Como usar o Ubersuggest para fazer pesquisa de palavras-chave

Você sabe como usar o Ubersuggest para fazer pesquisa de palavras-chave?

Quem trabalha com marketing digital conhece a importância das técnicas de SEO e, especialmente, do bom uso das palavras-chave.

Existem diversas ferramentas que auxiliam agências e profissionais da área a realizar uma análise dos termos de pesquisa e identificar aqueles que têm mais chances de trazer bons resultados e melhorar o posicionamento de uma página junto aos mecanismos de busca.

Embora muita gente utilize ferramentas como o Google Keyword Planner ou SEMRush, nós vamos falar de outra solução que vem fazendo bastante barulho: o Ubersuggest.

Desde 2018, quando foi adquirida por Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital em todo o mundo, a Ubersuggest passou por diversas reformulações e se tornou uma das ferramentas mais completas para a gestão de palavras-chave.

Por isso, neste post vamos ver um pouco mais sobre a plataforma e aprender como usar o Ubersuggest. Acompanhe!

O que é o Ubersuggest?

O Ubersuggest é uma ferramenta para pesquisa e análise de palavras-chave. Totalmente gratuita, a plataforma permite ao usuário definir os melhores termos para alcançar melhores resultados de uma página tanto na busca orgânica quanto em anúncios pagos.

Após a aquisição por Neil Patel, a ferramenta mudou completamente e passou a agregar o que havia de melhor nas principais ferramentas do mercado, reunindo, por exemplo, as melhores funcionalidade do Google Keyword Planner e do Google Suggest.

Com isso, o Ubersuggest se tornou uma das plataformas mais completas na internet, permitindo ao usuário uma visão ampla sobre a palavra-chave pesquisada.

Dentre as principais funcionalidades, destacam-se:

  • Visão geral: métricas como volume de busca, interesse e custo para links patrocinados.
  • Sugestões: ideias e sugestões de palavras-chave relacionadas ao termo pesquisado, comparando as principais métricas e resultados.
  • Nível de dificuldade: mostra as chances de alcançar bons resultados em SEO e também para estratégias de PPC (pay-per-click).
  • Ideias de conteúdo.

Como usar o Ubersuggest: passo a passo

O Ubersuggest é uma ferramenta bastante simples e intuitiva. Basta acessar o site, digitar uma palavra-chave ou URL do seu interesse e pronto. Em poucos cliques é possível ter acesso às principais métricas relacionadas a um termo ou a uma página.

Vamos agora detalhar cada passo de como usar o Ubersuggest:

Pesquise uma palavra-chave

O site é bem direto e sem segredo. Ao acessá-lo, a página oferece logo de cara uma barra de pesquisa para palavras-chave ou domínios.

Esta é a tela inicial:

como-usar-o-ubersuggest

Para exemplificar como usar o Ubersuggest, vamos utilizar a palavra-chave “cerveja artesanal”. Após clicar em “buscar”, teremos a seguinte tela:

como-usar-o-ubersuggest

Na parte de cima, a plataforma já informa as principais métricas relacionadas ao termo buscado. No caso da palavra-chave que escolhemos, podemos ver que ela tem, em média, 27.100 buscas mensais, número que, de acordo com o gráfico logo abaixo, vem se mantendo nos últimos meses.

Além disso, o Ubersuggest mostra a dificuldade para ranqueamento orgânico, para anúncios e quanto custaria cada clique em um link patrocinado com o termo que escolhemos.

É possível notar que a ferramenta utiliza um esquema de cores para ressaltar certas informações. Neste exemplo, o volume de busca é bastante alto, fator enfatizado pela etiqueta verde ao lado.

Veja novas ideias de palavras-chave

Rolando a página um pouco para baixo, surge a seguinte tela:

como-usar-o-ubersuggest

Além de mostrar as principais métricas para a palavra-chave pesquisada, o Ubersuggest apresenta também outras ideias de termos relacionados à pesquisa original, mostrando as mesmas informações para cada uma delas: volume mensal, custo por clique, dificuldade paga e dificuldade de SEO.

No nosso exemplo, podemos ver que “cerveja artesanal” é, disparado, a palavra-chave com maior volume de buscas, além de ser o termo que menos paga por clique em links patrocinados.

Por sua vez, “como fazer cerveja artesanal” possui um dificuldade de SEO bem mais baixa e ainda assim apresenta uma quantidade bastante considerável de pesquisas mensais.

Ao clicar em “ver todas as ideias”, na parte inferior, a pesquisa aprofunda-se ainda mais e chegamos à seguinte tela:

como-usar-o-ubersuggest

Repare que, ao todo, são 412 ideais de palavras-chave relacionadas ao termo pesquisado. Ao clicar em cada uma das sugestões, tem-se acesso, no menu lateral, às principais URLs que utilizam a palavra-chave em questão, bem como as principais métricas de cada uma delas.

Aplique filtros e delimite a pesquisa

Ao clicar na opção “filtros”, chegamos a:

como-usar-o-ubersuggest

Vale apontar que, para ter acesso aos filtros de pesquisa, é preciso fazer login com uma conta Google. 

Nessa página, é possível delimitar a pesquisa de acordo com uma série de parâmetros, como:

  • Definir a dificuldade de PPC;
  • Definir a dificuldade de SEO;
  • Definir custo por clique;
  • Definir volume de busca;
  • Excluir palavras-chave que não podem aparecer;
  • Incluir palavras-chave que devem aparecer.

Vamos supor que, no final, a palavra-chave escolhida tenha sido “como fazer cerveja artesanal”. Além de ser um termo de pesquisa mais específico, trata-se de uma keyword interessante, uma vez que ela também vai ranquear em buscar por ‘”cerveja artesanal”.

Tenha acesso a ideias de conteúdo

Uma vez selecionada a nova palavra-chave, podemos clicar no “ideais de conteúdo”, opção disponível no menu fixo à esquerda. Assim, veremos a seguinte tela:

como-usar-o-ubersuggest

Nesta funcionalidade, o Ubersuggest traz informações interessantes sobre as principais páginas que utilizam o termo escolhida, mostrando não apenas a estimativa de visitas mensais (tráfego orgânico), como a quantidade de backlinks que recebeu e os compartilhamentos no Facebook e no Pinterest.

Faça análises de domínio

Por fim, uma nova funcionalidade adicionada recentemente chama-se Visão Geral do Domínio. Basta digitar uma URL qualquer para ter acesso às principais métricas do site.

Para seguirmos nosso exemplo, escolhemos o site da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal. Veja:

como-usar-o-ubersuggest

Mas não é só isso: ao rolar a página para baixo, é possível visualizar o ranking de palavras-chave orgânicas, as principais páginas do site na busca orgânica, as palavras-chave de SEO, além de ter acesso a todos os backlinks que remetem à página e muito mais.

Conclusão

A possibilidade de realizar a gestão de palavras-chave, receber insights e poder ter acesso às principais métricas de diferentes domínios é fundamental para direcionar as estratégias de SEO e melhorar os resultados do site da sua empresa. Por isso, para quem trabalha na área, fica difícil dispensar uma ferramenta tão completa como essa — ainda mais inteiramente gratuita.

Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como usar o Ubersuggest.

Se você quiser tornar sua estratégia de marketing digital ainda mais eficaz, não deixe também de contratar um software de automação de marketing

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!