Descubra 9 ferramentas para Twitter que podem ajudar a otimizar sua atuação nesta rede social

Ainda que não seja a rede social mais popular entre os brasileiros, não se pode negar que o Twitter é uma plataforma muito útil nas estratégias de marketing digital. Afinal, esse microblog tem um alto poder de viralizar conteúdos e, se você souber como utilizá-lo, ele pode virar um grande aliado da sua empresa, tanto engajando seus atuais clientes quanto atraindo mais interessados no seu negócio.

Mas é aí que pode morar o problema: afinal, muitos empresários e empresas ainda não dominam o Twitter e nem conseguem criar o hábito de usá-lo frequentemente. Com isso, não conseguem engajar seus seguidores e criar a partir daí advogados da marca. Outros até já sabem como usar a plataforma, mas não conseguem extrair dela informações que possam ser convertidas em mais negócio.

Sendo assim, neste post resolvemos selecionar algumas ferramentas para Twitter que podem ajudar você a divulgar sua empresa no Twitter, seja auxiliando na geração de engajamento, seja fornecendo insights por meio da coleta de dados importantes para o seu negócio.

Então, que tal conhecê-las? Acompanhe e boa leitura!

9 ferramentas para Twitter que podem ajudar seu negócio

1. AgoraPulse

Para começar a falar das ferramentas para Twitter, trouxemos uma brasileira: a AgoraPulse. Com essa ferramenta, você tem controle das notificações, coleta de comentários e novas mensagens. Com ela, você reúne seus perfis de todas as redes sociais em uma plataforma, para que possa responder e revisar tudo de forma muito mais prática e produtiva.

2. Buffer

O Buffer é uma ótima ferramenta para a administração de perfis do Twitter e também de outras redes sociais, como Facebook, LinkedIn etc. Tem um ótimo encurtador de urls e fornece estatísticas bem completas. Oferece tanto versão online quanto app para smartphones.

Fonte: Buffer.com

3. Hootsuite

O Hootsuite é outra ferramenta muito útil. Com ele, você pode gerir de forma simples diversos perfis no Twitter, preagendar tweets e avaliar como está o seu progresso na rede social. Além disso, você pode também colocar várias pessoas para serem editores do perfil comercial da sua empresa.

4. IFTTT

Uma das ferramentas para Twitter que podem ser mais úteis para você é o If This Then That (IFTTT). Isso porque, com ele, tudo o que você postar no seu blog será postado automaticamente no seu Twitter. Assim, quem seguir o seu Twitter mas não o seu blog será notificado todas as vezes que você colocar um novo post no blog, auxiliando no engajamento.

Além disso, o fato de a postagem ser automática reduz o incômodo de ter que abrir a rede social toda a vez que precisar publicar um novo post do seu blog, economizando tempo e tornando seu trabalho mais otimizado.

Um aspecto interessante do IFTTT é que ele possibilita automatizar a postagem de vários serviços. Por exemplo, se você usa o Blogger, o Medium, o Weebly, o WordPress ou o Tumblr no seu blog, todos eles podem ser conectados o serviço ao IFTTT, que posta automaticamente no Twitter todas as vezes que você publicar uma postagem.

5. Postcron

O Postcron é outra plataforma que ajuda o usuário a ter mais agilidade para fazer as postagens e auxilia a publicar com mais frequência e interagir com sua audiência. Com ele, você pode programar posts de diversas redes sociais, e também pode republicar algum post antigo.

Contudo, a ferramenta é bem centrada nisso e não vai muito além. Entretanto, ela é fácil de usar, facilitando o trabalho e permitindo publicações em massa – o que nem todas as publicações permitem. Isso significa que você não precisa enviar post por post: pode enviar uma centena de imagens de uma só vez, e depois adicionar as legendas.

Ele também permite que você não tenha um editor de imagem caso você só queira adicionar uma marca d’água, pois a plataforma se encarrega disso, bastando ativar essa função no menu. Uma das suas grandes desvantagens, no entanto, é que não é gratuita.

6. Sprout Social

O Sprout Social é uma das soluções mais completas – e complexas – para gestão de redes sociais, incluindo o Twitter. Em outras palavras, embora ofereça muitas funcionalidades e alternativas para treinamento, ele pode ser complicado para ser adotado, principalmente se você não domina o Twitter ou marketing nas redes sociais.

Ainda assim, a plataforma possui opções de monitoramento muito boas, com as quais você pode definir palavras-chave para monitorar, e a ferramenta agregará as PCs, reunindo tweets que você pode ler, monitorar e responder. Além disso, os dados analíticos são bastante aprofundados, além de ter um serviço de atendimento 24 horas.

7. Tweetdeck

O Tweetdeck é uma das ferramentas para Twitter mais completas, e foi adquirida pelo próprio Twitter em 2011. Com ela, você tem a possibilidade de ter colunas para organizar a leitura dos tweets, assuntos específicos, mensagens diretas e perfis administrados. Os usuários consumam dizer que quem começa a usá-la dificilmente migra para outra ferramenta.

Fonte: Tweetdeck.twitter.com

8. Twilert

É bastante importante que sua marca saiba o que estão dizendo sobre ela no Twitter. E é por isso que o Twilert é uma das ferramentas para Twitter mais estratégicas que você pode usar.

Ele possibilita que você rastreie a palavra-chave que você desejar, desde o nome da sua empresa até o nome CEO, e você pode adicionar filtros como análise de sentimentos, idioma e localização.

Toda essa análise é enviada ao usuário por e-mail. Assim, você fica informado sobre o que estão falando sobre o seu negócio, o que pode ser essencial para qualquer empresa, tanto para novos insights quanto para o feedback e gestão de reputação.

9. Twitter Analytics

Por fim, o Twitter possui a sua própria ferramenta de análise, o Twitter Analytics, da mesma forma que possui sua própria plataforma de anúncios, o Twitter Ads. E ela é fundamental para que você saiba se seus tweets estão tendo boa performance, se o seu número de seguidores está crescendo com o tempo etc.

Ao acessar o Twitter Analytics, você pode ver dados como seus principais tweets, suas impressões de tweets total, suas menções e seus principais seguidores. Esses dados pode servir para você ajustar sua estratégia no Twitter e gerar mais impacto e engajamento em seus posts.

Agora que você conhece algumas das ferramentas para Twitter, saiba que é possível tornar sua estratégia ainda mais eficaz contando com um software de automação white label para agências de marketing.

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