Como estruturar um departamento de marketing para a Era Digital

A busca por maior controle das ações de divulgação, faz com que algumas empresas considerarem aprender como estruturar um departamento de marketing.

Para isso, algumas questões deve ser observadas, entre elas o objetivo que sua empresa tem o departamento e o tipo de profissional que precisará contratar.

Um departamento de marketing deve ser criado com profissionais que priorizem a criação de estratégias que atendam a todos os estágios da jornada do cliente.

Isso fará com que sua empresa tenha mais sucesso desde o alcance da marca até a conversão de clientes.  

A seguir separamos algumas dicas de como estruturar um departamento de marketing. Vale conferir e tirar o melhor das ideias para sua empresa.

Como estruturar um departamento de marketing? 6 passos

Se você está em busca de dicas de como estruturar um departamento de marketing você chegou ao lugar certo.

A seguir, listamos algumas dicas para criar esse departamento e atender as demandas atuais por ações de marketing digital.

As dicas são simples e muito eficientes e vão ajudar você a sair do zero.

Confira!

1. Defina metas

Todos os departamentos de marketing de uma empresa devem ser guiados por metas e objetivos.

Estabeleça alguns indicadores de marketing digital e acompanhe-os ao longo do período analisado para identificar onde o resultado está sendo positivo e onde não.

Atendimento, vendas e marketing podem compartilhar alguns indicadores e todas devem garantir que seus esforços estejam alinhados com as metas do negócio.

Também é aconselhável que o departamento de marketing trabalhe em colaboração com a liderança da empresa para garantir que os objetivos corporativos estejam alinhados.

2. Organize as estratégias que pretende adotar

Outra sugestão para estruturar um departamento de marketing é ter em mente em quais são as estratégias que serão priorizadas pela empresa.

Assim será possível contratar profissionais qualificados para o trabalho.

Para definir quais ações de marketing serão executadas é aconselhável que o planejamento estratégico de marketing seja criado por um profissional da área.

Por isso, uma das formas de como estruturar um departamento de marketing é começar por um profissional capacitado em planejamento.

Entre as estratégias mais usadas pelas empresas estão:

3. Gestão de pessoas e projetos

Outro fator importante para quem está em busca de como estruturar um departamento de marketing é conseguir organizar as demandas e a forma de trabalho da equipe.

Para isso considere ferramentas de gestão de projetos que permitam que o líder de marketing controle as entregas do departamento, organize o cronograma, acompanhe prazos e divida as atividades por membro da equipe.

Tudo isso vai ajudar sua empresa a lidar melhor com esse novo departamento.

Processos bem definidos ajudam na produtividade e na cultura empresarial.

Leia também: 5 ferramentas para agência de marketing digital: da gestão de clientes à automação de estratégias

4. Crie uma estrutura focada na jornada do cliente

Uma estratégia de marketing digital integrada e não dividida por equipes independentes e isoladas, é a melhor forma de alcançar sucesso na nova estrutura de marketing do mercado, focada em atender as diferentes etapas da jornada do cliente.

Na nova estrutura os profissionais de marketing devem planejar e desenvolver campanhas integradas que exigem colaboração de todos do departamento e geram novas ideias.

Tudo isso deve partir de conceitos como:

Pense sempre em campanhas que integram todas as áreas especializadas da empresa, como redes sociais, links patrocinados e marketing de conteúdo.

Como tudo começa na compreensão de quem é o consumidor, o que ele precisa e onde vamos alcançá-lo.

Leia mais em: Como criar personas para o seu negócio

5. Acompanhe os resultados estratégicos

Atualmente o marketing é muito mais baseado em dados do que em qualquer outra coisa. São esses dados que vão ajudar sua equipe a tornar o relacionamento ainda mais personalizado e de acordo com o que sua persona precisa.

Pode ser contraditório, mas não é.

Com sua empresa não tem a capacidade de conhecer todos os potenciais clientes a que pode ter acesso, é por meio dos dados que vocês serão capazes de entender o que esse público precisa. O que torna a comunicação mais segmentada.

Além disso os dados mostram quais ações estão dando certo e quais não.  Otimizando o seu orçamento.

Entender como seus clientes se comportam em todos os canais e quais deles apresentam melhor desempenho, ajudará você a determinar onde investir seu dinheiro em marketing e obter o maior ROI.

Leia também: Como calcular o ROI de um investimento e seus benefícios

No vídeo abaixo, o especialista Thiago Reis apresenta de maneira clara e sucinta como estruturar um departamento de marketing com planejamento, bem como medir sua eficiência.

6. Incorpore a tecnologia

A transformação digital pede que você mude a estrutura de sua organização para que sua equipe possa agir e reagir mais rapidamente às mudanças do mercado.

Essa é uma das razões para que, ao pensar como estruturar um departamento de marketing, você seja obrigado a considerar a aquisição de algumas ferramentas. Mais precisamente uma: ferramenta de automação de marketing.

A automação de marketing é uma das ferramentas que se mostram extremamente úteis nas estratégias centradas no comportamento do consumidor.

Por meio de Lead Tracking, por exemplo, é possível acompanhar a movimentação de cada usuário dentro do seu site e com o Lead Scoring realizar a segmentação de leads qualificados. Isso apenas para dar alguns exemplos.

Além disso, esse tipo de ferramenta permite que você execute ações como a criação de fluxo de automação, gestão de leads e controle de e-mail marketing.

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