Truques e dicas de SEO: 8 táticas para ficar entre os primeiros do Google

Se você deseja melhorar os rankings de suas páginas nos mecanismos de busca e superar seus concorrentes, essas dicas de SEO são para você!

Não é nenhum segredo que a criação de uma estratégia de SEO de qualidade pode ser um processo longo e difícil, mas no marketing digital você não tem pra onde fugir.

Pense na otimização de mecanismos de busca como uma competição.

Você está constantemente lutando contra outras empresas por uma posição cobiçada na primeira página – e nas primeiras posições – do Google.

Com que frequência você pesquisa além da primeira página do Google ao procurar um determinado produto?

Não é muito frequente, certo?

Na verdade, o consumidor médio nem clica além dos 5 primeiros resultados da primeira página do mecanismo de pesquisa.

Se seus concorrentes superarem você e ocuparem melhores posições, eles podem estar roubando uma porção enorme de seus clientes em potencial.

Não precisa se desesperar! A seguir separamos 8 dicas de SEO para ajudar você a superar seus concorrentes e ocupar as melhores posições entre os resultados do Google,  independentemente do setor em que esteja.

Se você ainda não domina os conceitos centrais da otimização para mecanismos de busca, sugerimos que antes, leia o artigo; O que é SEO? Tudo o que você precisa saber para começar”.

8 dicas de SEO para alcançar as primeiras posições dos mecanismos de pesquisa

1. Comece fazendo uma pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo para qualquer estratégia de SEO bem-sucedida.

Para quais palavras ou frases você deseja que seu site apareça quando as pessoas pesquisam no Google?

Além de selecionar as keywords que são relevantes para o seu negócio, você vai precisar descobrir quais são as palavras mais procuradas no Google, dentro do seu nicho de atuação.

Melhorar as classificações de suas páginas nos mecanismos de pesquisa, não é apenas sobre atrair mais visitantes para o seu site. É também sobre obter os tipos certos de visitantes.

A melhor maneira de gerar tráfego qualificado para o seu site é planejar sua estratégia de SEO com base nas palavras-chave mais relevantes.

Ao considerar quais palavras-chave você deseja classificar, faça as seguintes perguntas:

  • As pessoas que pesquisarem essa palavra-chave encontrarão o que estão procurando no meu site?
  • As pessoas que pesquisarem essa palavra-chave ficarão satisfeitas quando acessarem meu site?
  • Tenho algo a ganhar com a geração de tráfego para o meu site de pessoas que pesquisam essa palavra-chave?

Se a resposta for sim para todas essas perguntas, você está no caminho certo!

A ferramenta de palavra-chave do Google Adwords – o Google Keyword Planner – é gratuita criada para ajudar você a estimar quais palavras-chave serão mais eficazes para alcançar seus clientes.

Então, como você usa o Google Keyword Planner?

Essa ferramenta está disponível para qualquer pessoa com uma conta do Google Ads e permite que você simplesmente digite qualquer palavra, frase ou URL relacionado à sua empresa e veja uma lista de palavras-chave e métricas relacionadas para esses termos. As métricas incluem:

  • o volume de pesquisas (número médio de pesquisas mensais) ;
  • o nível de concorrência (quão fácil ou difícil será superar concorrentes para essa palavra-chave).

dicas de SEO

Se você não tem certeza de onde começar em termos de testar palavras-chave, pense da seguinte maneira: que palavra ou frase alguém digitaria para encontrar seu site?

Idealmente, cada página do seu site ou postagem em seu blog deve segmentar uma palavra-chave ou um tópico específico. Dito isso, evite segmentar a mesma palavra-chave em várias páginas do seu site.

O Google optará apenas por classificar uma dessas páginas. Portanto, você pode estar desperdiçando seu tempo se tiver várias páginas com o objetivo classificar a mesma palavra-chave.

2. Otimize seu site para palavras-chave

Depois de decidir para quais palavras-chave você deseja que seu site seja classificado, é hora de otimizar sua plataforma.

Certifique-se de que suas palavras-chave aparecem com a maior frequência possível em seu site (ou pelo menos na página do seu site que você deseja ter classificação para essa keyword).

A palavra-chave desejada deve aparecer em:

  • títulos de páginas;
  • cabeçalhos;
  • alt-tags;
  • URLs;
  • meta descrições.

As palavras-chave devem ser implementadas no código-fonte e no conteúdo existente na página que você está tentando classificar.

Leia mais em: Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site

Outra das nossas dicas de SEO é ter um site de várias páginas. Sites de uma única página são fáceis de construir, mas se você quiser melhorar seus resultados nos mecanismos de busca, um site de várias páginas, é o caminho a percorrer!

Quanto mais páginas você tiver em seu site, mais chances você terá de otimiza-lo para as buscas.

3. Escreva conteúdo novo e envolvente com base nas palavras-chave

De novo as palavras-chave?

Sim. De novo e de novo!

Como você encontra algo na internet?

Usando palavras.

Por isso elas são tão importantes em uma estratégia de SEO.

Cada página do seu site pode ser aproveitada para melhorar a sua classificação no mecanismo de busca, desde que você crie conteúdo relevante com base em suas palavras-chave predeterminadas. Isso inclui:

  • páginas de produtos;
  • postagens em blogs;
  • páginas e diretórios de perguntas frequentes.

Preencher seu site com conteúdo de qualidade é uma das dicas de SEO mais importantes deste, e de todos os guias que você irá encontrar.

Ter um blog no seu site é uma das maneiras mais fáceis de incorporar suas palavras-chave ao seu site, além de inserir links internos e externos, nos quais entraremos em detalhe, posteriormente.

Apenas se lembre que você está escrevendo para pessoas. Você tem que ter em mente que existem pessoas reais olhando para o seu site, e seu objetivo é apelar para elas. O Google tem sido conhecido por penalizar sites que são pegos produzindo conteúdo de baixo valor, pensando exclusivamente em rankear.

Então atenção: os mecanismos de pesquisa percebem rapidamente quando a taxa de rejeição do site é alta e a taxa de conversão é baixa.

4. Utilize links internos

Aumentar o número de links internos em seu site é uma das maneiras mais simples de melhorar os resultados de sua estratégia de SEO.

Durante esse artigo você passou por uma série de links internos – e backlinks externos. Sabe essas palavras com cor diferente, que você pode clicar? Pronto. Elas são um link interno ou externo.

Revise e edite suas postagens antigas e insira links internos para outras postagens do seu blog ou páginas em seu site.

A linkagem interna ajuda na navegação do usuário e pode melhorar a autoridade do domínio e o poder de classificação de um site.

Quanto mais páginas você tiver em seu site, mais oportunidades você terá para adicionar links internos. Então, faça um blog e publique novas postagens regularmente.

Certifique-se de que seus links sejam relevantes. Não vincule simplesmente por vincular.

Conectar duas páginas do seu site por meio de hiperlinks internos deve fazer sentido e agregar valor aos visitantes do seu site.

5. Use backlinks

Além de carregar seu site com links internos, uma das dicas de SEO mais importantes é maximizar seus links externos.

Quanto mais uma página do seu site estiver vinculada a outros sites relevantes, mais o Google a considerará relevante e mais “pontos” você ganha na corrida pelos primeiros lugares nos resultados das pesquisas.

Se você conseguir fazer esses sites relevantes também incluirem links, em seus conteúdos, para as páginas do seu blog ou site, você está em um caminho ainda melhor!

Escolha a qualidade ao invés da quantidade em sua estratégia de link building. Alguns links de alta autoridade farão muito mais por você do que muitos links de baixa qualidade.

As melhores dicas de SEO que temos para ganhar backlinks são entrar em contato com influenciadores e solicitar que eles façam links para o seu site em suas postagens, ou simplesmente criar um conteúdo atraente e de alta qualidade que as pessoas desejem vincular.

6. Agilize seu tempo de carregamento

É um fato comprovado que a velocidade com que sua página carrega afeta seu SEO. Se o seu site carrega lentamente, todas as outras estratégias de SEO podem ser em vão.

Idealmente, seu site deve carregar em três segundos ou menos. Uma baixa velocidade de carregamento de página também pode levar a uma alta taxa de rejeição, o que pode prejudicar ainda mais as classificações nos mecanismos de pesquisa.

Você pode usar a ferramenta do Google para medir essa velocidade.

7. Use as Metas Descrições

Uma das dicas de SEO mais importantes, mas frequentemente esquecidas, é otimizar suas metas descrições.

As metas descrições são a primeira coisa que as pessoas veem quando sua página aparece na pesquisa do Google – após o título, claro.

Se o seu site é construído no WordPress, o plugin Yoast SEO pode facilitar a edição das suas metas descrições. Yoast SEO irá te mostrar uma análise da página, bem como uma pré-visualização de como seu título e meta descrição aparecerá no Google.

Certificar-se de que suas palavras-chave apareçam na meta descrição pode dar um grande impulso ao seu ranking.

8. Acompanhe os resultados

Uma vez que o objetivo de todas as dicas de SEO mencionadas é melhorar o seu ranking nos mecanismos de busca, verifique regularmente como o seu site classifica as palavras-chave desejadas. Acompanhe seu progresso.

Lembre-se sempre de que a otimização do mecanismo de pesquisa pode ser um processo lento. Entretanto, se você não estiver obtendo os resultados desejados após o prazo da sua meta, pode ser a hora de reavaliar sua estratégia.

Talvez as palavras-chave que você escolheu sejam muito competitivas ou sua estratégia simplesmente não seja agressiva o suficiente.

Mesmo depois de alcançar a classificação desejada, você precisa continuar a se dedicar. Manter sua posição de alto escalão exigirá esforço contínuo.

No mundo do SEO, seu trabalho nunca termina.

Agora que você já tem as principais dicas de SEO em mãos, pode se interessar pelo conteúdo; “As 11 ferramentas de SEO indispensáveis para sua estratégia”.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como painel de palavras-chave, criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico e muito mais.

Com o painel de palavras-chave você poderá escolher as que efetivamente contribuem para o crescimento do seu negócio e nosso software de Inbound Marketing irá gerar um painel de informações demonstrando os indicadores mais importantes e relevantes para um posicionamento digital adequado.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.