Novidades do Instagram: saiba tudo que a ferramenta tem a te oferecer em 2022

Um dos apps mais populares atualmente, o Instagram é uma rede social muito relevante e que serve como um ótimo canal de vendas. De tempos em tempos a plataforma recebe novas atualizações que podem impactar na sua estratégia. Veja aqui as principais novidades do Instagram e descubra algumas ações interessantes para vender mais por este aplicativo.

8 principais novidades do Instagram para ficar de olho

Uma das redes sociais mais usadas no Brasil, o Instagram está em constante evolução e sempre em busca de trazer novidades para se manter no topo e atrair atenção de novos usuários e melhorar a experiência de quem está por lá.

Por isso, de tempos em tempos algumas novidades são lançadas contribuindo para as estratégias de venda pelo Instagram, 

Separamos aqui as 8 principais novidades do Instagram:

  1. Postagens feitas pelo computador
  2. Collabs
  3. Legendas automáticas e tradução de stories
  4. Mais recursos para o Reels
  5. Versão Lite do Instagram
  6. Restrições para menores
  7. Lives com até 4 pessoas
  8. Integrações com outros apps

Entenda mais sobre cada uma delas, a seguir.

1. Postagens feitas pelo computador

Um recurso muito esperado para as empresas é a possibilidade de realizar postagens pelo computador, sem a necessidade de um contratar um programa ou utilizar um intermediário para fazer as postagens.

A funcionalidade foi liberada em outubro de 2021.

2. Collabs

Junto com a possibilidade de realizar publicações a partir do computador e não apenas pelo aplicativo, foi lançada a ferramenta Collabs. Ela permite que o nome de dois perfis apareçam em um publicação feita em co-autoria. 

Além de aparecer no feed dos seguidores uma publicação com dois nomes, essa publicação também fica disponível em ambos os perfis. Observe a imagem abaixo, onde existem dois “autores” da foto: @milosrestaurante e @thecasa.

novidades do instagram

3. Legendas automáticas e tradução de stories

Os Stories foram um dos pontos que o Instagram decidiu aprimorar. Em meados de 2021 foi lançada a atualização que gerava legendas automáticas tanto para fala quanto para músicas inseridas nos stories.

Além disso, os Stories agora permitem a inserção de links, algo que só era liberado para perfis com mais de 10 mil seguidores. 

Outras atualizações foram a opção de rascunho de stories e a tradução das legendas nos stories para mais de 90 idiomas. 

4. Mais recursos para o Reels

Com o crescimento vertiginoso do TikTok em uma fatia jovem do público, o Instagram resolveu investir cada vez mais em recursos para aprimorar o Reels, sua aba de criação de vídeos curtos.

Foi criado o Mix, uma funcionalidade que permite o uso de até 10 faixas de áudio em um único Reels. 

Além disso, o botão do IGTV desapareceu e foi englobado em uma seção que destaca todos os vídeos de um perfil. 

Em breve devemos ter opções de anúncios patrocinados diretamente no Reels

5. Versão Lite do Instagram

Outra movimentação do Instagram para competir com o TikTok foi o lançamento da versão Lite do app que permite a visualização de Reels e que preserva muito dos recursos da versão original mesmo sendo bem mais leve.

A próxima atualização do Instagram Lite deve ser a opção de publicação por parte dos perfis que, atualmente, é restrita apenas a versão mais pesada do app.

Na versão Lite, por hora, só é possível navegar pelas postagens pelo feed, stories, reels, pesquisar e etc.

6. Restrições para menores

Uma das atualizações que deram o que falar em 2021 foi a ideia do Instagram de criar uma rede social apenas para crianças de até 13 anos. A pressão contrária fez com que o projeto Facebook e Instagram Kids fosse pausado, pelo menos por enquanto.

No entanto, a empresa buscou limitar os perfis e as buscas de contas de crianças com até 16 anos de idade. 

Além disso, o Instagram definiu que todas as contas menores de 16 fossem privadas, além de lançar uma funcionalidade que permite “dar um tempo” no seu perfil sem bloqueá-lo ou excluí-lo. 

7. Lives com até 4 pessoas

As lives foram uma das funcionalidades mais usadas desde 2020 por conta do confinamento causado pela pandemia de Covid-19 e também receberam atualizações. Agora é possível reunir até 4 pessoas em uma mesma sala ao vivo.

O sucesso das lives também trouxe alguns outros aprimoramentos como a possibilidade de fazer lives com a câmera desligada e algumas opções para regulagem de som do microfone durante a chamada ao vivo.

8. Integrações com outros apps

Uma novidade do Instagram que na verdade é a volta de uma funcionalidade antiga de outra rede social é a aparição de uma miniatura da postagem que agora volta a aparecer em publicações no Twitter.

Desde 2012 que os Tweets que continham links de publicações do Instagram não geravam hiperlinks e nem tinha miniaturas. As interações com redes sociais “da casa” como Facebook e Whatsapp também cresceram.

Agora os usuários podem solicitar a verificação em duas etapas utilizando a opção de envio de código de autenticação diretamente para conta do Whatsapp vinculada ao perfil. No Facebook agora existe uma mecânica para avisar quando uma das redes sociais tiver risco de cair como aconteceu em 2021. 

Vale a pena vender no Instagram?

O potencial de vendas do Instagram pode ser medido através dos números expressivos que a rede social segue apresentando ano após ano. O app conta com nada menos que 1 bilhão de usuários, sendo que pelo menos a metade acessa o aplicativo todos os dias.

Uma pesquisa da Opinion Box em 2021 revelou que 52% dos usuários brasileiros usam o Instagram para descobrir novos produtos e serviços e 82% seguem pelo menos um perfil de alguma marca ou empresa.

Ainda não se convenceu? Pois veja esse dado, segundo a mesma pesquisa, 79% dos entrevistados afirmam que as empresas devem estar presentes nas redes sociais, interagirem com os consumidores também acham que o Instagram é uma ferramenta poderosa para aproximar marcas de pessoas. 

Veja também: Anunciar no Instagram vale a pena: custos e 4 razões para investir

7 dicas e técnicas de venda pelo Instagram

Agora que você já conhece as novidades do Instagram para 2022, que tal usar esses novos recursos ao seu favor? Separamos 7 técnicas essenciais para quem usa o Instagram para vendas.

Use a bio e os links nos stories para incentivar o tráfego

O Instagram é basicamente uma rede social de fotos e vídeos, por isso, é um importante canal para atrair clientes, envolvê-los e tentar trazê-los para conhecer mais a sua marca, aumentando assim as chances de conversão.

Nesse sentido, as formas de links disponíveis são as melhores maneiras de fazer o tráfego para o seu site, e-commerce ou outro canal. 

Existem duas formas gratuitas para colocar links clicáveis: na Bio e mais recentemente nos Stories.

A Bio é a descrição do perfil e é onde você pode colocar o link do seu site, rota para chegar ao seu endereço físico ou canal de contato como Whatsapp, vale lembrar que nas postagens do feed os links não são clicáveis.

Leia também: Marketing digital pelo WhatsApp: 8 dicas para colocar em prática

Já nos stories vale a pena colocar links mais específicos como produtos dos quais você está falando nos stories, blog post e até vídeos mais aprofundados sobre um assunto que você trouxe naqueles 15 segundos de stories.

Aposte em conteúdo relevante para atrair novos clientes

Assim como em qualquer boa estratégia de Inbound Marketing, o conteúdo de qualidade é relevante ao seu público, com certeza é uma das formas mais assertivas para aumentar as conversões.

Para isso, o ideal é que você faça testes sobre a recepção dos seus seguidores a tipos diferentes de postagem e poste em dias e horários variados.

Leia mais sobre esse assunto no artigo: Guia com os MELHORES horários para postar nas redes sociais

Invista em anúncios patrocinadas

Atualmente o Instagram mostra suas postagens de forma orgânica (gratuita) para menos de 10% dos seus seguidores, ou seja, se você tiver 5.000 seguidores, menos de 500 pessoas irão ver suas publicações e menos ainda às terá nas primeiras atualizações do feed.

Por conta disso, é necessário investir em publicações patrocinadas, por meio do Instagram Ads, para:

  • aumentar o alcance da sua marca,
  • estimular o tráfego, 
  • aumentar o envolvimento com posts, 
  • gerar leads,
  • vender mais.

Destaque seus cases de sucesso

Um dos chamados gatilhos mentais que mais aproximam pessoas de marcas é o gatilho de prova social

Ele funciona quando outros clientes aparecem mostrando que adquiriram seu produto ou serviço e tiveram boas experiências.

Essa chancela de outros clientes é uma ferramenta muito forte para gerar credibilidade e mostrar para outros usuários que a sua empresa é confiável. 

Por isso, vale a pena procurar seus clientes que falem bem para destacar depoimentos positivos em relação a essa parceria.

Ressalte a cultura da sua empresa

Outro ponto que, se não ajuda a vender diretamente, auxilia no reforço da humanização da sua marca é o destaque dado à cultura da sua empresa

Quando você faz postagem mostrando momentos dentro da empresa e ressaltando seus talentos isso tende a aproximar mais os usuários.

Nesse sentido, vale a pena apostar em postagens que apresentem todos os seus colaboradores seja em foto ou vídeo e que essa aba tenha um lugar nos destaques. 

Faça também postagens para cada nova contratação, isso imediatamente atrai os seguidores do novo funcionário.

Por fim, busque destacar os momentos de confraternização da empresa e alguns momentos que sejam interessantes como ações comunitárias, eventos, feiras e etc.

Busque interação através dos Stories

A maioria das pessoas navega muito mais tempo pelos stories do que pelo feed e isso é explicado justamente pela mecânica do Instagram. Enquanto o feed precisa ser rolado, os stories seguem correndo um após o outro sem que você precise fazer nada.

Além disso, o storie tem prazo de 24h, ou seja, isso aciona um gatilho de escassez que faz com que as pessoas cliquem para ver algo que não poderão ver no dia seguinte. 

Por isso, vale a pena investir em stories criativos e incentivar a interação com enquetes, perguntas e usar as figurinhas com as tags do momento.

Veja mais: Como aumentar a interação da audiência com sua empresa no Instagram

Procure fazer ações conjuntas com influenciadores do ramo

Segunda a mesma pesquisa que destacamos no início do texto, cerca de 55% dos entrevistados disseram já terem comprado algum produto por indicação de um influenciador no Instagram.

Isso mostra o quanto esse tipo de parceria tem potencial, por isso, busque conhecer os influenciadores digitais que são do seu ramo, dentro do seu nicho.

Procure também influenciadores locais que tenham alguma relação com o seu negócio, nicho ou se comuniquem com as suas personas.  

Após avaliar todos considere alguns tipos de parcerias como:

  • Permutas: pagar um serviço com outro ou com produtos próprios é uma forma de economizar e conseguir fechar parcerias com influenciadores. Se eles forem fãs da marca fica ainda mais fácil e mais verdadeiro a publi;
  • Comissão: caso o influenciador prefira o pagamento em dinheiro, uma das soluções é oferecer uma porcentagem das vendas de um determinado produto para fechar a parceria. Lembre-se de avaliar o potencial do produto e sempre que possível limite o tempo que essa comissão será repassada;
  • Troca: muitos influenciadores em ascensão tem interesse em atingir novos públicos e podem trocar suas publicações apenas para aparecer para os seus seguidores, no entanto isso exige que sua marca seja tão grande quanto eles.

Ver também: Como viralizar no Instagram: 5 dicas práticas para bombar!

E aí, curtiu as novidades do Instagram para 2022? Sabemos que promover um negócio nas redes sociais não é uma tarefa simples, uma ferramenta muito útil para os processos diários do marketing são os softwares de automação

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