu aplicativo para que ele seja encontrado mais facilmente.

Alguns pontos importantes a considerar para aplicar ASO e tornar seu aplicativo mais fácil de ser encontrado:

  • Antes de escolher o nome do seu aplicativo, pesquise nas lojas e veja como são os nomes. Tente analisar se há algum padrão — por exemplo, se seus concorrentes usam sempre a mesma palavra-chave ou variação no nome. Nesse mesmo sentido, verifique se há pontos em comum entre as logos dos apps da concorrência.
  • A partir dessa análise, tente criar um nome e uma logo que se destaquem dos que você viu, para que chamem mais a atenção do seu público-alvo.
  • Com as palavras-chave já definidas, não se esqueça de utilizá-las na descrição do seu app no processo de publicação.
  • Tente obter da forma mais rápida possível pelo menos 500 downloads, e sempre interaja com sua audiência pelas app stores: responda às avaliações e comentários a respeito do seu aplicativo.

4. Faça comentários em blogs, redes sociais e sites relacionados ao seu app

Na hora de divulgar seu aplicativo, selecione alguns sites que tenham a ver com seu mercado e seu público para fazer comentários em seus posts e linkar para o seu aplicativo nas app stores.

No entanto, nada de sair distribuindo links em comentários aleatórios: você deve manter a consistência, a relevância e o sentido, caso contrário não atrairá seu público-alvo, e ainda corre o risco de ter seus comentários apagados ou bloqueados pelos blogs, redes e sites que selecionou.

Pode parecer que isso não funciona, mas há registros de que esse tipo de ação gera alta taxas de cliques nesses links. Afinal, se seu comentário está acrescentando ou contribuindo em algo para o assunto, é natural que as pessoas cliquem nele. Assim, as pessoas que se interessam por determinado assunto verão que há um app voltado para elas relacionado a isso.

Vale ressaltar que esse não é um trabalho fácil, mas que pode gerar um ótimo resultado para o seu app.

5. Faça listas de transmissão no WhatsApp e insira compartilhamento no seu aplicativo

Como dissemos anteriormente, um dos fatores que as app stores usam para ranquear o seu aplicativo é o número total de downloads, mas também a curva de crescimento com que esses downloads são feitos.

Sendo assim, uma boa forma de saber como divulgar um aplicativo é contar com aquela audiência que já demonstra interesse no seu produto. Pode ser desde pessoas próximas de você, como amigos, colegas de trabalho e familiares, até clientes que já tenham baixado outros aplicativos seus ou consumido algum de seus produtos.

Assim, você pode fazer Marketing no WhatsApp, criando listas de transmissão no WhatsApp Business com esses contatos e enviar para eles o link, pedindo para que baixem para testá-lo e darem suas opiniões sobre ele. Peça para que deixem suas avaliações e comentários.

Isso ajudará a Apple e o Google a perceberem que seu aplicativo é relevante. Um detalhe importante: peça para que não deletem o aplicativo logo depois de baixarem, pois isso terá consequências negativas para o seu ranqueamento.

Outra ação que você pode fazer é estimular seu usuário a compartilhar seu app no WhatsApp.

Agora que você já sabe como divulgar um aplicativo, é possível tornar sua estratégia ainda mais eficaz, contratando um software de automação de marketing

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