[GUIA] 7 redes sociais mais usadas no Brasil

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 79,9% dos brasileiros vivem em lares com acesso à internet, seja ela fixa ou móvel. Considerando que o número de habitantes do Brasil já supera 210 milhões de pessoas, isso significa que há quase 168 milhões de pessoas conectadas em todo o País.

Nesse cenário, boa parte do uso da internet pelos brasileiros é voltado para as redes sociais. A última pesquisa TIC Domicílios, realizada em 2018 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), mostra que 75% dos brasileiros conectados à internet usam redes sociais.

Não à toa, segundo dados da empresa GlobalWebIndex, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking de país que passam mais tempo nas redes sociais, ficando atrás apenas das Filipinas. Em média, o brasileiro hasta 225 minutos por dia conectado às redes sociais, bem acima da média mundial, que é de 150 minutos.

Dados tão expressivos assim mostram a importância que as redes sociais devem ter no desenvolvimento de estratégias de vendas e divulgação de empresas de todos os portes e segmentos. E isso envolve estar presente múltiplas plataformas, conectando-se com o público onde quer que ele esteja.

Sendo assim, no post de hoje elencamos as 7 redes sociais mais usadas no Brasil. Fique de olho na lista e não perca a oportunidade de divulgar sua marca!

Antes de ver sobre cada Rede Social, confira nosso infográfico com as informações compiladas:

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As 7 redes sociais mais usadas no Brasil em números

Considerando as estratégias de marketing para atrair clientes, as redes sociais se destacam entre o leque de ferramentas disponíveis. Por seu poder de alcance, as redes sociais para negócios são uma realidade realidade há algum tempo entre empresas dos mais variados setores e tamanhos.

Provavelmente, sua empresa já tem uma estratégia de atuação em algumas dessas redes, mas talvez poderia aproveitar melhor o alcance que outros canais oferecem. Conheça a seguir quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e descubra seus diferenciais.

1. Facebook

Confirmando sua posição de maior rede social do mundo, o Facebook tem mais de 2,3 bilhões de usuários cadastrados em todo o mundo. O Brasil é o terceiro país mais ativo na rede social, atrás apenas de Estados Unidos e Índia. No país, são mais de 130 milhões milhões de pessoas conectadas à rede de Mark Zuckerberg.

Muitas empresas, pequenas ou grandes possuem suas contas e páginas ativas para se manterem envolvidas com seus potenciais clientes, onde eles estão. A produção e compartilhamento de conteúdo relevante na plataforma atinge pessoas de todos os perfis demográficos, com variados interesses e comportamentos.

Além do alcance orgânico, a plataforma, seguindo a linha do Google Adwords, também oferece uma plataforma para anúncios, com variadas opções de formato e objetivos. Quer saber como usar essa funcionalidade? O vídeo abaixo mostra um passo a passo de como criar uma campanha!

vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dAKq1coPUsM&feature=emb_title 

Não se esqueça, entretanto, de que o Facebook é uma rede social e, como tal, deve ser usada para gerar relacionamento entre a marca e seus seguidores. Conteúdos puramente publicitários que querem empurrar um produto ou serviço não são vistos com bons olhos.

Leia mais sobre o Facebook:

2. YouTube

O YouTube é a segunda maior rede social do mundo em número de usuários: são mais de 2 bilhões de usuários assistindo e compartilhando vídeos mensalmente. Além disso, plataforma de vídeos do Google é, hoje, o segundo site de buscas mais utilizado do mundo.

Surpreendentemente, no último ano, o YouTube se tornou a rede social mais usada no Brasil, de acordo com a pesquisa Digital 2019, da Hootsuite. Nada menos do que 95% dos brasileiros com acesso à internet afirmaram acessar o YouTube.

Não é para menos que o Brasil representa o segundo maior mercado da rede social, com 69,5 milhões de usuários ativos, segundo o site World Atlas. Assim como o Facebook, o YouTube pode ser usado como canal para compartilhar conteúdos que:

  • engajem os usuários;
  • ampliem o alcance da marca;
  • estabeleçam a empresa como autoridade;
  • também pode ser usada como um canal de anúncios pagos.

Um diferencial é o uso da plataforma para realização de parcerias com influenciadores digitais por meio da produção de conteúdo pelos YouTubers.

Leia mais sobre o YouTube:

3. WhatsApp

O WhatsApp é sem dúvidas uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo. Até quem não tem rede social tem WhatsApp. Pense: na sua rede de amigos, alguém não usa a plataforma? 

No mundo, o WhatsApp já ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários. No Brasil, já são mais de 120 milhões de pessoas conectadas ao aplicativo de mensagens do Facebook. Trata-se da terceira rede social mais utilizada no país: nada menos do que 89% dos usuários de smartphones tupiniquins usam o “Zap”.

O app mudou a forma como as pessoas se relacionam e isso se estendeu para como as empresas se relacionam com as pessoas (clientes). Tudo pode ser feito pelo “Zap”, que sentiu a necessidade de criar duas versões para empresas: o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API.

Pequenas, médias e grandes empresas podem aproveitar funcionalidades como:

  • catálogo de produtos;
  • chatbot;
  • perfil verificado;
  • listas de transmissão e grupos.

Leia mais: Como fazer marketing pelo WhatsApp: 8 estratégias exemplo para inspirar

4. Instagram

Comprado pelo Facebook, o Instagram já passou a marca de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. O Brasil tem a terceira maior base do mundo, com mais de 77 milhões de brasileiros ativos na rede social das imagens.

Com a proposta de “menos texto e mais imagem”, o Instagram também se tornou um fenômeno comportamental. Assim como o YouTube, a rede abriga centenas de influenciadores locais, nacionais e mundiais que se tornaram verdadeiras fontes da fortuna para algumas empresas.

E ele não deve ser usado apenas por grandes corporações Se você tem um negócio local, busque por influenciadores da sua região e alcance um público muito valioso. Tenha atenção especial em como encontrar os influenciadores digitais certos para sua marca. Use também as melhores funcionalidades do app no perfil da sua marca, aproveitando o melhor de ferramentas como:

  • stories;
  • IGTV;
  • ao vivo.

Vale destacar que o Instagram é a ferramenta mais poderosa entre as redes sociais quando o assunto é interagir com a audiência, chegando a gerar 15 vezes mais engajamento do que outras plataformas. 

Além disso, para atender a usuários e empresas, a rede social construiu uma plataforma de anúncios patrocinados no Instagram. A plataforma permite a segmentação do público e remarketing.

Leia mais sobre o Instagram:

5. Facebook Messenger

Quando o assunto é troca de mensagens por aplicativos, o Facebook Messenger só perde para o seu coirmão WhatsApp. Em todo o mundo, são mais de 1,3 bilhão de usuários utilizando o chat.

No Brasil, o Messenger é a quinta rede social mais utilizada, de acordo com a mesma pesquisa da Hootsuite que citamos anteriormente. Quando falamos apenas em aplicativos mobile, ele aparece em terceiro lugar em número de usuários. De fato, 67% dos internautas brasileiros afirmam utilizar o app.

Além da troca de mensagens, o Messenger também possui uma função Stories, que, inclusive, pode ser utilizada para compartilhar os momentos criados no Instagram. Para empresas, o uso do app de mensagens do Facebook é interessante principalmente no que diz respeito ao uso de chatbots e respostas inteligentes, mantendo um canal de atendimento sempre aberto com o público.

Leia mais: Exemplos de chatbot: 6 empresas que usam a tecnologia [melhores cases]

6. Twitter

Ou você ama, não não está nem aí. Essa frase define bem a relação dos brasileiros com uma das redes sociais mais usadas no Brasil. O Twitter está entre as redes sociais mais populares do mundo, com mais de 330 milhões de usuários. Embora bastante atrás de países como EUA e Japão, o Brasil é um dos maiores mercados do microblog, com mais de 12,1 milhões de perfis ativos.

Apesar de não ter a popularidade das outras gigantes que citamos nessa lista, o Twitter é um excelente canal para realizar ações de marketing digital e, quando bem utilizado, é uma boa saída para bolar estratégias de branding e aumentar o alcance da sua marca.

Basta ver a atuação de perfis de empresas como Netflix, Nubank ou Ponto Frio, que conseguiram se tornar referência no relacionamento com os consumidores, criando uma legião de seguidores e gerando mais vendas.

Leia mais sobre o Twitter:

7. LinkedIn

A maior rede social voltada para profissionais do mundo, o LinkedIn conta com mais de 675 milhões de usuários ativos em todo o mundo, incluindo mais de 30 milhões perfis empresariais.

Nesse caldeirão de oportunidades, o Brasil representa o quarto maior mercado da rede social, com cerca de 39 milhões de usuários. A plataforma se consolidou e o público, que há até pouco tempo a encarava como site de procura de empregos, amadureceu e entendeu melhor suas funções e funcionalidades.

No LinkedIn, o foco é quase que estritamente profissional: um usuário não tem amigos, tem conexões; ele não segue páginas; segue companhias. Um diferencial interessante da rede social são as comunidades que, semelhantes às do Orkut, reúnem usuários interessados em um mesmo tema (profissão, mercado, disciplina etc.).

O LinkedIn tem um grande potencial quando o assunto é posicionamento de mercado. Por meio da plataforma, empresas podem investir em estratégias de networking, comunicação e employer branding. Além disso, líderes e influenciadores podem compartilhar conteúdos profissionais com o público.

Leia mais sobre o LInkedIn:

Essas são as redes sociais mais usadas no Brasil. Importante ressaltar que existem inúmeras outras plataformas no mercado, que são mais ou menos utilizadas em determinados grupos e segmentos. Entre as mais relevantes – e que foram citadas por ao menos 10 % dos usuários ouvidos na pesquisa da Hootsuite – podemos citar:

  • Pinterest
  • Skype
  • Snapchat
  • Tumblr
  • Badoo
  • Twitch
  • Wechat
  • Reddit
  • Viber

Você não precisa ter perfis em todas essas redes sociais, mas antes de definir em quais você vai estar, faça uma pesquisa sobre onde está a persona da sua marca. Isso irá ajudar você a estar onde seu público estiver.

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