Guia com os MELHORES horários para postar nas redes sociais

Você cria toda a estratégia de marketing em mídias sociais, se dedica na confecção das peças e dos textos que devem ser publicados, mas, mesmo com tanta pesquisa e planejamento, não está recebendo o engajamento esperado?

Talvez o que esteja te impedindo de crescer não seja a qualidade de suas publicações, nem as redes sociais usadas. Mas sim o horário em que você está publicando o seu conteúdo.

Estar atento aos melhores horários para postar nas redes sociais pode ser a diferença entre ter sua publicação visualizada, curtida e compartilhada ou nem ser visto pelo seu público.

Dentro desse trabalho, sempre de olho no relógio, alguns fatores precisam ser considerados:

  • cada rede social conversa mais com um público do que com outro, logo, os melhores horários para postar nas redes sociais varia de acordo com a mídia trabalhada;
  • o horário de acesso às redes também depende do perfil do seu público, então você pode usar os dados aqui apresentados como uma média, mas o ideal é que mantenha-se fazendo testes AB;
  • os temas que você aborda também podem ter um engajamento maior ou menor em horários diferentes, então varie os horários e meça qual apresenta uma taxa de engajamento mais significativa.

Mesmo com essas observações sendo necessárias, os gráficos que apresentamos a seguir, são parâmetros relevantes para você entender quais são os melhores horários para postar nas redes sociais e obter os resultados de alcance, engajamento e conversão, que espera.

A Sprout Social e a equipe da Data Science da Sprout Social, fizeram uma pesquisa conjunta, em 2018, para extrair informações relacionadas aos melhores horários para postar nas redes sociais. Neste artigo vamos apresentar os dados coletados nesta pesquisa, sobre as seguintes redes sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

Melhores horários para postar nas redes sociais

1. Facebook

O Facebook ainda reina entre as mídias sociais, com mais de 1,4 bilhão de usuários ativos diários. Também é a principal escolha para ações de publicidade, com 93% dos profissionais de marketing usando a plataforma regularmente.

O que isso significa para sua marca?

Que a concorrência é grande e que ficou mais difícil alcançar seus clientes.

Na verdade, com as atualizações mais recentes do algoritmo do Facebook, os usuários veem cada vez mais postagens de amigos e familiares e menos publicações de páginas de negócios.

As marcas ainda sentem algum o envolvimento orgânico dos usuários no Facebook, mas tudo precisa ser calculado de acordo com os melhores horários de publicação e com os interesses de seus clientes.

A seguir o gráfico de melhores horários para postar no Facebook.

Melhores horários para postar nas redes sociais Alguns insights foram observados nesta pesquisa, entre eles:

  • Os melhores horários para postar no Facebook são: quarta-feira ao meio-dia e às 14h e quinta-feira às 13h e 14h;
  • Quinta-feira é o melhor dia para postar no Facebook na semana;
  • Os horários mais seguros para postagem incluem dias da semana das 10h às 15h;
  • Sábado tem a menor quantidade de engajamento do Facebook na semana;
  • Noites e madrugadas têm a menor quantidade de envolvimento no dia.

Os horários durante a semana, que tem maior envolvimento, estão associados aos intervalos para almoço. Trata-se de um horário em que o usuário está procurando alguma informação ou simplesmente passando o tempo.

Além de simplesmente programar sua publicação para as quartas e quintas de 13h às 14h, planeje o discurso da sua postagens de acordo com o objetivo do usuário naquele momento.

Você pode por exemplo fazer uma publicação sobre o que fazer nas folgas, como ter mais tempo livre, ou fazer uma publicação divertida que faça o usuário rir.

Se você não quer ficar esperando por resultados orgânicos e deseja investir no Facebook Ads, sugerimos a leitura do artigo; Como anunciar no Facebook e obter grandes resultados”.

2. Instagram

O Instagram diz que mais de 80% dos usuários seguem uma empresa no aplicativo.

O único problema é que, assim como o Facebook, está ficando mais difícil aparecer organicamente na frente de seus seguidores.

Então, por que não se certificar de que você está entrando em contato com eles da melhor maneira possível?

O índice Sprout Social Q1 2017 divulgou que 67% dos membros da geração X e 60% dos millennials dizem que têm mais chances de fazer uma compra com uma marca que eles seguem na rede social.

Então não durma no ponto e aprenda como fazer marketing no Instagram. O primeiro passo é estar atendo aos melhores horários para postar na rede social.

Melhores horários para postar nas redes sociais

  • A melhor hora para postar no Instagram é quarta-feira às 15h, quinta-feira às 5h, 11h, 15h e 16h e sexta-feira às 5h da manhã.
  • Quinta é o melhor dia para postar no Instagram.
  • Os horários mais seguros para postar são de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
  • Domingo é o dia menos envolvente.

Esses dados nos mostram algumas tendências muito interessantes.

Para começar, alguns dos maiores engajamentos foram às 5 da manhã de terça a sexta-feira. É provável que esse movimento representa as pessoas acordando e verificando seus telefones na primeira hora da manhã.

Os usuários do Instagram com menos de 25 anos gastam aproximadamente 32 minutos por dia no aplicativo. Por isso, pense em todas as pausas do meio do dia, quando os usuários estão pegando no telefone para verificar o feed.

Ao contrário do que acontece no Facebook, no Instagram, os fins de semana possuem engajamento próximo ao que acontece durante a semana.

3. Twitter

Com mais de 350.000 tweets enviados a cada minuto, conseguir envolvimento no Twitter pode parecer um golpe de sorte.

Os profissionais de marketing precisam ser mais inteligentes sobre como e quando atingir seu público principal.

Mesmo com tamanha concorrência, ainda há muitas oportunidades para marcas no Twitter.

Em termos de postagens orgânicas, o Twitter ainda tem uma das melhores taxas de resposta à uma pergunta ou comentário em tempo real, proporcionando uma experiência de marca muito melhor.

Atenção: no Twitter recomendamos que você esteja sempre disponível ouvindo, interagindo e fazendo publicações nos momentos certos.

Melhores horários para postar nas redes sociais

  • O melhor horário para postar no Twitter é sexta-feira, das 9h às 10h.
  • Sexta-feira, em geral, é o melhor dia para publicações.
  • Os horários mais seguros para postar são todos os dias, das 10h às 12h.
  • As manhãs de domingo recebem o mínimo de engajamento.

O envolvimento do Twitter não para nos finais de semana. Inclusive uma das maiores taxas de engajamento acontecem durante as tardes de sábado.

Isto pode ser devido a eventos esportivos durante esses períodos de tempo. Além disso, o engajamento é intenso quase todos os dias, exceto na segunda-feira.

O pensamento e as reações instantâneas do Twitter geram muita comunicação ao longo da semana de maneira geral.

Leia também: 5 dicas de COMO encontrar influenciadores digitais certos para sua marca

4. Linkedin

Quando se trata de engajamento de marca, os consumidores simplesmente não fazem fila para entrar em contato com você no LinkedIn. E isso faz sentido!

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo por uma razão – o canal é perfeito para compartilhar dicas úteis de carreira e conectar-se a líderes do seu setor.

A rede social ainda pode ser usada pelas marcas para encontrar conteúdo valioso, localizar futuros funcionários e contar histórias relacionadas ao seu setor ou às notícias da empresa.

De qualquer forma, nesta rede social, as taxas de engajamento são muito baixas em comparação com os outros canais que analisamos. Entretanto, encontramos alguns dados interessantes sobre o LinkedIn.

Melhores horários para postar nas redes sociais

  • O melhor horário para postar na rede social é quarta-feira, das 15h às 17h;
  • Quarta-feira é o melhor dia para postar;
  • O envolvimento varia por dia, mas de terça a quinta-feira é o melhor;
  • De sexta a segunda-feira, há uma queda de engajamento.

Resumindo, no geral, os dias da semana são os melhores horários para postar, o que faz sentido, considerando o objetivo da plataforma.

Conclusão

Em tempos de algoritmos que dificultam o alcance orgânico de marcas e empresas, conhecer os melhores horários para postar nas redes sociais é extremamente útil

Entretanto, mais útil ainda são os softwares de automação de marketing que permitem que você possa construir suas publicações e programá-las para os horários que achar mais conveniente (sempre de olho nas dicas que apresentamos aqui).

Se você trabalha em agência e precisa monitorar diversos perfis, de clientes diferentes em várias redes sociais, adquirir uma ferramenta de automação pode ser a salvação do seu dia! E a certeza de que você vai conseguir cumprir os cronogramas de horas sem deixar nenhum furo, bem como se dedicar a outras questões que precisam mais da sua atenção e conhecimento.

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