Como viralizar conteúdo: 6 dicas práticas para gerar alcance

Um dos sonhos de pequenas e grandes empresas é conseguir viralizar uma ação de marketing, de maneira a levar sua marca para o maior número de pessoas possível, gerando engajamento e alcance. Mas, como viralizar conteúdo? Essa também é uma das maiores dúvidas de quem trabalha com marketing. 

Não existe uma fórmula mágica. Se fosse assim todos os dias você veria uma campanha diferente ganhar o status de uma ação viral. 

Entretanto, existem algumas práticas que podem sim ajudar a montar um conteúdo com maior potencial de viralização. E é sobre isso que vamos falar a seguir. Confira!

Como viralizar conteúdo

O marketing viral tem como objetivo criar conteúdos que são muito curtidos, compartilhados e comentados, dentro de um curto espaço de tempo. Assim como a multiplicação de um vírus, acontece de maneira rápida e exponencial.

Logo, para viralizar o conteúdo é preciso que ele tenha esse apelo ao compartilhamento. Ou seja, é preciso criar algo que faça os usuários querem compartilhar, mostrar para outras pessoas.

Nesse sentido, os conteúdos devem priorizar características como:

  • criatividade, 
  • humor,
  • surpresa, 
  • emoção, 
  • informação nova, 
  • fofura, e mais.

É claro que as ações de marketing não conseguirão ser tudo isso ao mesmo tempo, mas combinar algumas dessas características também é uma excelente ideia.

A seguir, listamos algumas dicas de como viralizar conteúdo. Esperamos te ajudar nessa missão! Confira! 

Confira dicas de como:

Reter clientes, gerir equipes e se reinventar em meio a pandemia.

1. Entenda quem é o seu público

Uma campanha de marketing viral tem como objetivo atingir um grande número de pessoas, entretanto, para que você tenha um ponto de partida é importante que conheça as preferências, hábitos e os assuntos que interessam sem público alvo, ou possa surpreendê-lo. 

Também é válido usar o senso comum para chamar atenção do público e logo em seguida surpreendê-lo. 

Sem conhecer seu público é mais difícil saber o tema da campanha e como fazer ela surpreendente.

Um dos melhores exemplos de marketing viral do Brasil é a campanha Cliché da Heineken. Ao entender quem é o público alvo, ela criou uma campanha com base em um assunto de interesse desse público: o futebol.

A partir disso, criou algo surpreendente, que fez o público alvo se identificar, surpreender e ter vontade de compartilhar o conteúdo

Em suma, ao saber o que afeta o público e o que desperta emoções sua empresa tem mais chances de viralizar um conteúdo.

Se você não conhece essa campanha eu não vou dar spoiler, e vou deixar que você entenda na prática como tudo isso foi organizado nessa campanha sem defeitos. Confira no vídeo abaixo. 

2. Apresente um resultado inesperado e reviravoltas

Ainda seguindo a pegada da campanha acima, outro elemento importante ao aprender como viralizar conteúdo é usar o inesperado a seu favor. 

Pessoas gostam de compartilhar conteúdos que trazem novidades e que são únicos.

Assim como a campanha da Heineken, finais surpreendentes fazem a gente rir, chorar e causam o efeito “uau”. Um grande impulsionador de campanhas virais. 

3. Use as redes sociais

As redes sociais são importantes ferramentas de compartilhamento de conteúdo. Além disso, elas tornam esse compartilhamento mais fácil, afinal, é só apertar um botão e enviar o material para sua base de contatos.

A facilidade de compartilhamento é uma característica importante de como viralizar um conteúdo, afinal, sem ela, seu público vai ter mais trabalho para enviar o material para outras pessoas, o que pode fazê-lo desistir. 

Por isso, independente de onde seu conteúdo for criado originalmente, use as redes sociais para levá-lo ao público e também para facilitar o compartilhamento por parte dos usuários. 

4. Aposte em formatos de vídeo ou imagens

Vídeos e imagens são formatos de conteúdo que geram mais compartilhamentos e engajamento, ampliando a chance de uma campanha se tornar viral. 

Por isso, se você está buscando informações sobre como fazer marketing viral comece com um formato de conteúdo que contribua para isso. 

A informação, nesses formatos, é muito mais fácil de ser assimilada, o que também contribui para a efetividade da campanha. 

5. Apele para as emoções

Um dos elementos que ampliam a chance de viralização de cum conteúdo é  o uso de elementos emocionais. 

Para fazer com que isso funcione, sua equipe pode usar a técnica de storytelling, por exemplo. Todo mundo gosta de uma boa história, e quando ela é engraçada, dramática, embaraçosa, inacreditável, tudo fica ainda melhor!

No vídeo abaixo, outro exemplo de marketing virtual de uma grande empresa: a Dove. 

Super emocional, a campanha virtual atinge o público alvo em cheio e tem uma mensagem que faz todo mundo querer compartilhá-la.

6. Considere a gamificação

Para você não achar que apenas vídeos podem viralizar, os games e jogos no estilo Quiz também são excelentes formas de fazer um conteúdo ter muito alcance e engajamento. 

Vai falar que você nunca respondeu a nenhum Quiz do BuzzFeed? 

Todo mundo adora! Então essa é uma forma divertida de ter seu conteúdo compartilhado e fazer as pessoas interagirem com a marca. 

Inclua o marketing viral em suas estratégias (sem medo)

E aí? O que achou das nossas dicas de como viralizar conteúdo? Esperamos ter ajudado, afinal, o conteúdo viral pode alavancar sua marca e gerar muitos pontos positivos para sua estratégia de branding e tráfego.

Para tornar mais efetiva sua campanha e aproveitar melhor os resultados a curto, médio e longo prazo, você deve contar com o apoio da tecnologia. Ela vai te ajudar a compartilhar sua mensagem com o maior número de pessoas possível e identificar conteúdos que possam ser temas interessantes para suas ações de marketing viral. 

Softwares de automação de marketing podem te ajudar com:

  • painel de palavras-chave para identificar temas e assuntos em alta que podem ser trabalhados por seu negócio em campanhas virais; 
  • gerenciamento de redes sociais, acompanhando o buzz gerado pelas ações, comentários e compartilhamentos;
  • distribuir conteúdos entre leads por meio de e-mail marketing e SMS, e mais. 

Se você precisar de ajuda para iniciar sua estratégia ou implementar campanhas eficazes, os especialistas em automação de marketing digital da LAHAR estão aqui para ajudar. Com um sistema completo ajudamos sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.