Guia definitivo [e essencial] de ferramentas para Youtube: o que você realmente precisa?

As ferramentas para Youtube tem como objetivo auxiliar a produção, publicação, compartilhamento, monetização, alcance e engajamento dos vídeos publicados nessa plataforma que é, ao mesmo tempo, um mecanismo de busca e uma rede social.

Com mais de 1,9 bilhão de usuários ativos mensalmente o Youtube se tornou uma das plataformas sociais digitais preferidas por quem consome e/ou produz conteúdo online.

Se você faz parte do grupo que também desenvolve vídeos para a plataforma, seja como Youtuber ou como uma empresa que deseja atrair clientes por meio do compartilhamento de conteúdo relevante, você está no lugar certo!

A seguir, listamos 7 ferramentas para Youtube que vão auxiliar desde a criação do material até a monetização. Gostou? Então acompanhe!

6 ferramentas para Youtube super eficientes

1. Youtube Studio

Vamos começar com uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Youtube: a Youtube Studio.

Com ela o produtor de conteúdo é capaz de fazer a gestão geral de seu canal, acompanhando informações como:

  • o número de inscritos;
  • relatórios de visualização;
  • principais vídeos e mais.

A plataforma reúne todas as principais estatísticas do canal, além de permitir que você publique seu vídeo.

Por meio do Youtube Studio você recebe as notificações dos conteúdos produzidos pelo canal da própria rede: o Creator Insider.

Vale a pena acompanhar o canal para se manter atualizado sobre as atualizações do Youtube e demais novidades.

2. Ubersuggest

Que tal voltarmos ao início de tudo? Onde descobrir temas para vídeos que realmente interessam o seu público? Sobre quais assuntos a persona do seu canal tem interesse?

A Ubersuggest é uma poderosa ferramenta de análise de palavras-chave que permite que você, como produtor de conteúdo, identifique o que está sendo pesquisado dentro de seu nicho e quais conteúdos poderiam ter mais engajamento no momento.

Essa ferramenta não é exclusiva para uma estratégia de Youtube, tendo sido criada inicialmente como apoio à ações de links patrocinados, como em campanhas do Google Ads. Entretanto, ela se mostra, cada vez mais relevante na pesquisa sobre temas para os vídeos que serão desenvolvidos.

Com esse mesmo objetivo você também pode optar por usar a ferramenta do Google: a Google Keyword Planner.

3. Camtasia

Depois de descobrir o tema do vídeo e gravá-lo é hora da edição!

Nem todo mundo tem habilidades com programas de edição como o Adobe Premiere, entretanto, existem outras ferramentas para Youtube que são bastante úteis para essa função. O Camtasia é, sem dúvida, um deles.

Você pode aproveitar alguns recursos de edição na versão gratuita, mas logo sentirá a necessidade de optar pela versão premium. 

Leia também: Como gravar uma vídeo aula: dicas simples e práticas para imagem, luz e áudio de qualidade

A seguir indicamos um vídeo/tutorial sobre como usar a ferramenta que tem um sistema simples e já oferece uma série de ícones e animações prontas. Vale conferir!

4. Canva

Um vídeo para Youtube geralmente pede por mais recursos do que apenas a edição seca do que você está falando. 

O Canva é uma ferramenta para Youtube que vai te ajudar a criar elementos visuais de apoio ao conteúdo do seu vídeo. 

Você poderá criar imagens, gráficos, e as famosas thumbnails. 

O que é thumbnails?

São as caixas de visualização com uma prévia dos vídeos. Basicamente, elas têm a função de chamar a atenção do usuário e fazê-lo clicar no vídeo. É como se fosse a capa do livro e mesmo que a gente saiba que não deve julgar um livro pela capa, fazemos isso todos os dias – e seus visitantes também!

Além do Canva você pode usar outra ferramenta para Youtube com uma função similar: o Pixlr.

Ele também permite que você insira imagens no vídeo mesmo após a edição do conteúdo.

5. Google Adsense

Depois de todo esse trabalho nada mais justo do que receber seu rico dinheirinho por meio da monetização do seu canal do Youtube.

Por meio do Google Adsense os produtores de conteúdo podem atrair anúncios que foram criados por anunciantes em campanhas do Ads. Com a ferramenta para Youtube o anúncio é gerado automaticamente.

O Google conecta anúncios que tenham sinergia com o tema do seu canal e usa a sua plataforma para vinculá-los. Em troca, você ganha dinheiro por emprestar seu espaço.

Atenção: esse tipo de anúncio não tem nada a ver com os publieditoriais que você poderá vir a fazer como influenciador digital.

O Adsense também pode ser usado para blogs e outros canais online que desejem usar a audiência que atraem para ganhar dinheiro. 

6. Woobox

O Woobox auxilia no compartilhamento do seu vídeo em outras redes sociais.

Como gerador de conteúdo você poderá usar a ferramenta para adaptar conteúdos para serem publicados em outros canais como o Facebook e Instagram. Isso facilita a navegação de quem assiste ao seu material e torna a visualização mais atrativa dentro dessas plataformas. 

O objetivo é gerar melhores resultados de:

  • alcance;
  • visualização;
  • engajamento;
  • além de tráfego para seus diversos canais.  

A ferramenta também é útil para gerar:

  • formulários;
  • quizz;
  • cupons e mais. 

7. TubeBuddy

Você não vai precisar fazer  download de nenhum software, basta usar a extensão da ferramenta para o Chrome.

Sabe quando você não tem certeza sobre um título? Ou fica em dúvida sobre o que colocar nas descrições dos vídeos?

Bom, a função do TubeBuddy é te ajudar a escolher opções que ajudem seu vídeo a alcançar o melhor desempenho. Para isso a ferramenta para Youtube realiza testes com todos os elementos da sua publicação, entre eles:

  • títulos;
  • descrições;
  • tags;
  • miniaturas e mais. 

Se você tem duas opções de título, por exemplo, conseguirá saber qual terá melhor desempenho, sem nem precisar publicar o material.

Entre as demais funcionalidades da ferramenta está:

  • a capacidade de agendamentos de publicação;
  • relatório de comparação entre o seu canal e seus concorrentes;
  • apoio na promoção do vídeo nas demais redes sociais;
  • testes A/B;
  • pesquisa de palavra-chave;
  • e mais.

Múltiplas funcionalidades em uma ferramenta para Youtube (e outras redes)

Usar todas essas ferramentas para Youtube pode te deixar de cabelo em pé, por isso, nossa dica final é que você procure pelo apoio de um software de automação de marketing

Por meio de ferramentas como a LAHAR você terá acesso a funcionalidades como: 

  • controle de engajamento em relação a sua marca nas redes sociais;
  • relatórios de métricas;
  • painel de palavras-chave; 
  • publicação agendada em rede social e mais. 

Além da gestão dos canais sociais, a LAHAR também permite a criação e controle de todas as etapas de uma estratégia de Inbound Marketing com:

  • fluxo de automação de e-mail;
  • criação de landing page e formulários externos;
  • segmentação de contatos;
  • CRM;
  • automação de marketing e mais.

Ficou curioso? Converse com um de nossos especialistas e descubra o que a melhor ferramenta de marketing digital eleita pela ABCOMM em 2017 e 2019 pode oferecer ao seu negócio.

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