[GUIA] Tudo sobre as 5 redes sociais mais usadas no Brasil

O Brasil possui atualmente 139.1 milhões de pessoas conectadas na internet e 78% desses usuários estão em alguma rede social, com uma média diária de acesso de 3h43. Como aproveitar o alcance das redes sociais mais usadas no Brasil para divulgar sua marca, atrair suas personas e converter usuários em leads e leads em clientes?

A utilização das redes sociais para negócios não é uma novidade há pelo menos 5 anos, entretanto empresas de todos os setores ainda encaram como desafio estabelecer uma estratégia de marketing para atrair clientes por meio da utilização dessas plataformas.

Neste conteúdo apresentaremos as redes sociais mais usadas no Brasil atualmente e destacaremos pontos relevantes de cada uma, que poderão contribuir para o seu planejamento de marketing para redes sociais.

As 5 redes sociais mais usadas no Brasil em números

1. Facebook

Muitos acreditam no declínio da rede social, mas fato é que o Facebook ainda é a rede social mais popular do planeta. São mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo e mais de 139 milhões deles espalhados pelo Brasil.

O Brasil é o terceiro país mais ativo na rede social, atrás apenas de Estados Unidos e Índia.

Já muito popular entre pequenas e grandes empresas, o Facebook é a principal rede social utilizada para negócios.

Com grande alcance, o Facebook atinge pessoas dos mais variados perfis. Por esse motivo, as empresas entendem que estar no Facebook é uma demanda obrigatória.

Com a crescente participação de empresas na rede social mais usada no Brasil, o público tem sido cada vez mais criterioso ao se relacionar com marcas na rede, por isso uma grande tendência é a publicidade nativa, ou Native Ads.

2. Whatsapp

Quase metade da população brasileira está no Whatsapp, que em 2018 alcançou o número de 120 milhões de usuários ativos no Brasil.

Você lembra como era a sua vida sem Whatsapp? O aplicativo tomou conta do dia a dia da população e é utilizado por usuário comuns e empresas para a manutenção de relacionamentos.

As listas de transmissão e grupos são os queridinhos das marcas, mas ainda existe uma grande lacuna na atuação das empresas nessa plataforma.

3. Youtube

Em 2005, isso mesmo, há mais de uma década, o Youtube nasceu. A rede que já teve altos e baixos, vive seu apogeu, com a explosão da produção de conteúdo pelos Youtubers.

O Youtube tem atualmente mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 500 milhões de vídeos visualizados diariamente. Esses números representam a demanda cada vez maior por um conteúdo de nicho de qualidade.

É claro que, o enorme alcance da plataforma gera espaço para anunciantes e ainda estimula a produção de conteúdo por empresas de diferentes setores e tamanhos. Tutoriais de como utilizar um produto ou serviço e vídeos de branding para reforçar o conceito da marca, são estratégias cada vez mais utilizadas por diferentes negócios.

4. Instagram

A 4ª rede social mais usada no Brasil, tem atualmente mais de 800 milhões de usuários ativos por mês e com 500 milhões acessando o aplicativo todos os dias. O Instagram está, cada vez mais, ocupando espaço no dia a dia de empresas e usuários comuns.

A rede social ganhou ainda mais força quando inseriu o stories em seu modelo de negócio, se aproximando ainda mais da ideia de uma rede social que apresenta o dia a dia e faz uma cobertura dos acontecimentos instantaneamente.

Para atender a usuários e empresas, a rede social construiu uma plataforma de  anúncios patrocinados no Instagram, permitindo que marcas interagissem com usuários de forma muito similar a já proposta pelo Facebook Ads. A plataforma permite a segmentação do público e remarketing.

Mesmo não ocupando em números o primeiro lugar entre as redes sociais mais usadas no Brasil, o Instagram ocupa a primeira posição quando o assunto é preferência de usuários.

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2018, a rede é a preferida entre os usuários brasileiros.

redes sociais mais usadas no brasil

5. Twitter

Ou você ama, não não está nem aí. Essa frase define bem a relação dos brasileiros com uma das redes sociais mais usadas no Brasil.

O Twitter está entre as redes sociais mais populares do mundo, com mais de  330 milhões de usuários ativos, mas aqui no Brasil ele conta com 30 milhões de usuários.

A Social Media Trends 2018 indicou uma queda de 11% no investimento no Twitter entre as empresas participantes da pesquisa. Mesmo com essa queda a plataforma se mantém entre as redes sociais mais usadas no Brasil.

Se você ainda não tem certeza se a sua empresa deve investir no Twitter ou não, acesse o conteúdo como usar Twitter para empresas.

A relação de empresas e usuários com as redes sociais mais usadas no Brasil

Quando falamos na utilização das redes sociais mais usadas no Brasil é importante traçar um paralelo entre a presença de usuários e de empresas em cada uma dessas plataformas.

No gráfico abaixo, você percebe que o Facebook ainda é a rede com maior número de usuários e de empresas presentes. Entretanto, percebe-se que o percentual de empresas presentes no Facebook em relação ao percentual de usuários é maior. Ou seja, entre as empresas 98,8% estão na plataforma, enquanto entre os usuários, 95% permanecem na rede.

Essa mesma relação apresenta-se no Google +, que também é uma rede social mais usada por empresas do que por usuários.

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Fonte: Rock Content

Quando destacamos o Youtube e o Pinterest, percebemos um movimento contrário, onde a presença de usuários tem muito mais destaque do que a presença de marcas e empresas.

Esse padrão também merece destaque na análise do Linkedin, que mesmo sendo uma rede social voltada para negócios e contatos profissionais, também tem uma adesão maior entre usuários do que entre empresas.

Gostou das dicas para aproveitar o melhor das redes sociais mais usadas no Brasil? Então entre em contato com a nossa equipe e saiba como a LAHAR pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores nas redes sociais.

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