O que é push notification e como ela funciona exatamente?

2016 foi o ano em que o push notification apareceu como o azarão entre as opções de marketing nos setores e domínios. 2017 foi o ano em que se tornou uma estratégia de marketing digital plena, um meio direto e confiável, acirrando a corrida por investimentos com outros canais.

A seguir, vamos entender o que é push notification, como ela funciona, analisar alguns dados de desempenho e abordar 4 dicas certeiras para sua estratégia de push.

O que é push notification?

As mensagens que são enviadas ao dispositivo do usuário, não limitando-se a computadores e dispositivos móveis, de maneira direta são chamadas de push notification.

Para entender porque a notificação por push é usada, como é usada e como ela funciona é um importante se familiarizar com alguns conceitos.

Protocolos de notificação por push – Pull vs Push

Basicamente, existem duas maneiras comuns pelas quais as informações são transferidas neste mundo e pela internet:

diferenca-pull-push-notificationDiferença entre o protocolo push and pull. Fonte: Monk.

Recepção de pull

O primeiro tipo é quando você solicita as informações. Na vida real, considere pesquisar por algo no Google. Aqui, você sabe exatamente qual é o requisito de informações e solicita ao Google por elas. O Google fornece a você o resultado.

O cliente se conecta ao servidor e solicita o que ele precisa. Quando seu pedido é cumprido, ele encerra a conexão. Esses tipos de transferência de informações no ambiente da internet baseiam-se no protocolo pull e as informações fornecidas por esse protocolo são chamadas de notificação pull ou pull messages.

A internet é baseada em HTTP, que é um protocolo de recepção. Para carregar uma página, você digita a URL no navegador que inicia uma solicitação HTTP para o servidor da web. O servidor da web atende às solicitações e envia o conteúdo da página solicitada no seu navegador.

Envio de push

Agora, considere outro cenário em que você não pede nada, mas ainda recebe informações porque permitiu que o editor fizesse isso.

Por exemplo, lembre-se do quase extinto feed RSS, onde uma vez que você se inscreveu no feed RSS de um site, ele pode enviar informações para o seu dispositivo sempre que ele escolhr. Você ativou a conexão entre você e o site. Então, você pega o feed mesmo quando não pede.

Este é um tipo de comunicação baseado no protocolo push.

“É a capacidade de enviar informações para a área de trabalho de um usuário, em vez de esperar que o usuário faça uma solicitação.” (Techopedia)

Leia também: Conheça a importância do funil de Marketing.

Como o push notification funciona?

Para entender como o push notification para dispositivos móveis funcionam, vamos abordar os passos básicos:

Aplicativo do cliente: o aplicativo que recebe a notificação por push.

Servidor de aplicativos: para enviar notificações por push aos usuários que instalaram o aplicativo, você precisa criar um servidor de aplicativos. Este servidor envia a mensagem ao GCM que a transmite para o aplicativo do cliente.

Agora, a configuração do servidor de aplicativos é secundária quando você pensa em iniciar uma campanha de envio. As coisas que importam são segmentação, envio de mensagens acionadas, configuração de fluxo de trabalho e centenas de outras coisas, construção que drenaria seu recurso técnico, a menos que você seja Facebook, Amazon ou algo parecido.

É por isso que existem empresas que fornecem mecanismo de notificação por push como um serviço.

Agora, vamos ver o fluxo de ponta a ponta na imagem abaixo.

fluxo-push-notification

Como funciona a notificação por push. Fonte: Monk.

Estatísticas de desempenho de notificações push

Devido à onipresença dos dispositivos móveis, a notificação por push funciona muito bem para os editores de dispositivos móveis. Essa é a razão pela qual foi introduzido na web também. Há toda uma indústria que se estabeleceu na parte de trás deste meio de mensagens simples.

Para dar uma visão geral do desempenho desse meio, selecionamos algumas estatísticas do relatório da PushCrew:

  • O setor de e-commerce lidera o uso de push notification com mais de 22,03% de usuários;
  • A maioria das principais indústrias, atualmente, prefere enviar notificações entre 14h e 19h, nos dias de semana.
  • 53,1% dos inscritos preferem notificações com imagens grandes ao invés de notificações push simples.
  • A maioria das pessoas acredita que usuários de notificações por push devem enviar menos notificações e enviar notificações personalizadas e relevante.
  • Mais de 74% do público acha que receber mais do que 5 notificações por dia é muito.

setores-push-notificationIndependentemente de você ser proprietário de uma pequena empresa com um aplicativo para dispositivos móveis ou um profissional de marketing experiente, enviar sua primeira notificação por push pode parecer um pouco com um canhão em uma piscina cheia de estranhos. É assustador e um pouco invasivo.

Então vamos passar para algumas dicas:

4 boas práticas para o envio de push notification

1. Evite ser agressivo

Você prefere ser convidado para a casa de alguém do que forçar a entrada, certo? Agora aplique isso para o envio de suas notificações.

Condense e enquadre o título das suas mensagen, por exemplo:

“Estamos dando 15 pizzas gratuitas! Clique para saber mais”,

ao invés de em vez de:

“CLIQUE AQUI para ter uma chance de participar do nosso brinde grátis!”.

Lembre-se: é uma mensagem sua para o consumidor e você tem uma quantidade limitada de caracteres para trabalhar, então aproveite-os ao máximo.

  • Seja humano;
  • Evite a linguagem robótica;
  • Jogue com os interesses e benefícios do consumidor, não apenas o seu.

Qual o benefício que as notificações por push oferecem? Elas podem servir como uma excelente ferramenta de retenção de clientes, mas elas precisam ser lidas! Então, o que faria você clicar se estivesse no lado de receptor?

2. Acerte o target certo

As notificações push com segmentação geográfica criam limites virtuais em torno de uma área específica. Portanto, apenas os usuários que entram e saem dessa área por um período de tempo especificado recebem a mensagem.

Você pode personalizar a área de interesse para envio da notificação e a duração, enviando apenas para usuários que inserem seus pontos de acesso durante uma hora, um dia, uma semana etc.

Isso diminui consideravelmente suas chances de incomodar as pessoas com notificações irrelevantes. Digamos que um cliente frequente a área delimitada em uma viagem de negócios de fora do estado. É provável que ele não se importe com o seu negócio, portanto, deixe-o de fora. Notifique as pessoas com maior probabilidade de tirar vantagem: as que estão por perto.

3. Não me acorde e…

Espero que todos concordemos que as primeiras horas da manhã devem ser livres.

Como push notifications mal planejadas podem afastar as pessoas com a mesma rapidez com que chegam, é importante considerar o estilo de vida e os hábitos do usuário comum.

Os estudos mostram que a melhor hora para enviar notificações por push é entre meio-dia e 17h, durante a semana. Segundas-feiras são evitadas, já que o usuário médio de smartphones tende a ser mais ocupado no início da semana, mas de terça a sexta é o período de ouro.

Agora, isso representa apenas o usuário médio. Se o seu público-alvo segmentar fins de semana ou horas ímpares, você precisará incluir isso.

O principal benefício? Envie suas notificações por push quando os usuários tiverem tempo de livre suficiente para lê-las, mas não atrapalhem suas horas de descanso.

4. Aprecie seu posicionamento

Algo notável em sua empresa fez com que os usuários fizessem o download do seu aplicativo. Não se esqueça disso.

Orientar seu público-alvo para decisões lucrativas nunca foi tão fácil com a tecnologia de hoje, portanto USE-A.

De acordo com pesquisas, as notificações por push mostram taxas de abertura 50% mais altas do que os e-mails – isso não é nada para se desprezar. Empenhe seu poder com sabedoria. Se os usuários convidaram você para o espaço móvel sagrado, respeite e aprecie sua posição.

Quando um usuário recebe uma notificação por push, é uma mensagem de uma empresa que ele conhece e deseja ouvir. E do ponto de vista de negócios, o custo não poderia ser menor.

Considerando a sua eficácia e capacidade de abordar vários objetivos de uma só vez, as notificações por push são tão boas quanto, se não melhores, que as mensagens de texto. (claro, não há razão para não empregar ambos em sua estratégia de marketing).

Gostou de saber mais sobre push notification? Deixe abaixo seu comentário sobre sua experiência com essa estratégia.

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