4 livros para profissionais de mídias sociais

Como romper a complexidade do universo das mídias sociais e tornar a concorrência irrelevante em sua carreira? Descubra, agora, neste post!

As mídias sociais permitem uma diversidade de fluxos de informação entre a comunidade de usuários que se conectam.

São sites na internet voltados para a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de opiniões em diversos formatos.

Nesse contexto, estão incluídos os blogs, as redes sociais e muitos outros canais que abrangem comunicação, relacionamento, multimídia e entretenimento.

Tendo em vista esses fatores, as empresas passaram a destinar esforços a esses espaços de interação social, com o intuito de aproveitar o potencial da marca no âmbito digital para alavancar os negócios.

Por essa razão, os profissionais especializados em mídias sociais são cada vez mais requisitados no mercado, uma vez que possuem qualificação para implementar estratégias de marketing digital, produzir conteúdo que será veiculado nas redes e campanhas, analisar dados e métricas, bem como buscar a inovação nessa área. 

Observa-se, ainda, que o mundo digital está cada vez mais forte e próspero, logo, o “social media” precisa desenvolver, continuamente, diferenciais que o coloque à frente da concorrência.

Pensando nisso, elencamos neste artigo uma seleção de 4 livros para profissionais que anseiam o verdadeiro conhecimento e as melhores práticas em mídias sociais, dos quais você confere a seguir.

Boa leitura!

1. Transformando Palavras em Dinheiro – Ícaro de Carvalho

O copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo fundamental para o marketing em mídias sociais que visa, através do uso de palavras ideais, encantar e convencer o leitor a efetuar uma determinada ação, gerando assim vendas e conversões para a empresa.

Este é o ponto central do livro brasileiro “Transformando Palavras em Dinheiro, em que Ícaro de Carvalho, um dos copywriters de maior influência no país, apresenta 42 lições sobre marketing digital e copywriting, direcionadas aos profissionais que buscam construir sua autoridade no meio virtual.

A obra revela-se, ao longo de suas páginas, um verdadeiro manual composto por diversas técnicas eficazes para se comunicar de forma persuasiva na internet, explorando a escrita que provoca gatilhos mentais e formula propagandas disfarçadas nas redes sociais. 

Mais do que frases de efeito e call to actions que vendem, essa leitura fornece também ótimos ensinamentos acerca de produtos, público-alvo e negócios, fazendo um apanhado completo de insights que irão alavancar a carreira dos profissionais de mídias sociais.

2. Influencer – Brittany Hennessy

O mercado das mídias sociais é amplo e oferece inúmeras oportunidades de trabalho, que vão desde analista e gestor de mídias sociais, consultor de marketing digital, designer de experiência do usuário, até influenciador digital, e é sobre esta última profissão que trata a nossa segunda recomendação de leitura.

Influencer, escrito pela estrategista de mídia social, Brittany Hennessy, é um best-seller que ensina todas as etapas para gerir e monetizar a sua influência como criador de conteúdos criativos, seja no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, ou qualquer outra rede social que venha a ter um boom de usuários no mundo.

A autora, que é diretora de relacionamento da Carbon August, uma plataforma de desenvolvimento de influenciadores, extraiu de sua vasta experiência os melhores aprendizados a respeito de como manter a audiência engajada, conquistar patrocinadores para a marca e gerenciar seguidores.

Portanto, essa é uma leitura obrigatória para aspirantes a influencer ou até mesmo para quem deseja trabalhar no mercado digital e ganhar a vida com a produção de conteúdo.

3. Marketing 4.0 – Philip Kotler

O profissional de mídias sociais, que é o responsável por construir o elo entre a marca e o seu público-alvo nos meios digitais, precisa ter um amplo conhecimento sobre a abordagem evolutiva do marketing digital, mais conhecida como Marketing 4.0, que deu origem ao livro homônimo de Philip Kotler.

Considerado o “pai do Marketing Moderno” e titular da cadeira de Marketing Internacional na Universidade de Northwestern, Kotler desenvolve em seu best-seller os conceitos e ideias do Marketing 4.0, que alinha o tradicional ao digital e trata-se de uma nova revolução do marketing.

O célebre autor destrincha a forma mais atual de se praticar marketing, apontando os melhores comportamentos e análises que são seguidos por todos os tipos de empresas, com o objetivo de humanizar as interações, promover a conectividade global e aprimorar a jornada de compra do cliente.

Sem dúvidas, essa leitura torna-se essencial para os mais diversos profissionais de mídias sociais que almejam encantar na era digital e obter o crescimento e expansão da carreira dentro do marketing.

4. Vai Fundo! – Gary Vaynerchuk

Como explorar estratégias de marketing digital para impulsionar a criação de uma marca pessoal? Ou, ainda, como aproveitar as plataformas de mídia social e sua base de usuários para envolver pessoas e convertê-las em clientes? Estas e muitas outras questões sobre o tema deste artigo são respondidas no livro “Vai Fundo!”.

Primeiramente, é relevante salientar que o autor deste best-seller internacional, Gary Vaynerchuk, conseguiu elevar o faturamento da loja de bebidas da família de US$ 4 milhões para US$ 50 milhões, em apenas oito anos, investindo somente em ações de marketing digital.

Dado isso, Vaynerchuk transformou suas conquistas em uma grande obra que orienta os leitores a como encontrar seu público, interagir com eles nas redes sociais e garimpar leads para o negócio, tudo isso com foco em rentabilizar a marca na internet fazendo uso de ferramentas digitais.

Concluímos que, por meio dos aprendizados obtidos nessa leitura, você aprenderá a potencializar seus resultados, a partir das redes sociais, e, principalmente, ganhará dinheiro fazendo o que gosta.

O poder da mídia social!

“Se o conteúdo é rei, a conversão é rainha.”

John Munsell, CEO da Bizzuka, foi notavelmente preciso em sua citação, pois um bom conteúdo que direciona tráfego para sites e redes sociais não é o suficiente, visto que também deve converter clientes em vendas.

Depois de twittada por uma pessoa, sua citação rodou o mundo, foi utilizada em centenas de postagens em blogs e até apareceu em um comunicado à imprensa, sendo considerada uma das 20 melhores citações de mídia social de todos os tempos.

Com apenas um tweet, milhares de usuários entenderam que as conversões são importantes, tal qual o conteúdo, e todo esse acontecimento traduz o grande poder das mídias sociais em disseminarem uma mensagem, de forma rápida e exponencial.

Esperamos que esse fato inspirador possa motivar a sua jornada como profissional de mídias sociais, assim como as indicações de livros que escolhemos para você neste artigo!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.