[GUIA] 5 redes sociais mais usadas no Brasil

O Brasil possui atualmente 139.1 milhões de pessoas conectadas na internet e 78% desses usuários estão em alguma rede social. Entre as redes sociais mais usadas no Brasil estão:

  • Facebook;
  • Youtube;
  • WhatsApp;
  • Instagram;
  • Twitter.

Então, como aproveitar o alcance das redes sociais mais usadas no Brasil para divulgar sua marca?

5 redes sociais mais usadas no Brasil em números

Considerando as estratégias de marketing para atrair clientes as redes sociais se destacam entre o leque de ferramentas disponíveis.

Por seu poder de alcance as redes sociais para negócios são uma realidade realidade há algum tempo entre empresas dos mais variados setores e tamanhos.

Provavelmente sua empresa já tem uma estratégia de atuação em algumas dessas redes, mas talvez poderia aproveitar melhor o alcance que outros canais oferecem. 

Conheça a seguir quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e descubra seus diferenciais.

1. Facebook

Confirmando sua posição de maior rede social do mundo, o Facebook tem mais de 2,271 bilhões de usuários cadastrados. 

No Brasil ela perde em volume de uso para o Youtube.

O Brasil é o terceiro país mais ativo na rede social, atrás apenas de Estados Unidos e Índia.

Muitas empresas, pequenas ou grandes possuem suas contas e páginas ativas para se manterem envolvidas com seus potenciais clientes, onde eles estão.

A produção e compartilhamento de conteúdo relevante na plataforma atinge pessoas de todos os perfis demográficos, com variados interesses e comportamentos.

Além do alcance orgânico a plataforma, seguindo a linha do Google Adwords, também oferece uma plataforma para anúncios, com variadas opções de formato e objetivos.

Quer saber como usar essa funcionalidade? O vídeo abaixo mostra um passo a passo de como criar uma campanha!

Não se esqueça, entretanto, que o Facebook é uma rede social e como tal deve ser usada para gerar relacionamento entre a marca e seus seguidores.

Conteúdos puramente publicitários que querem empurrar um produto ou serviço não são vistos com bons olhos.

2. Youtube

O Youtube é a segunda rede social do mundo em número de usuários: 1,9 bilhão.

Em um apogeu que surgiu através da produção de conteúdo pelos Youtubers.

Assim como o Facebook, o Youtube pode ser usado como canal para compartilhar conteúdos que:

  • engajem os usuários;
  • ampliem o alcance da marca;
  • estabeleçam a empresa como autoridade;
  • também podendo ser usada como um canal de anúncios pagos.

Um diferencial, entretanto, é o uso da plataforma para realização de parcerias com influenciadores digitais. A seguir confira um exemplo.

3. Whatsapp

O WhatsApp é sem dúvidas uma das redes sociais mais usadas no Brasil. Até quem não tem rede social tem WhatsApp.

Na sua rede de amigos, alguém não usa a plataforma? 

No mundo são 1,5 bilhão de contas.

Você lembra como era a sua vida sem Whatsapp?

O app mudou a forma como as pessoas se relacionam e isso se estendeu para como as empresas se relacionam com as pessoas (clientes).

Tudo pode ser feito pelo aplicativo, que sentiu a necessidade de criar duas versões para empresas: o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API.

Pequenas, médias e grandes empresas podem aproveitar funcionalidades como:

  • catálogo de produtos;
  • chatbot;
  • perfil verificado;
  • listas de transmissão e grupos.

Leia mais em: Como fazer marketing pelo Whatsapp: 5 estratégias + 2 exemplos para inspirar

4. Instagram

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2018, a rede é a preferida entre os usuários brasileiros.

redes sociais mais usadas no brasil

Fonte: Rock Content

Com a proposta de “menos texto e mais imagem” o Instagram também se tornou um fenômeno comportamental.

Assim como o Youtube a rede abriga centenas de influenciadores locais, nacionais e mundiais que se tornaram verdeiras fontes da fortuna para algumas empresas.

E eles não deve ser usados apenas por grandes corporações.

Se você tem um negócio local, busque por influenciadores da sua região e alcance um público muito valioso.

Tenha atenção especial em como encontrar os influenciadores digitais certos para sua marca.

Use também as melhores funcionalidades do app no perfil da sua marca, aproveitando o melhor de ferramentas como:

  • stories;
  • IGTV;
  • ao vivo.

Para atender a usuários e empresas, a rede social construiu uma plataforma de anúncios patrocinados no Instagram. A plataforma permite a segmentação do público e remarketing.

5. Twitter

Ou você ama, não não está nem aí. Essa frase define bem a relação dos brasileiros com uma das redes sociais mais usadas no Brasil.

O Twitter está entre as redes sociais mais populares do mundo, com mais de  330 milhões de usuários.

Entretanto, ela ainda é um mistério para muitas empresas!

Se você ainda não tem certeza se a sua empresa deve investir no Twitter ou não, acesse o conteúdo como usar Twitter para empresas.

redes sociais mais usadas no brasil

Fonte: Interação do Twitter da Ponto Frio

E ai, gostou de saber mais sobre as redes sociais mais usadas no Brasil?

Esperamos que as dicas te ajudem a criar um plano de ação mais consolidado para sua empresa.

Você não precisa ter perfis em todas essas redes, mas antes de definir em quais NÃO ter fala uma pesquisa sobre onde está a persona da sua marca.

Isso irá ajudar você a estar onde sua publico estiver.

Quer uma mãozinha para criar uma estratégia de marketing completa?

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como a LAHAR pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores nas redes sociais.

Somos uma plataforma de automação de marketing com mais de 700 clientes. Com um sistema completo ajudamos sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.