Como usar o Telegram para vender: 3 ações simples e eficazes

Como usar o telegram para vender? Cada vez mais comum, essa pergunta vem tirando o sono de alguns empreendedores, que já enxergam na plataforma um potencial comercial relevante. 

Você pode até não ter uma conta dentro do Telegram, mas acredite se quiser, a ferramenta já tem 400 milhões de usuários ativos mensalmente.

O Telegram funciona de forma muito parecida com o WhatsApp e alguns colocam os dois como concorrentes, entretanto, fato é que ambos são gratuitos o que permite aos usuários estar em ambas as plataformas. 

No Telegram também é possível enviar mensagens de texto, áudios, fotos, vídeos e arquivos. E algumas diferenças em relação ao WhatsApp pode ser destacadas, entre elas:

  • suporte para arquivos de até 1,5 GB (o limite do WhatsApp é de 100 MB), 
  • possibilidade de criar grupos e listas de transmissão com até 200 mil participantes (no WhatsApp o limite é 256 pessoas), 
  • criptografia de ponta a ponta, impedindo que governos e hackers tenham acesso aos conteúdos enviados.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é a plataforma, vamos às dicas de como usar o Telegram para vender.

Como usar o telegram para vender? 3 dicas de ouro!

1. Crie um canal corporativo

Dentro de um canal corporativo no Telegram apenas os administradores têm acesso a funcionalidade de publicação de conteúdos. Os demais membros apenas acompanham o que é compartilhado. 

Isso evita aquele velho problema de mensagens indesejadas, que temos que conviver em grupos de WhatsApp, o que faz muitas pessoas preferirem não participar desses grupos. 

Seu canal corporativo pode ser público, ou seja, aberto para novos membros acessarem quando desejarem, ou privado, no qual o acesso é feito apenas por convite. 

Confira dicas de como:

Reter clientes, gerir equipes e se reinventar em meio a pandemia.

É possível criar uma ação de marketing na qual clientes VIPs participam de um grupo exclusivo, no qual serão compartilhados conteúdos especiais e únicos, por exemplo. 

As postagens feitas pela sua empresa são assinadas pelo nome do canal, ou seja, da sua empresa e não pelo nome de usuário que gerencia a plataforma.

2. Compartilhe conteúdo relevante

Grande parte das ações de marketing envolvem a produção de conteúdo relevante, principalmente as ações que envolvem canais como as redes sociais, incluindo o Telegram. 

Nesse sentido é fundamental que você ofereça valor ao cliente, garantindo que ele  mantenha o interesse em se relacionar com a sua empresa por meio desse canal de comunicação. 

Evite criar um canal que publica apenas conteúdo promocional sobre sua empresa, produto ou serviço. 

Entenda quem é a persona da sua empresa e crie conteúdos que realmente agreguem valor a ela. 

O objetivo geral de aprender como usar o Telegram para vencer está na capacidade de gerar valor para sua audiência. A partir desse relacionamento, as vendas acontecerão de maneira mais natural. 

Leia também: Estratégias para atrair clientes utilizando marketing de conteúdo

3. Automatize a comunicação com chatbots

Assim como existem chatbots para WhatsApp, também é possível criar bots para o Telegram. 

Os chatbots são softwares que funcionam a partir de um app de mensagem, como o Telegram. Por meio de programação, eles permitem que usuário resolva questões simples, sem a necessidade do intermédio de um atendente humano.

Por meio de respostas automatizadas o usuário é capaz de resolver questões simples do dia a dia, a qualquer hora.

Alguns chatbots contam com inteligência artificial melhorando ainda mais a interação entre o sistema e o usuário, e otimizando a qualidade da experiência. 

Como parte de sua estratégia de como usar o Telegram para vender é possível criar conteúdos em outras redes sociais e outras plataformas, como blogs, e compartilhar o conteúdo no canal.

Engaje os usuários com enquetes

Você pode usar as enquetes criadas na plataforma para conhecer mais seu público, entender suas preferências, criar serviços e produtos a partir das necessidades apontadas por eles em uma enquete realizada na plataforma

Além disso, também é possível engajar no dia a dia os usuários do canal, criando ações divertidas e interativas.

A ideia é usar a abusar das funcionalidades do sistema, para engajar usuários e aprimorar cada vez mais seus serviços e produtos.

Para conhecer mais sobre como usar o telegram para vender indicamos que assista ao vídeo abaixo com dias sobre o uso do Telegram para negócios.   

Passo a passo: como funciona o Telegram

E aí, gostou das dicas de como usar o Telegram para vender? Antes de colocar a mão na massa, indicamos verifique a lista abaixo, com dicas sobre o funcionamento da rede. Vale a pena conferir nossas observações! 

  1. Instale o app do Telegram no seu smartphone, fazendo o download na App Store (Apple) ou na Play Store (Google) e cadastre um número de telefone,
  2. No caso de empresas, é interessante que haja um número de telefone voltado para as ações de Telegram. Não misture sua conta profissional, com seu número pessoal, 
  3. Aproveite também as facilidades do Telegram Web, que pode ser mais fácil de manusear durante o dia a dia de trabalho, 
  4. Cadastre o número de telefone no app, escolha uma foto para o perfil e o nome,
  5. Use os dados da sua empresa, logomarca e nome da marca. 

Leia também: Marketing digital pelo WhatsApp: 8 dicas para colocar em prática

E aí? Gostou das nossas dicas de como usar o Telegram para vender? Já usou alguma delas? Qual é a sua experiência com essa plataforma? Compartilhe com a gente a sua experiência deixando o seu comentário.

Esperamos que essas dicas te ajudem a aproveitar melhor esta rede social. Para avançar em suas ações, entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores nas redes sociais.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.