Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site

A base da pesquisa na internet são as palavras-chave. Palavras-chave são as frases de pesquisa que as pessoas inserem na caixa de pesquisa de um mecanismo, como o Google, para encontrar as informações que estão procurando. Por isso é tão comum encontrar empresas com dúvidas sobre como colocar palavras chaves no site. É exatamente sobre isso que iremos tratar neste artigo.

O objetivo de qualquer site é ser encontrado quando clientes em potencial, realizam pesquisas utilizando palavras-chave relacionadas ao nicho ou à indústria de sua empresa.

Seu objetivo é aparecer no topo das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa para palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

Se você tem o objetivo de rankear as páginas de seu site ou blog, nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, entre eles o Google, precisará entender, primeiro, conceitos básicos sobre SEO.

O que é SEO?

SEO significa search engine optimization ou, em português, otimização de mecanismos de pesquisa.

Resumidamente, SEO é a prática de aumentar tanto a qualidade quanto a quantidade do tráfego do seu site, bem como a exposição à sua marca, através dos resultados de mecanismos de pesquisa como o Google.

Em um trabalho de SEO, você deve:

  • Entender o que as pessoas estão pesquisando online
  • As respostas que estão buscando
  • As palavras que estão usando para pesquisar
  • O tipo de conteúdo que desejam consumir

A partir desses dados, você deve iniciar a produção de conteúdo relevante de alta qualidade, que esteja de acordo com as informações que você levantou e que seus visitantes realmente valorizarão.

Por que o SEO é importante?

Embora a publicidade paga, as mídias sociais e outras plataformas online possam gerar tráfego para sites, a maioria do tráfego é impulsionado pelos mecanismos de pesquisa. Isso porque, os resultados de pesquisa orgânica:

  • Parecem mais confiáveis ​​para os usuários mais experientes
  • Recebem muito mais cliques do que anúncios pagos
  • Continuam a trazer resultado mesmo a longo prazo

De acordo com pesquisas, o SEO leva 20 vezes mais oportunidades de tráfego do que as ações de compra de mídia, como estratégias de anúncios no Google Adwords.

Se você deseja aumentar o volume de visitas a seu site, sugerimos que também leia o artigo: Como gerar tráfego qualificado para seu site ou negócio digital?”

O SEO também é um dos únicos canais de marketing digital que, quando configurados corretamente, continuam trazendo resultados mesmo a longo prazo.

Se você fornecer um conteúdo sólido que mereça classificar as palavras-chave corretas, seu tráfego poderá aumentar ao longo do tempo, enquanto a publicidade paga precisa de financiamento contínuo para enviar tráfego para seu site.

A otimização do seu site ajudará a fornecer melhores informações aos mecanismos de pesquisa para que seu conteúdo possa ser indexado e exibido corretamente nos resultados da pesquisa.

A seguir, separamos um guia rápido de como colocar palavras chaves no site e iniciar sua estratégia de SEO com sucesso.

Como colocar palavras chaves no site: o caminho da otimização de páginas

Como já falamos anteriormente, o conceito de palavras chaves é fundamental para as estratégias de marketing digital, principalmente quando relacionado aos mecanismos de pesquisa (e compra de publicidade). Por isso, entender como pesquisar as palavras mais procuradas no Google é de extrema importância para a sua estratégia.

Para que as páginas de seu site sejam encontradas, você precisa otimizar o conteúdo de cada página de acordo com as diretrizes dos mecanismos de pesquisa.

Como pesquisar as palavras mais procuradas no Google: selecione palavras-chave corretas

Quando se trata de rankear as páginas de seu site no Google (e em outros mecanismos de pesquisa como Bing e Yahoo), é importante pensar nas palavras-chave que as pessoas estão usando para pesquisar sobre suas necessidades. Em seguida, você deve utilizar esses termos em seu planejamento de conteúdo, desenvolvendo materiais que atendam a essas keywords, nas páginas de seu site.

A pesquisa de palavra-chave é o primeiro passo para o ranking em direção ao topo dos resultados do mecanismo de busca.

Uma forma de encontrar palavras-chave com facilidade é simplesmente começar a digitar uma frase de pesquisa relacionada ao seu negócio, no Google, e ele começará a exibir várias opções, como no exemplo abaixo:

Como colocar palavras chaves no site

 

Se você quer aprender a como colocar palavras chaves no site, uma dica importante é que otimize keywords com mais de três palavras, as chamadas palavras-chave de cauda longa. Esses termos têm menos concorrência e são mais específicos, gerando tráfego qualificado.

As palavras-chave de cauda longa também permitem que você otimize os termos que têm maior intenção de compra por parte do usuário. Um exemplo de palavras-chave com base em intenção de compra seria “geladeiras top de linha com congelador superior” ao invés de simplesmente otimizar para “refrigeradores”.

Vamos seguir usando o exemplo do refrigerador para você entender como colocar palavras chaves no site. Se você otimizar o conteúdo de uma página apenas para a palavra-chave “refrigeradores”, você pode levar ao seu site pessoas que estejam à procura de informações sobre refrigeradores, de maneira muito ampla, por exemplo:

  • Como funcionam os refrigeradores
  • Que produtos devem ser usados ​​para limpar geladeiras
  • O que procurar ao comprar geladeiras, entre muitos outros

Nenhum desses visitantes está necessariamente desejando comprar uma geladeira com você.

Entretanto, se você criar páginas sobre modelos específicos de geladeiras da marca “x” com freezers superiores, você vai levar as pessoas que provavelmente estão prontas para comprar uma geladeira, porque elas estão realmente interessadas em geladeiras da marca “x”. Essas são pessoas que têm “intenção de compra” e são mais propensas a fazer uma compra real.

Investir nesse público irá aumentar a taxa de conversão de suas ações. Além disso, esses devem ser os tipos de visitantes que você deseja encontrar e atrair para seu site.

Como ver as palavras mais buscadas no Google: maneiras de encontrar palavras-chave

Todos os principais mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Yahoo, exibem palavras-chave relacionadas aos termos de pesquisa inseridos em suas páginas de resultados.

Esses são os termos que os mecanismos de pesquisa consideram relevantes para a consulta de pesquisa.

Além disso, são palavras-chave que os usuários estão digitando para encontrar seu tipo de produto ou serviço. Dessa forma, analisar as “pesquisas relacionadas” no final da página de resultado, é uma das maneiras de como descobrir as palavras mais procuradas no Google.

  • Comece inserindo termos de pesquisa na caixa de pesquisa principal
  • Veja quais frases de pesquisa relacionadas são indicadas pelos mecanismos de pesquisa
  • Mantenha uma lista desses termos, em um planilha de controle
  • Considere construir conteúdos que atendam a esses termos

Abaixo, você verá os termos de pesquisa relacionados do Google:

Como colocar palavras chaves no site

Há uma infinidade de ferramentas de SEO no mercado. Muitas dessas ferramentas são robustas e criadas para os profissionais de SEO usarem para gerenciar as campanhas de seus clientes.

No entanto, aprender como colocar palavras chaves no site e otimizar o conteúdo do seu site é um esforço contínuo – não é uma coisa “única e feita”. Isso significa que você precisa adicionar regularmente novas páginas ao seu site que se concentram nas palavras-chave que você deseja classificar.

Ferramentas como SEMrush permitem que você encontre palavras-chave que são pesquisadas com frequência, mas não são tão competitivas (o que aumenta suas chances de classificação nas primeiras posições).

Esses tipos de ferramentas valerão o preço se você planeja criar e otimizar o conteúdo em seu site sempre que você precisar.

Você também pode se inscrever em uma conta gratuita do Google AdWords e usar o Google Keyword Planner, ou ferramenta de palavra-chave do Google, para encontrar resultados relacionados a volume de pesquisa e ideias de palavras-chave.

Como colocar palavras chaves no site

Dicas finais sobre como colocar palavras chaves no site

Agora que você conheceu algumas maneiras de como colocar palavras chaves no site, indicamos que veja algumas outras dicas para ajudar você a otimizar suas páginas de conteúdo. Você deve inserir as palavras-chave em:

  • Tags de título
  • Tags de descrição
  • Tags de imagem Alt
  • H1 (título 1) tags
  • Use sinônimos / variações das palavras-chave
  • Otimize cada página para apenas 1-2 palavras-chave

Se seu site ou blog forem WordPress, você pode utilizar o plugin gratuito Yoast para inserir as informações descritas acima de maneira fácil, nas suas páginas.

O Google gosta de conteúdo robusto, por isso, tente escrever de 800 a 1.500 palavras por página, mas se mantenha sempre direto e com informações relevantes.

Dominar a arte da pesquisa de palavras-chave e classificar seu site de forma a alcançar a primeira página nos mecanismos de pesquisa, pode levar tempo, mas, assim que você conseguir verá como isso pode ajudar seu site e suas vendas a decolarem.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico, painel de palavras-chave e muito mais.

Com o painel de palavras-chave você poderá escolher as que efetivamente contribuem para o crescimento do seu negócio e nosso software de Inbound Marketing irá gerar um painel de informações demonstrando os indicadores mais importantes e relevantes para um posicionamento digital adequado.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.