Marketing no TikTok: como bolar uma estratégia para sua marca no app?

Uma das redes que parecem ter vindo para ficar e que a cada dia ganha mais fãs tem levantado a dúvida: é possível e necessário se fazer Marketing no TikTok? Como entrar nesse app tão jovem e descontraído?

Antes de pensar em como fazer Marketing no TikTok, você precisa conhecer bem essa ferramenta! Talvez a sua premissa você já saiba, mas vale destacar que ele opera com vídeos curtos e criativos como principal forma de publicação.

E essa abordagem ao que tudo indica vem crescendo de forma meteórica, lançado em 2014 na China ele estourou no resto do Mundo mais recentemente e já conta com mais de 800 milhões de usuários e ocupa hoje o posto de 4ª rede social com mais downloads

A ascensão foi tão grande que rapidamente o Instagram se mexeu e criou a ferramenta reels, para competir com o aplicativo chinês. 

Depois de toda essa explanação deu para ver o potencial dessa rede, agora como fazer Marketing no TikTok?

Quem são os usuários do TikTok?

Toda boa estratégia de marketing que se preze precisa de ter um público alvo, ou nas personas, e antes de pensar em como fazer marketing no TikTok você precisa conhecer o perfil desses usuários.

Cerca de ⅔ dos usuários possuem menos de 30 anos de idade, mesmo assim é possível ver que aos poucos o público mais velho também vai se voltando a esse aplicativo que possui nos seus vídeos curtos uma forma rápida e contínua de consumo.

Por isso, antes de investir em marketing no TikTok é preciso definir se o seu público se encaixa nessa faixa etária e se sua marca tem um perfil mais descontraído para ter mais afinidade com o app.

TikTok Business

Após analisar se sua marca tem afinidade com o perfil do aplicativo, você pode usar o Tik Tok Business, uma ferramenta lançada em 2020, que mostra a vontade do app de trazer as marcas para dentro da rede social.

O app possui uma versão Pro, que pode ser usada como Business ou Criador.

A versão corporativa trás para as empresas:

  • o acesso a criação de anúncios dentro da plataforma
  • abas de análise de desempenho, 
  • Possibilidade de incluir um CTA para redirecionamento.

No entanto, diferente dos anúncios tradicionais do Facebook Ads por exemplo, o TikTok é uma terra inexplorada no quesito publicidade e precisa ser encarada com algo à parte. A própria empresa já deixa claro que anúncios tradicionais não têm vez ali.

Mais uma vez é necessário avaliar o quanto suas personas utilizam o aplicativo, uma vez que criar marketing no TikTok vai demandar a você e sua equipe um esforço criativo e um estudo profundo do app.

Marketing no Tik Tok: dicas para bolar estratégias

Confira aqui 3 dicas fundamentais para começar a fazer estratégias de marketing digital eficazes no TikTok.

Aposte em conteúdo original

A primeira coisa que se precisa ter em mente é que o TikTok é algo totalmente fora dos padrões, por isso nem pense em replicar as mesmas estratégias de outras mídias aqui, é preciso criar algo do zero e feito sob medida para este aplicativo.

Essa rede preza por algo mais natural e feito de forma simples, mas criativa. Por isso tente ser o mais real e autêntico possível para chamar a atenção, aqui o importante é tentar mexer com as emoções, instigar a curiosidade e se possível gerar algum humor.

Algumas dos conteúdos mais utilizados são:

  • Vídeos musicais: hoje em dia muitas músicas são pensadas já com a coreografia, então se alguma música ou dança se encaixar e for uma boa sacada para sua empresa, vale investir,
  • Duetos: nesta modalidade dois usuário interagem entre si, seja um imitando o outro ou complementando alguma ação,
  • Clipes cômicos: esse talvez sejam os vídeos mais populares e o desafio aqui fica em fazer piadas relacionadas ao seu negócio que as pessoas entendam e que chame a atenção,
  • Efeitos sonoros e visuais: o TikTok possui uma vasta biblioteca de efeitos e sons então abuse da criatividade para brincar e interagir com o público,
  • Desafio de hashtags: esse tipo de postagem busca incentivar os usuários a criarem vídeos baseados nas hashtags criadas, é uma boa forma de engajar seu público.

Se preferir, veja este vídeo com alguns exemplos de postagens para criar no Tik Tok: 

Faça parcerias com influenciadores

É comum que você encontre algumas caras já conhecidas de outras redes que também marcam sua presença no TikTok, no entanto a rede também possui influenciadores “nascidos” no app.

Como em qualquer outra rede vale a pena fazer parcerias com influenciadores digitais, para alcançar mais usuários nessa rede. É preciso avaliar os objetivos reais de uma ação e se o público daquele influenciador é interessante para você

Anúncios pagos no TikTok

Existem hoje 5 modalidades de anúncios pagos no Tik Tok, são eles:

  1. Top View: possui até 1 minuto de duração e aparece para o usuário logo ao abrir o aplicativo
  2. Brand Takeover: anúncios de 3 a 5 segundos exibidos de forma estática ou dinâmica
  3. In-feed ads: possui até 1 minuto e é exibido no feed Para Você, onde é possível interagir com a marca
  4. Branded Hashtag Challenge: uma campanha onde você cria uma campanha de hashtags de 3 a 6 dias e o Tik Tok convida os usuários a criarem vídeos e agrega todos os conteúdos atrelados a ela
  5. Branded Effects: são efeitos, filtros e adesivos que você cria e pode oferecer aos usuários

E aí, animado para investir em ações de Marketing no TikTok? Sabemos que gerenciar tanta informação de tantas redes sociais não é uma tarefa simples, por isso a LAHAR possui boas soluções para você.

Somos um software de automação de marketing que oferece soluções completas de Inbound Marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes.

O software de automação de Inbound Marketing da LAHAR ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.

Então, crie sua conta e veja porque mais de 700 clientes usam nosso software, disparando mais de 10 milhões de e-mails por mês.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.