Como conseguir backlinks: TUTORIAL com 4 táticas infalíveis para começar HOJE!

Você já sabe o que é backlink e entende sua importância, mas é capaz de listar estratégias práticas de como conseguir backlinks?

Um dos grandes objetivos de profissionais de marketing de TODAS as áreas, é colocar as páginas do site e do blog da empresa, para a qual trabalha, no topo dos resultados do Google.

Para rankear seu site no Google muitos aspectos são considerados pelo “temido” algoritmo da ferramenta, entre eles a autoridade da página, conseguida também por uma série de critérios, como volume e qualidade de backlinks que direcionam para ela. Chegamos então ao objetivo deste artigo: entender como conseguir backlinks. 

Em uma rápida pesquisa você pode encontrar diferentes táticas com esse mesmo objetivo. Aqui, entretanto, fomos direto ao ponto: 4 táticas para conseguir backlinks.

Você já pode começar a colocar o guia em prática, hoje mesmo!

4 estratégias de como conseguir backlinks

1. Guest Post

O guest post é a prática de escrever um conteúdo que será publicado por outro site, mas que terá sua assinatura e, principalmente, incluirá backlinks para páginas estratégicas de seu blog e site.

Você entra em contato com um canal que acha interessante, que conversa com uma persona semelhante à sua, e oferece um conteúdo gratuito em troca da possibilidade de inserir links para seu próprio site.

Siga as dicas do vídeo abaixo para encontrar parceiros para essa prática:

Os backlinks podem ser colocados no corpo do post e na seção de biografia do autor.

Esse é um método famoso de como conseguir backlinks, pois é vantajoso para os dois sites:

  • um recebe conteúdo relevante para compartilhar com seu público;
  • o outro ganha um backlink de alta qualidade.

No mundo ideal tudo acontece nessa perfeita harmonia que contamos acima, entretanto, nem sempre é assim!

É comum que alguns sites se aproveitem dessa tática usando conteúdo inútil e mal escrito para obter links para o site e ganhar “pontos” de autoridade no Google. Entretanto, meu caro amigo, isso não cola mais! Afinal o Google é bastante inteligente e emitiu avisos sobre penalidades relacionadas à guest posts de baixa qualidade e relevância para o público do site que publica o post.

Entretanto, não desanime! Quando bem feitos, com foco no fornecimento de conteúdo de alta qualidade, que esteja alinhado com o público e com o tema do site que vai publicar o post, os guest post são ferramentas eficazes de como conseguir backlinks.

2. Convide especialistas para entrevistas em seu blog

Se você deseja ser visto como uma autoridade, um portal de produção de conteúdo relevante e ainda criar uma estratégia de como conseguir backlinks fortes, você pode entrevistar especialistas sobre assuntos que você aborda.

Após a entrevista feita e publicada em seu blog, algumas práticas são recomendadas para que você consiga os sonhados backlinks:

  • divulgue a entrevista e as respostas de maior destaque em um e-mail marketing voltado para outros blogs e portais relevantes que, de alguma maneira, se relacionam com o conteúdo e possam achá-lo útil suficiente para ser usado em seus próprios textos;
  • envie o conteúdo produzido para o próprio entrevistado e peça que ele compartilhe em seu site, redes sociais e demais canais.

3. Crie um conteúdo rico como vídeo e infográfico

Se você deseja que outros canais, blogs e sites criem links para suas páginas, nada mais eficiente do que dar a eles algo de que precisam.

Materiais ricos, como infográficos, vídeos e quizz, são conteúdos multimídias valiosos para ilustrar conteúdos que estão sendo desenvolvidos por outros sites, que ao invés de criar algo do zero, poderão usar o seu material para oferecer ao público um conteúdo ainda mais especial, completo e que estimule o engajamento.

Novamente, todo mundo sai ganhando:

  • você, que ganha o backlink;
  • o blog que fez o link, que pode usar conteúdo de alto impacto estimulando o engajamento de seus leitores;
  • os usuários que tiveram acesso a conteúdo de qualidade.

Leia mais em: 4 dicas para QUALQUER UM aprender como fazer um infográfico

4. Monitore o trabalho de seus concorrentes

Tudo no marketing digital gira em torno de métricas e elas servem, não apenas para medir os resultados de seus próprios canais, mas também para acompanhar os resultados de seus concorrentes.

Uma vez que a disputa pelo topo do Google tem apenas um vencedor é relevante entender quantos backlinks o seu concorrente obteve, por exemplo, dentro de um mês e comparar com quantos backlinks o seu canal teve, no mesmo período.

As ferramentas de SEO permitem que você realize esse acompanhamento.

Como conseguir backlinks

Essa dica de link building sobre como conseguir backlink não é importante apenas para você ver se você precisa buscar por mais parcerias para guest post ou produzir mais conteúdos ricos, mas também para identificar quais canais estão apontando para seu concorrente.

Com essa informação em mãos você pode entrar em contato com esses canais, apresentar sua empresa e oferece um guest post, por exemplo.

Não tem nada de antiético nesse processo. Você não vai pedir que parem de linkar para seu concorrente apenas vai apresentar sua empresa como mais uma opção de referência.

Como acompanhar métricas, palavras-chave, SEO …

Você já deve ter percebido que o volume de trabalho dentro do marketing digital não é brinquedo não! Entretanto, existe uma forma de automatizar algumas tarefas, ganhar tempo para pensar estrategicamente e ainda otimizar sua produtividade.

Um software de automação de marketing vai ajudar você a encontrar as palavras-chave ideias para seus conteúdos, mas fará também muito mais do que isso! Entre suas funcionalidades você encontra:

  • Criação e otimização de landing pages
  • Disparo de e-mail marketing estratégico
  • Gestão e segmentação de contatos
  • Monitoramento de redes sociais
  • Relatórios.

Com o sistema da LAHAR você tem acesso a um painel com os termos mais pesquisados sobre o seu negócio e insights gerais para auxiliar você a criar conteúdos, bem como todas as funções listadas acima.

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