Como vender no Twitter: 8 maneiras de disparar suas conversões

Quando foi a última vez que você fez uma venda no Twitter? Ou pelo menos graças ao Twitter? Aliás, você sabe como vender no Twitter?

Muitos empreendedores não sabem como usar essa rede social em suas estratégias de venda, e isso é bastante comum.

Embora não seja uma rede profissional como o Linkedin, existem mais de 300 milhões de usuários ativos mensais no Twitter.

Não é apenas o possível alcance que impressiona. A plataforma apresenta um engajamento digital super elevado. Cerca de 80% dos usuários do Twitter já falaram, marcaram ou mencionaram uma marca na ferramenta.

Isso se traduz em uma grande quantidade de possíveis contatos, insights e possibilidades de vendas.

As marcas vencedoras de hoje sabem como o Twitter pode ser importante em seus resultados. 98% do Top 100 da Interbrand está twittando e tendo resultados positivos com a tática de marketing.

Estudos mostram que empresas B2B que usam o Twitter obtêm o dobro de leads de vendas.

A IBM, por exemplo, relatou um enorme aumento de 400% nas vendas de um produto importante, depois de uma campanha de venda social que integrou a ferramenta.

Entre as vantagens de inserir a rede social em suas estratégias de marketing digital é aprender como vender no Twitter e, ainda:

  • fazer parte das conversas mais relevantes à medida que elas acontecem;
  • identificar oportunidades primeiro;
  • construir relacionamentos;
  • aprofundar a confiança do cliente;
  • reforçar o nome de sua marca na mente dos usuários.

No entanto, apenas ter uma presença no Twitter não garante vendas. É como você o usa, que faz a diferença entre twittar no vazio e gerar leads.

A seguir, separamos 8 dicas de como vender no Twitter. Quem sabe assim você se convence de entrar de cabeça na plataforma.

O Twitter é uma maneira eficaz de alcançar seu mercado. O desafio é entregar uma mensagem em 140 caracteres e ficar no topo do fluxo constante de posts. Mas se o seu mercado estiver no Twitter, você também deveria estar. É grátis e, bem feito, pode ser muito eficaz.

Antes de enviar seu primeiro Tweet

Antes de começar a twittar e retweetar, verifique se seu perfil do Twitter está completo.

Ao criar sua conta, considere a imagem da sua marca. Você está promovendo você como pessoa ou seu negócio?

  • Preencha todas as seções, incluindo o link do site.
  • Sempre tenha uma foto de perfil.

Agora que o perfil da sua empresa está completo, você está pronto para aprender como usar o Twitter para vender.

Como vender no Twitter: 8 maneiras para empresas usarem a ferramenta

1. Encontre seus prospects

Quando se trata do Twitter, é tudo sobre quem você segue e quem segue você.

Com mais de 300 milhões de pessoas para escolher, será preciso um pouco de esforço para encontrar seu público-alvo.

Comece identificando e pesquisando palavras-chave e hashtags que seus possíveis compradores possam usar.

Use a pesquisa do Twitter e siga qualquer pessoa que corresponda ao seu perfil de cliente ideal – sua persona.

Siga seus concorrentes e veja quem eles estão seguindo e quem os segue. Eles podem ter feito muito do trabalho duro para você.

O Hootsuite é uma boa ferramenta para ajudar esta descoberta.

À medida que a quantidade de pessoas que você segue aumenta, sua empresa precisará usar uma ferramenta que auxilie a integrar sua comunicação, como o TweetDeck, ou mesmo uma plataforma de automação de marketing como a LAHAR, que reúne funcionalidades diversas, entre elas, a análise de redes sociais.

Com essas ferramentas em mãos você poderá organizar todos os seguidores em listas para facilitar o rastreamento e a pesquisa.

Identificar as palavras-chave que são importantes para o seu negócio também auxilia na venda direta, pois, permite um relacionamento entre sua marca e os usuários que estão falando sobre seu setor na hora certa.

Você pode encontrar uma oportunidade de entrar em contato para criar uma conversa.

Por exemplo, se você administra um negócio de produtos limpeza e um de seus seguidores publica um tweet sobre o quão suja sua casa é e quanto tempo ele tem para limpá-la, você pode rastrear este tweet monitorando a palavra-chave “casa suja” ou “limpa”.

Em seguida, você pode enviar um tweet de volta dizendo que ele merece uma pausa e, por isso, vai oferecer um desconto de 25% em seus produtos de limpeza da casa da linha premium.

Ou você pode usar uma abordagem discreta e enviá-lo para o seu site, onde você tem um artigo sobre “Como limpar sua casa em 5 minutos”.

Apenas tome cuidado para não sair como um spammer. É mais provável que você receba uma resposta positiva se oferecer ajuda ou valor, do que promovendo algo.

A mídia social é social, o que significa que é sobre conversas e construção de relacionamentos.

2. Comece construindo interesse

Você não pode simplesmente postar fotos ou vídeos do seu produto e esperar que as pessoas comecem a comprar. Há muito mais a aprender sobre como vender no Twitter.

Você precisa começar criando sua presença de marca e, em seguida, desenvolvendo interesse em seu produto.

Você deve se estabelecer como uma empresa ou marca com a qual seus seguidores possam se relacionar.

Quer se envolver com clientes em potencial e chamar a atenção deles, no Twitter? Você poderia, por exemplo:

  • criar memes ou posts relacionados que sejam relevantes para sua indústria ou seus produtos;
  • acompanhar as hashtags que estão entre os trends. Elas permitirão que você participe de conversas populares.

A Hobby Lobby, por exemplo, faz uso da hashtag #NationalCraftMonth (Mês Nacional do Artesanato), que é perfeita para eles. Eles são uma cadeia de lojas americanas de artes e artesanato.

Como vender no TwitterO tweet acima contém uma colagem de fotos de ideias de artesanato e um link para a sua pasta de DIY Crafts no Pinterest.

É provável que isso forneça aos usuários interessados algumas ​​inspirações artísticas que possam incentivá-los a fazer uma compra de produtos em uma de suas lojas.

3. Crie uma campanha usando Hashtag

Uma das melhores maneiras das marcas construírem sua presença no Twitter é criar sua própria hashtag e torná-la uma tendência.

Isso pode ajudá-lo a ganhar muito reconhecimento e atrair potenciais seguidores no Twitter – e, esperamos, gerar mais vendas.

Existem algumas regras para executar com sucesso uma campanha de hashtag. Ela deve ser:

  • única;
  • relevante;
  • simples;
  • cativante.

O objetivo aqui é incentivar as pessoas a criarem conteúdo e usarem a hashtag para que você possa ganhar visibilidade na plataforma.

Você pode incentivar a propagação da hashtag ao oferecer um desconto ou prêmio. Em alguns casos, entretanto, o conceito da campanha basta para propagar sua mensagem e empresa.

4. Envolva-se com influenciadores

O marketing de influência, ou marketing digital com influenciadores, é uma maneira inteligente de promover seu conteúdo ou produtos dependendo do seu contrato com o influenciador.

Isso vai melhorar a visibilidade da sua marca e ajudará você a ganhar a atenção de um público entusiasmado.

É crucial que você trabalhe com influenciadores relevantes para os produtos que você está vendendo. Dessa forma, pode alcançar um público-alvo interessado na promoção e na sua empresa.

Se você ainda não entende bem o conceito de digital influencer, sugerimos que leia o artigo; O que são influenciadores digitais: 5 passos para incluir a estratégia em seu plano”.

Aqui estão algumas ferramentas que você pode usar para identificar e interagir com influenciadores relevantes:

  • Grin;
  • Socialpeeks;
  • NeoReach;
  • HYPR;
  • BuzzSumo.

5. Envolva as pessoas usando o Twitter como chat

Criar um chat no Twitter é uma ação perfeita para incentivar conversas entre marcas e consumidores.

Eles ajudam você a provar o quanto a sua marca é receptiva, ao mesmo tempo, em que obtém um melhor entendimento de como as pessoas se sentem em relação à sua empresa.

Você pode usar a oportunidade para:

  • Resolver os problemas das pessoas;
  • Fornecer respostas para suas consultas;
  • Conhecer melhor seu público.

Em suma, organizar regularmente conversas no Twitter permitirá que você construa um forte relacionamento com seu público.

Isso aumenta suas chances de conquistar sua lealdade e, por sua vez, incentiva-os a fazer compras repetidas em sua loja.

Existem várias ferramentas com as quais você pode contar para organizar com sucesso um bate-papo no Twitter.

O TweetChat é fácil de usar, permitindo que você filtre as conversas por hashtag.

6. Use o Twitter Ads estrategicamente

Apesar de todo o esforço que você colocou para atrair um público relevante, há momentos em que esses usuários ainda não notam você.

Mas há uma maneira de garantir que você atraia e envolva seu público ideal.

Com a ajuda de tweets patrocinados, você pode segmentar usuários cujas características sejam semelhantes às de seus melhores clientes.

O uso dos anúncios, garante que esses usuários notem tweets que sejam relevantes, relacionáveis ​​e envolventes e, eventualmente, que os estimulem a comprar de você.

Se você realmente deseja aprender como vender no Twitter, precisa entender como usar o Twitter Ads.

7. Melhore sua segmentação com o remarketing do Twitter

Para melhorar ainda mais seus esforços de segmentação, você pode configurar o remarketing do Twitter e alcançar usuários que já demonstraram interesse em seus produtos.

Em vez de simplesmente exibir seus anúncios para todos os usuários, você pode aumentar a probabilidade de conversões exibindo-os para pessoas que já visitaram seu site antes.

Essa forma de como vender no Twitter é bastante centrada em aumentar as taxas de conversão de vendas de maneira eficiente e focada. Em geral, traz um resultado muito significativo para as marcas.

Isso também ajudará a reduzir as despesas com cliques que não se transformam em conversões.

O varejista de roupas iClothing conseguiu aumentar significativamente o engajamento do Twitter com a ajuda do remarketing.

Além de testar diferentes elementos criativos em seus anúncios, eles também se concentraram em alcançar usuários que já demonstraram interesse em seus produtos.

O iClothing segmentou usuários que acessaram o site ou fizeram uma compra com eles, no passado. Eles também segmentaram usuários que adicionaram alguns itens ao carrinho, mas não finalizaram suas compras.

O objetivo deles era alcançar um público já preparado para comprar.

Como resultado dessa campanha, eles conseguiram alcançar uma taxa de engajamento de 25%.

8. Melhore a Visibilidade com Twitter Cards

Nossa última dica de como vender no Twitter aborda a utilização dos Cards, ou Cartões.

Eles são perfeitos para lojas de comércio eletrônico que desejam melhorar a visibilidade de seus produtos por meio de tweets.

Ativá-los em seu site garantirá que, quando compartilhar sua página de produtos no Twitter, ele exiba algumas das informações úteis.

Em outras palavras, ele exibe um trecho da página do produto, mostrando detalhes como disponibilidade de estoque e preço.

Isso é útil para sites de comércio eletrônico, pois, há um limite para o número de caracteres permitido em um tweet. Assim, esses cartões do Twitter compensarão a limitação, garantindo que seu público-alvo possa obter informações mais detalhadas sobre o que você está vendendo.

Marcas como a MVMT conseguiram alavancar os cartões do Twitter junto com suas campanhas de publicidade paga.

Sua ação resultou em um aumento de 353% nas vendas da Black Friday e da Cyber ​​Monday. Seu tráfego também aumentou em 189% durante esse período.

Você também pode usar alguns cards para captar leads.

Twitter para vender

Estas são algumas das melhores estratégias que você pode usar para disparar suas vendas com a ajuda do Twitter.

Algumas dessas dicas são mais sobre como construir relacionamentos em vez de fazer vendas diretas, entretanto, é vital construir essas relações.

É por meio dessas ligações que você poderá garantir a lealdade e estimular a repetição de compras mais tarde.

Se você tem uma empresa de serviços ou produtos e usa o Twitter para se aproximar de seus prospects e criar um relacionamento duradouro e lucrativo, pode ser a hora de conhecer a LAHAR e iniciar um relacionamento mais próximo a seus clientes.

A LAHAR é um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados de suas estratégias de marketing digital. Com um sistema completo ajudamos sua empresa crescer mais. Gostou da ideia? Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.