Ferramentas para Instagram: 6 ideias para melhorar o perfil do seu negócio

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, tendo batido, em 2018, a marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o planeta. De acordo com dados do site Statista, o Brasil é o terceiro maior mercado da plataforma, e conta com 72 milhões de usuários, atrás apenas de Estados Unidos e Índia.

Números como esses já dão uma boa mostra da força do Instagram e das possibilidades que ele pode oferecer para quem o utiliza para fazer negócios. Porém, há ainda mais argumentos a favor da plataforma:

Com tudo isso em mente, fica clara a importância de se investir no Instagram como plataforma de divulgação e vendas. Para isso, no entanto, é preciso saber aproveitar ao máximo o apelo visual da rede social para atrair e engajar o público.

Pensando nisso, neste post, confira 6 ferramentas para Instagram que vão ajudar você a melhorar a qualidade e a gestão de perfis na rede. Acompanhe!

6 ferramentas para Instagram para alavancar o seu negócio

1. Repost for Instagram

Ao contrário de outras redes sociais, como o Facebook, o Instagram não conta com a opção de compartilhamento de postagens dentro do próprio app. Mas, com essa ferramenta, isso é possível.

Com o Repost for Instagram, basta copiar o link do post que deseja compartilhar, seguir o passo a passo e pronto: é possível replicar o conteúdo na sua conta tanto como post quanto como Stories, dando crédito ao autor da postagem original.

A grande vantagem desse aplicativo é poder compartilhar com seus seguidores algum conteúdo que seja de interesse do seu público-alvo, mas que não seja de sua autoria, estreitando a relação com sua base.

O Repost for Instagram está disponível para Android e iOS.

Leia mais: [GUIA] Como fazer marketing no Instagram: do lead à venda

2. VSCO

O VSCO é uma das muitas ferramentas para Instagram com foco na edição de imagens. Gratuito e bastante completo, a ideia do app é “profissionalizar” suas fotos e vídeos.

Para isso, ele conta com inúmeros recursos que vão dos mais básicos aos mais avançados, além de diversos filtros predeterminados que podem ser adicionados às imagens. Após a edição, é possível compartilhá-las no Instagram diretamente pelo aplicativo.

O VSCO está disponível para Android e iOS.

ferramentas-para-instagram-vsco
Fonte: AppStore

3. Iconosquare

O Iconosquare é uma ferramenta focada na gestão de perfis. Por meio do programa, o usuário tem acesso a diferentes métricas que ajudam a avaliar o desempenho da marca dentro da rede social e o engajamento dos seus seguidores, como média de curtidas, média de comentários, publicações mais curtidas, entre outras.

Além disso, a ferramenta fornece dados e gráficos que podem ser divididos em diferentes categorias.

O Iconosquare oferece somente planos pagos, mas fornece trial grátis de 14 dias. O programa pode ser utilizado diretamente no navegador.

4. Magisto

Vídeos estão se tornando cada vez mais importantes na internet. Segundo Neil Patel, um dos grandes nomes do marketing digital, a probabilidade de os consumidores comprarem um produto após assistirem um vídeo sobre este produto aumenta em até 85%. Ou seja, trata-se de um formato indispensável para quaisquer estratégias de marketing no Instagram.

O Magisto é uma ferramenta para Instagram com foco na edição de vídeos. Com auxílio da inteligência artificial, o app facilita a criação de vídeos diretamente no celular, sendo bastante completo e prático de usar. Nele, é possível cortar e editar os vídeos, além de adicionar músicas.

Basta fazer o upload das fotos e dos clipes que você deseja utilizar e escolher o estilo e a trilha que mais lhe agradam. A partir daí, o app edita o conteúdo e gera o vídeo pronto para você compartilhar.

O Magisto está disponível para Android e iOS.

5. Boomerang

O Boomerang é um aplicativo que pertence ao próprio Instagram. Sua principal função é criar pequenos vídeos em modo loop. O funcionamento é simples: o aplicativo compila uma série fotos e cria um clipe que é reproduzido para frente e para trás, criando um efeito semelhante ao de um GIF.

O app é simples e fácil de usar, e o resultado pode ser compartilhado apenas nos Stories. E, embora possa parecer simples, esse tipo de publicação consegue gerar bastante engajamento do público.

O Boomerang está disponível para Android e iOS.

Embedar vídeo: Introducing Boomerang from Instagram

6. Linktree

Como sabemos, o Instagram não permite colocar links nas publicações e, como já é de praxe, resta aos perfis chamarem e estimularem os usuários a acessarem a URL que está na bio.

No entanto, aqui também há limitações, uma vez que a rede social só permite colocar um link na descrição do perfil. Felizmente, o Linktree é uma da ferramentas para Instagram que permitem driblar essa limitação.

Com o programa, é possível adicionar um “superlink” na bio do seu perfil, levando os usuários para uma lista com todos os links que você deseja mostrar, sem que eles precisem deixar o Instagram.

A ferramenta também disponibiliza a função de agendamento de disponibilidade do link, em que é possível determinar por quanto tempo a URL ficará visível na sua lista. Além disso, é possível verificar dados sobre o total de cliques em cada link e cadastrar e-mails.

O Linktree tem um plano grátis e outro pago, e pode ser utilizado diretamente no navegador.

Leia mais: Anúncios patrocinados no Instagram: crie mais oportunidades de negócio

Agora que você já conhece as principais ferramentas para Instagram e como elas podem ajudar o seu negócio, saiba que é possível tornar sua estratégia de marketing ainda mais eficaz contratando um software de automação

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

Facebook Comments

Deixe uma resposta