5 [PRINCIPAIS] indicadores de redes sociais: como medir?

Número de seguidores, curtidas nas publicações, número de comentários e mais.  Todos esses são exemplos de resultados comumente medidos por gestores de redes sociais ou empreendedores que tentam identificar se o marketing para redes sociais está sendo bem executado. Entretanto, será que esses são os indicadores de redes sociais corretos, para os quais você e sua equipe devem olhar para tomar decisões estratégicas? 

Talvez você já tenha ouvido falar no termo “métricas de vaidade”. Esse termo está relacionado a indicadores que trazem certa satisfação para quem cria, executa e paga pelas ações de marketing digital. Entretanto, pouco dizem sobre o rumo da empresa em direção aos seus reais objetivos. 

Diante dessa inversão de valores, especialistas de marketing digital mais atentos nos recomendam fugir das métricas de vaidade e encarar os verdadeiros indicadores de redes sociais.

E alguns exemplos de métricas de vaidade são exatamente os dados que listamos logo no início deste artigo: número de seguidores, curtidas nas publicações, número de comentários, entre outros. 

 Então, quais são os indicadores de redes sociais que você deve acompanhar para tomar decisões corretas e medir os resultados de suas ações? 

É sobre isso que falaremos a seguir! Acompanhe!

Indicadores de redes sociais

Nossa lista de indicadores de redes sociais inclui: 

  1. Alcance
  2. Engajamento
  3. Taxa de Cliques (CTR)
  4. Tráfego de redes sociais
  5. Conversão

Antes de entendermos o que cada um deles quer dizer e como usá-los para evoluir seus resultados, é importante entender que existem muitos indicadores de marketing digital, relacionados a muitas questões que envolvem cada etapa de uma estratégia. 

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Por isso, os indicadores de redes sociais que sua empresa acompanha, devem estar alinhados aos objetivos que ela tem para cada rede social. Por exemplo, se o objetivo é levar usuários para o e-commerce e fazê-los comprar, medir as conversões faz todo sentido, uma vez que você estará criando estratégias que busquem atingir esse objetivo. 

Entretanto, se você tem nas redes sociais um canal para consolidação da marca, o alcance e o engajamento possuem muito mais peso em sua avaliação. 

Entendendo isso, seguimos para a apresentação mais detalhada sobre os principais indicadores de redes sociais. 

Leia também: [GUIA] 7 redes sociais mais usadas no Brasil

Alcance

O alcance representa a quantidade de pessoas que foram impactadas pelas publicações da sua página, em um determinado tempo (também é possível ver o alcance de cada publicação individualmente).

Existem dois principais tipos de alcance: o orgânico e o pago.

O alcance orgânico representa o número de usuários que foram impactados por suas publicações sem que para isso você tivesse que fazer qualquer investimento em anúncios do Facebook Ads.

Ou seja, o alcance orgânico representa os usuários que foram impactados pela publicação da sua página porque receberam o conteúdo no feed ou, por exemplo, viram um compartilhamento. 

Já o alcance pago, como o próprio nome sugere, mede o número de usuários alcançados a partir de anúncios e impulsionamentos de publicações. 

Ao avaliar o alcance pago você também mede a efetividade do anúncio, entretanto, é importante observar que existem vários tipos de anúncios no Facebook e cada anúncio tem um objetivo claro. Para ampliar os resultados de alcance é necessário criar uma publicidade com esse objetivo. 

Se você não conhece muito sobre Facebook Ads, indicamos que acesse o vídeo abaixo e aprenda mais sobre como usar essa ferramenta de maneira estratégica. 

Engajamento

As redes sociais são lugares de interação social. Nesse sentido, ter uma rede com muitos seguidores, com amplo alcance, mas com baixas taxas de engajamento pode dizer muita coisa sobre sua estratégia. 

O engajamento nada mais é do que um indicador que mede o envolvimento do público com a sua publicação. 

De maneira geral, quanto mais engajamento, mais o seu conteúdo se mostra alinhado aos interesses do seu público. Ou seja, quanto mais engajamento, melhor!

O engajamento é uma medida que considera:

  • números de curtidas, 
  • volume de comentários, 
  • quantidade de compartilhamentos.

É um dos  indicadores de redes sociais mais importantes para o branding. 

Fique atento, entretanto, não apenas a quantidade, mas a qualidade das interações.

Publicações em formato de pergunta, meme, vídeos e concursos ampliam consideravelmente o engajamento. 

Lembre-se sempre de criar conteúdos que estejam alinhados às personas da sua empresa, oferecendo conteúdo que interessem a esse público. 

Taxa de Cliques (CTR)

Se a sua publicação ou publicações tem como objetivo fazer o usuário clicar e ser direcionado para o site – ou outras páginas – da empresa, medir a taxa de clique é indispensável. 

A taxa de cliques mostra o percentual de usuários que viram a sua publicação e clicaram nela. 

Essa é uma métrica muito relevante para quem usa as redes sociais dentro do Inbound Marketing, na etapa de atração do público. 

Também é importante para estratégias de anúncios que tenham como foco levar o usuário para outras páginas, sejam de produtos, site da empresa ou landing pages em geral. Nesse caso, medir o CPC (custo por clique) também vai ajudar a controlar o orçamento das campanhas. 

Taxas de cliques muito baixas podem indicar que sua oferta não é tão tentadora para o único que está recebendo ela. Além disso, outros elementos como o botão de CTA, o título da publicação e a imagem usada para atrair o usuário, podem precisar de otimização. 

Tráfego de redes sociais

Se o CTR mede o interesse dos usuários em acessar a oferta anunciada, a taxa de tráfego mostra quantos, efetivamente, entraram na página indicada pelo CTA.

Um dos papéis centrais das redes sociais é, exatamente, atrair usuários para as páginas da sua empresa, seja para gerar leads, para apresentar um produto, fazer uma oferta, conhecer mais sobre um serviço, baixar um ebook, conseguir um brinde ou outras ações que o site oferece.

Para que tudo isso seja realizado, o usuário precisa clicar no link e entrar na página indicada pela publicação.

É um dos indicadores de redes sociais coletados pelo Google Analytics

Considere analisar também a taxa de rejeição, para entender melhor a relação entre ela, a taxa de clique e o tráfego vindo das redes sociais. 

Conversão

A taxa de conversão mede o alcance de um objetivo. No caso de uma publicação com um produto que leva para uma página de compra, a conversão é a compra.

Para publicações que encaminham o usuário para um landing page com um ebook, a conversão é a download do ebook. 

Essa métrica contribui para uma visão sobre quais redes sociais têm maior poder de conversão, quais os conteúdos melhoram os números desse indicador. 

É importante sempre lembrar que os indicadores de redes sociais não devem ser usados apenas como uma visão dos resultados alcançados por ações já realizadas, mas também como um farol para a criação de publicações e campanhas com melhores resultados. 

Diante de tudo isso, sua empresa deve considerar o uso de ferramentas de marketing digital que permitam o acompanhamento e controle dos indicadores de redes sociais e de muitas outras estratégias como:

  • e-mail marketing, 
  • inbound marketing, 
  • SEO, entre outras. 

A LAHAR é um software de automação de marketing, que além das diversas funcionalidades como programação e análise de publicações nas redes sociais, criação de landing page, automação de e-mail marketing, SMS Marketing e mais, te ajuda a gerenciar suas redes sociais e a programar seu conteúdo para a hora e dia que você precisar.

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