Como utilizar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing

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Que o digital já é parte da maioria das empresas todo mundo sabe, mas saber como usá-lo corretamente ainda é um segredo descoberto por poucas pessoas. Temas como marketing para redes sociais, estratégias de inbound marketing e o o uso de Facebook para empresas ainda é um mistério pra muitos.

Manter um blog, por exemplo, ou fazer postagens diárias no Facebook pode não ser suficiente, uma vez que é possível descobrir como utilizar o marketing para redes sociais na estratégia de Inbound Marketing para obter resultados ainda mais promissores.

Quer descobrir como isso é possível? Então acompanhe nossas dicas de marketing em redes sociais até o final desse post.

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Dicas de marketing nas redes sociais

O que são redes sociais

Até mesmo através da percepção comum que temos, é possível definir as redes sociais como os locais nos quais as pessoas podem se encontrar e interagir na internet sem que haja nenhum tipo de barreira.

Com o objetivo de tornar a experiência o mais sociável possível, foram criadas tanto as redes sociais mais amplas, como Facebook e Twitter, quanto as mais específicas, como o LinkedIn.

A grande vantagem para você que está lendo esse texto é que as redes sociais também são uma forma fantástica de proximidade com os consumidores dos produtos ou serviços que oferece, como é o caso do uso do Facebook para empresas.

Com o marketing para redes sociais, é possível construir verdadeiras comunidades de fãs e saber exatamente o que as pessoas esperam de sua marca.

Então, uma vez que o Inbound Marketing busca atrair tais consumidores através do relacionamento e com conteúdos de alto nível e relevância (sem fazer uso de propagandas) nada melhor do que atrelá-lo a tais redes.

Descubra como abaixo estratégias de inbound marketing e redes sociais podem ajudar seu negócio.

Veja também: Como criar um plano editorial para a minha empresa?

Tenha sua persona definida

As personas são o pilar de qualquer estratégia de Inbound Marketing, pois representam o consumidor ideal com o qual sua marca deve falar.

Antes de desenvolver uma estratégia de marketing nas redes sociais, portanto, tenha sua persona bem definida, a fim de direcionar os esforços para atingir as pessoas certas com a linguagem adequada.

Um anúncio no Facebook, por exemplo, jamais deve ser direcionado para mulheres de 35 anos com interesse em empreendedorismo caso sua persona sejam adolescentes que estão iniciando a faculdade.

Caso tenha dúvidas sobre esse assunto, confira nosso post Como Criar e Definir Personas.

Escolha a rede social ideal para sua estratégia

Um erro comum de muitos profissionais de marketing é acreditar que as empresas que representam devem estar em todas as redes sociais possíveis.

Cada uma possui suas características e objetivos, sendo perda de tempo e dinheiro criar um perfil em todas com a ilusão de que estará alcançando mais pessoas e, com isso, possivelmente gerando mais vendas.

Lembre-se que todo conteúdo gerado deve ser direcionado para sanar alguma dúvida, informar ou interagir com a persona identificada, portanto deve estar onde ela está.

Se a persona em questão for a que citamos acima, dificilmente você irá obter algum resultado buscando se aproximar dela no LinkedIn.

Veja mais: O que é marketing digital para sua empresa?

Divulgue seus conteúdos nas redes sociais escolhidas

Tendo escolhido as redes sociais que mais se adequam à sua marca e persona, é hora de utilizar todo o poder de compartilhamento e disseminação que nelas existem a seu favor através de um passo simples: compartilhando nelas todos os conteúdos criados na sua estratégia Inbound.

Divulgue cada blog post, e-book, vídeo e landing pages criados, fazendo uso de calls to action específicos para estimular a interação. Aproveite também os recursos de anúncio para atingir ainda mais pessoas, sempre respeitando as características da persona.

Acompanhe as métricas e menções

Uma vez divulgados os conteúdos, é imprescindível fazer o acompanhamento das métricas de cada rede social para ter acesso a dados como taxa de cliques ou número de ebooks baixados, se possível utilizando também ferramentas específicas de automação para ter noção de todos os números de sua estratégia.

Acompanhe também todos os comentários e menções que surgirem referentes à sua marca, pois são uma fonte fiel do que sua persona sente ou precisa e, consequentemente, uma ótima referência de conteúdos a serem criados.

Então, agora que você já sabe como utilizar o marketing nas redes sociais na estratégia de Inbound Marketing, que tal começar?

Elas podem entrar em ação em qualquer estágio do funil e das etapas de vendas, basta ter a persona definida.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco.

Confira também: O que é Funil de Vendas? Quais são suas etapas?