5 dicas de COMO encontrar influenciadores digitais certos para sua marca

O marketing de influência tem sido uma das formas mais eficazes de apresentar uma marca, construir relacionamento ou reforçar o nome da sua empresa dentro das plataformas digitais. Entretanto, uma dúvida comum, entre profissionais de marketing e empresários, é como encontrar influenciadores digitais certos para a sua empresa?

Segundo alguns estudos, o marketing com influenciadores é quase 11 vezes mais eficaz do que os canais tradicionais de marketing digital. Além disso, 94% dos profissionais de marketing, que usaram a estratégia, acham que ela é extremamente eficaz no cumprimento de seus objetivos.

Quando se trata da tomada de decisão do consumidor, o conteúdo digital e as conversas sociais têm um enorme impacto sobre como e o que as pessoas escolhem para comprar.

O marketing de influência é uma evolução no tradicional marketing boca-a-boca. Os clientes compram produtos que foram recomendados a eles por alguém em quem confiam.

Com a internet, esse círculo social passou a incluir mais pessoas. Os usuários do Instagram, Youtube, e outras redes sociais, podem acompanhar a vida de outros usuários, nos quais confiam da mesma maneira que acreditam em seus amigos mais íntimos.

É importante, entretanto, que as marcas e os profissionais de marketing, estejam cientes de como encontrar influenciadores digitais que realmente correspondam ao que a empresa busca.

Embora a contagem de seguidores seja uma das métricas mais críticas para avaliar a qualidade de uma conta de mídia social, esse não deve ser o único fator de avaliação.

Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas de como encontrar influenciadores digitais, que realmente contribuam para os resultados positivos de sua empresa. Antes, porém, vamos entender um pouco mais sobre essas pessoas que são um verdadeiro sucesso de audiência!

Quem são esses novos influenciadores?

Como profissionais de marketing, criamos conteúdo para persuadir e interagir com os clientes, em todas as etapas do funil de vendas. Entretanto, os consumidores modernos são céticos e experientes. No momento em que algo sugere “propaganda”, eles perdem o interesse e seguem em frente.

O que torna os influenciadores digitais mais poderosos é a produção de conteúdo relevante baseado em nichos.

Existem milhões de influencers e eles atuam nas mais variadas áreas, com foco total para a curadoria e produção de conteúdo segmentado, atendendo aos mais variados interesses, tais como: criação de filhos, gastronomia, fitness, moda e entretenimento.

Esses influenciadores podem ser segmentados ainda mais para alcançar consumidores específicos, como pais de adolescentes, amantes de animais de estimação, maratonistas, fanáticos por tecnologia e cozinheiros vegetarianos.

O marketing de influência, então, baseia-se na premissa de aprender como encontrar influenciadores digitais em seu nicho, para criar e distribuir conteúdo relevante e compartilhá-lo de maneira autêntica e transparente.

5 dicas de como encontrar influenciadores digitais perfeitos

Apesar de suas vantagens, o marketing de influenciadores é um investimento desperdiçado se você não está trabalhando com os nomes corretos.

Embora seja tentador definir com qual influenciador fazer uma parceria, baseado em uma única métrica, como visitantes únicos ou seguidores do Twitter, é importante ter uma visão mais profunda, sobre como é medida a influência.

A resposta para a pergunta “quão influente é alguém online?” É “depende”. Aqui estão 5 dicas que irão te ajudar encontrar influenciadores digitais para sua marca.

1. Relevância

Antes de olhar para visitantes únicos e outras métricas estáticas, é importante analisar a forma como o conteúdo de um influenciador está alinhado com a sua mensagem. Leia suas postagens atuais para ter uma ideia do tipo de consumidor que ele é. Sim, consumidor.

Se ele vai falar da sua marca, você quer que ele se comunique de consumidor para consumidor, correto?

O fato de um influencer postar receitas não significa necessariamente que elas correspondam a uma marca orgânica, e um fã de esportes que não gosta de tecnologia não faz uma correspondência garantida para seu aplicativo de jogos.

Você está procurando por viajantes econômicos, fashionistas, mães modernas ou pessoas que AMAM café? Palavrões ou provocações fazem parte da personalidade da sua marca?

Essas são informações relevantes para procurar no conteúdo e na audiência de um influenciador e são muito mais importantes do que o tráfego que ele possui.

2. Engajamento

O engajamento digital é um indicador de como o público interage com o conteúdo produzido.

  • Esses leitores respondem, comentam e compartilham?
  • Quantos seguidores retornam e quantos são novos?

O volume de interação com um perfil e a frequência com que seguidores retornam ao canal, são indicações de como esses relacionamentos são significativos.

3. Alcance

Embora não seja a métrica mais importante, o alcance é certamente uma consideração válida.

No entanto, os profissionais de marketing devem resistir à vontade de apenas olhar para visitantes únicos como uma medida de alcance.

O tráfego e os seguidores só são significativos na medida em que o influenciador atinge a persona da sua marca.

Por exemplo, se você possui uma cadeia de hotéis, um perfil de viagens com um pequeno alcance é mais relevante do que um influenciador, que produz conteúdo sobre gastronomia, com 100.000 visitantes únicos mensais.

Também é importante considerar quais outras plataformas sociais seus clientes visitam. Se você é uma marca de comida ou moda, alguém com um grande número de seguidores no Pinterest ou no Instagram pode ser mais valioso do que alguém do Twitter que tenha uma grande base de fãs.

4. Frequência

Para muitos setores, há uma correlação direta entre a frequência com que um influenciador faz uma publicação, o tráfego e a taxa de retorno de visitantes.

Quando um editor publica constantemente conteúdo de alta qualidade é mais provável que os leitores retornem, adicionem o perfil a seus favoritos e compartilhem esses conteúdos.

Os influenciadores com baixa frequência de postagem, tendem a ter uma maior taxa de rotatividade, menos visitantes de retorno e menos lealdade.

5. Autenticidade

Isso pode soar contra-intuitivo, mas os influencers que têm uma proporção menor de conteúdo patrocinado, tendem a ser mais confiáveis ​​e parecem mais autênticos.

Histórias pessoais, que incluem uso genuíno ou menção a um produto, serviço ou marca são mais confiáveis ​​do que as análises diretas de produtos.

Histórias atraentes e envolventes também tendem a receber mais compartilhamentos e comentários do que ofertas e resenhas publicitárias.

Embora seja tentador pedir aos produtores de conteúdo que escrevam uma revisão longa e positiva do seu produto, o ideal é desenvolver publicações mais naturais. Por exemplo, uma marca de saúde poderia propor aos influenciadores que escrevessem um post sobre hábitos que possuem para se manter saudável e viver uma vida longa e ativa.

Entre as características positivas desse tipo de conteúdo, podemos destacar seu potencial:

  • Altamente atraente para os leitores
  • Autêntico para o influenciador
  • Com capacidade de conectar o patrocinador da marca, a uma conversa muito sincera relacionada à saúde, com um grande público.

Seja qual for o seu nicho, você deve aprender como encontrar influenciadores digitais, para criar e disseminar um conteúdo autêntico, que atraia o público-alvo que você espera ao associar sua marca a esse perfil.

Também é interessante que, ao encontrar o influenciador que atenda às necessidades de sua marca, você seja capaz de propor soluções criativas para sua parceria. Pensando nisso, sugerimos que você leia o artigo; “Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas”.

Como encontrar influenciadores digitais: 3 ferramentas simples e gratuitas

Se você ainda ficou em dúvida sobre como encontrar influenciadores digitais, mais uma vez a tecnologia vai se mostrar sua parceira.

A utilização dessas personalidades digitais por marcas do mundo todo, estimulou a criação de sites e aplicativos, que ajudam empresários e profissionais de marketing a encontrarem os influencers ideais para suas marcas.

A seguir, separamos 3 ferramentas de como encontrar influenciadores digitais.

Digital Influencers

Você só precisa acessar o site, fazer um login e iniciar sua busca. Para encontrar os influenciadores digitais perfeitos para a sua marca, você deverá responder a uma série de perguntas, todas simples e diretas, como:

  • Quais são as áreas de interesse ou nicho que deve atender, por exemplo, cultura, humor, tecnologia, saúde, moda, etc.
  • De onde devem ser (estados e cidades), e outras perguntas que irão ajudar a selecionar o perfil ideal de influencer.

A sua campanha irá aparecer para os influenciadores que apresentam o perfil pré-selecionado, e eles poderão manifestar interesse em se associar a você. Já são mais de 2 mil digital influencers cadastradores, de todos os nichos.

2. Celebryts

A ferramenta possui mais de 50.000 influenciadores cadastrados!

Você procura o influenciador por meio de uma ferramenta de pesquisa, que permite o filtro por seleções como:

  • Palavras-chave
  • Número de inscritos
  • Média de visualizações
  • Alcance em todas as redes sociais
  • Últimas empresas no qual seu futuro influenciador já fez alguma parceria, e muito mais.

Você escolherá o influenciador, receberá uma proposta e pode inclusive fazer uma contraproposta.

Hubble

Quer contratar o Neymar para a sua campanha? Sim, ele está cadastrado nessa plataforma de influenciadores digitais!

A ferramenta é mais focada em encontrar influenciadores para grandes empresas e agências.

Da mesma maneira que as outras 2 plataformas, é possível encontrar o influenciador por nome, público, afinidades, perfil e localização.

Agora que você já sabe como encontrar influenciadores digitais para alavancar sua estratégia de marketing digital, é só colocar a mão na massa e aproveitar o melhor que essa tática pode trazer para seu negócio.

Este artigo, foi escrito pela LAHAR, um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados de suas estratégias de marketing digital. Com um sistema completo ajudamos sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.