► As 11 ferramentas de SEO indispensáveis para sua estratégia

Um dos grandes objetivos do marketing digital é fazer com que seu público encontre o que pesquisa em uma de suas páginas. Ou seja, a grande meta de empresas de todos os setores é rankear as páginas de seu site ou blog nas primeiras posições de resultados de pesquisa.

O SEO é a tática que auxilia neste processo e por isso encontrar e usar as ferramentas de SEO corretas, é de fundamental importância para uma estratégia de sucesso.

Leia também: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

Dito isso, há várias ferramentas disponíveis, algumas gratuitas, outras pagas, que ajudam você a analisar seu próprio site da maneira como o Google o vê.

Pensando em como te ajudar a encontrar as ferramentas de SEO ideais para o seu negócio, criamos este artigo, com uma lista com 11 ferramentas para SEO gratuitas e pagas, que se concentram em analisar e testar:

  • Link Building
  • Pesquisa de palavra-chave
  • Otimização de conteúdo
  • Análises on-page
  • Análises off-page
  • Monitoramento de posicionamento e mais

As ferramentas de SEO apresentadas neste artigo são críticas para sua estratégia de pesquisa orgânica porque permitem que você se concentre nos elementos do site que o Google considera importantes.

Neste post, veremos 11 ferramentas que ajudam você a executar uma análise de site como um verdadeiro profissional de marketing.

11 ferramentas de SEO indispensáveis

1. Google Search Console (antigo Google Webmaster Tools)

O Google Search Console ou, mais comumente conhecido, Google Webmaster Tools, é uma ferramenta de análise SEO gratuita, que leva em consideração parâmetros de avaliação on-page.

  • Gratuito
  • Objetivo: análise do site

Talvez a melhor maneira de entender a maneira como o Google vê seu site é perguntar ao próprio Google. O Google Webmaster Tools apresenta informações que explicam os fundamentos da pesquisa no Google.

Por exemplo, a ferramenta “Buscar como o Google” permite que você veja uma determinada URL como o Google a vê, o que é crítico para solucionar problemas de desempenho insatisfatório do SEO.

As informações retornadas podem ajudar você a modificar a página em questão para obter melhores resultados, podendo até mesmo ajudar a isolar o tópico problemático.

Outro excelente recurso do Google Webmaster Tools é o PageSpeed ​​Insights. Esta ferramenta de SEO mede o desempenho do seu desktop e do site mobile em termos de velocidade.

Com as consultas de pesquisa por smartphone superando as pesquisas por outros dispositivos, a velocidade das páginas está se tornando cada vez mais importante para as empresas que desejam manter seus visitantes e aumentar seu tráfego.

“O PageSpeed ​​Insights avalia a qualidade com que uma página segue práticas recomendadas de desempenho comuns e calcula uma pontuação de 1 a 100”, de acordo com o Google Developers. Essa pontuação pode ser:

  • Boa, como uma nota acima de 80
  • Média, entre 60 a 79
  • Baixa, com nota de 0 a 59

A ferramenta não analisa apenas a velocidade, mas diversos outros fatores determinantes para o resultado de sua estratégia de otimização do site para que ele apareça entre os primeiros resultados do Google.

Você pode realizar, por exemplo, um teste e ver se o Google consegue entender seu conteúdo, afinal se ele não é capaz de entender seu conteúdo você não é relevante para ele.

Se você está começando e quer que seu site esteja otimizado para as ferramentas de pesquisa essa ferramenta para SEO deve ser prioridade.

2. SEMrush

  • Paga
  • Objetivo: ferramenta completa com funcionalidades como pesquisa de palavras-chave, monitoramento de posições, análises de link building e mais

O SEMrush é um painel super elaborado que relata o desempenho de domínios como um todo e suas páginas específicas. O site oferece inúmeros kits de ferramentas, um dos quais é um kit de ferramentas de SEO. A ferramenta de SEO ainda disponibiliza:

  • Auditoria SEO técnica
  • Posição no ranking
  • Ideias para ganhar mais tráfego orgânico
  • Inteligência competitiva
  • Auditoria e análise de backlinks

Trata-se de uma das melhores ferramentas SEO de pesquisa de palavras-chave. Essa funcionalidade do SEMrush, é um dos principais recursos do kit de ferramentas, permitindo que você insira uma página do seu site para ver quais palavras-chave está classificando, qual é a classificação da página para essa palavra-chave, o volume de pesquisa mensal da palavra-chave e muito mais.

O restante do conjunto de ferramentas de SEO permite que você:

  • Compare o desempenho da sua página com a concorrência
  • Pesquise palavras-chave adequadas
  • Aproveite oportunidades semelhantes de SEO na página

3. Google Keyword Planner (ferramenta de planejamento de palavra-chave do Google)

  • Gratuito
  • Objetivo: Ferramenta de SEO para pesquisa de palavra-chave

O Google Keyword Planner também é uma das melhores ferramentas de SEO de pesquisa de palavra-chave. É gratuita e informa a probabilidade de alguém pesquisar determinada palavra-chave.

A ferramenta de análise SEO trabalha para encontrar as palavras-chave que são mais relevantes para a sua empresa. Assim, você pode escolher as melhores e adicionar ao seu plano de marketing de conteúdo, de maneira mais consciente.

A ferramenta de palavra-chave do Google também pode ser usada para campanhas de Adwords. Por meio dela você:

  • Recebe estimativas de lance sugerido
  • Visualiza com que frequência as palavras-chave são pesquisadas
  • Compara o volume de pesquisa ao longo do tempo
  • Define lances para cada keyword antes de ativar sua campanha

4. Check My Links

  • Gratuito
  • Objetivo: otimização de links

Para garantir que seus links em uma página, externa ou interna, realmente funcionem, considere verificá-los por meio da Check My Links.

Essa ferramenta de SEO gratuita verifica links interrompidos e permite que um editor faça correções antes que uma página seja ativada.

Pense em um site como o da Wikipedia, por exemplo. A página da Wikipedia para o termo “marketing” contém 711 links. O Check My Links não só conseguiu detectar esse número em questão de segundos, como também encontrou (e destacou) sete links quebrados.

A ferramenta destaca todos os bons links em verde e os que estão quebrados em vermelho, facilitando a identificação daqueles que não funcionam ou não estão mais ativos.

5. BuzzStream

  • Ferramenta de análise SEO paga, com teste gratuito de 14 dias
  • Objetivo: Link Building

O BuzzStream é uma forma gerenciar o alcance das páginas que podem fornecer links de entrada para o seu site.

O BuzzStream torna fácil pesquisar sites apropriados, criar mensagens de e-mail efetivas e rastrear quem aceitou cada solicitação de link.

O BuzzStream ajuda você a identificar candidatos para divulgação com base em seu setor e como eles estão envolvidos em várias redes sociais. Assim, você sabe quem será mais receptivo a sua solicitação de backlink e aumentará sua classificação no Google.

ferramenta de seo

6. Moz’s Pro Tools

  • Ferramenta paga, com 30 dias de teste gratuito
  • Objetivo: análise do site

A assinatura do Moz Pro funciona como uma ferramenta completa para aumentar a classificação do seu negócio nos resultados de pesquisa e ampliar sua estratégia SEO. A coleção de ferramentas da Moz oferece aos assinantes os recursos necessários para:

  • Identificar oportunidades de SEO
  • Acompanhar o crescimento de sua estratégia
  • Acompanhar seus resultados de rankeamento
  • Criar relatórios
  • Otimizar seus esforços gerais
  • Rastrear e auditar seu site

7. UpCity’s SEO Report Card

  • Gratuito

A ferramenta de SEO UpCity’s SEO Report Card permite que você analise seu site para determinar como ele se compara aos seus concorrentes.

Em troca de um pouco de suas informações de contato, o Relatório da ferramenta de SEO gratuita apresentará um relatório que abrange o seguinte:

  • Análise de classificação: Um relatório de onde seu site classifica no Google, Yahoo! E Bing. Sua classificação é baseada na principal palavra-chave que você seleciona ao inserir informações para criar o relatório.
  • Link Building: Uma conta detalhada do número de sites que apontam para o seu site.
  • Análise no local: Veja como você foi bem-sucedido ao incorporar sua principal palavra-chave em todo o site.
  • Acessibilidade do site: Uma seção focada no tempo de carregamento do seu site e na facilidade de acessibilidade para os rastreadores.
  • Métricas de confiança: Apresenta uma visão geral do nível de confiança ou autoridade do seu site.
  • Indexação atual: Uma indicação de quantas das páginas do seu site foram indexadas.

8. Screaming Frog’s SEO Spider

  • Custo: A ferramenta é paga, mas a versão LITE é gratuita
  • Objetivo: análise do site

O Screaming Frog SEO Spider é o melhor amigo de um profissional de marketing que tem uma estratégia SEO.

Projetado especificamente para o SEO, este programa rastreia os sites que você especifica, examinando as URLs e identificando problemas comuns de SEO.

Este programa simplifica e agiliza um processo demorado – especialmente para sites maiores. Pode levar horas ou dias para avaliar manualmente as mesmas URLs.

É uma ferramenta de SEO bastante intuitiva, com guias fáceis de navegar. Além disso, você pode exportar qualquer um ou todos os dados para o Excel para análise posterior.

9. Google Trends

  • Gratuito
  • Objetivo: Verificar tendências de pesquisa

Sempre VERIFICAR o Google Trends antes de ativar o acionador em uma palavra-chave.

Por quê?

Porque provavelmente você deseja saber se a sua palavra-chave está ficando mais ou menos popular. Se você pular essa etapa, corre o risco de otimizar sua página em torno de uma palavra-chave que está morrendo.

Recurso interessante: role até o final da página e confira “Consultas”. Estas são palavras-chave relacionadas que você pode inserir no Google Keyword Planner para ver se elas são um bom ajuste.

10. Majestic SEO

  • Ferramenta paga, mas com funções gratuitas
  • Objetivo: análise off-page

Com um índice enorme e atualizado, o Majestic é uma das principais ferramentas de análise SEO de links do mercado.

A ferramenta para SEO também tem algumas métricas de propriedade úteis como “TrustFlow” e “CitationFLow” que informam se o site do qual você deseja obter um link possui uma boa autoridade.

Um recurso interessante é o “Hunter”. Ele mostra sites que tendem a se vincular a seus concorrentes (mas não a você). Esta é uma ótima maneira de descobrir novas oportunidades de construção de links.

11. LAHAR

  • Ferramenta paga, mas com teste gratuito por 15 dias
  • Objetivos: palavras-chave

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como:

  • Automação de marketing
  • Criação e otimização de landing pages
  • Disparo de e-mail marketing estratégico
  • Gestão e segmentação de contatos
  • Monitoramento de redes sociais
  • Relatórios
  • Painel de palavras-chave

Este último tópico é de extrema importância para o SEO.

Você poderá escolher as palavras-chave que efetivamente contribuem para o crescimento do seu negócio e nosso software de Inbound Marketing irá gerar um painel de informações demonstrando os indicadores mais importantes e relevantes para um posicionamento digital adequado.

Você também poderá usar a inteligência da ferramenta de SEO para saber onde você deve:

  • Produzir conteúdo
  • Otimizar suas páginas
  • Investir em links patrocinados (Google Adwords)

Você também poderá utilizar a plataforma para acompanhar a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave.

Este conteúdo foi escrito pela LAHAR. Somos uma plataforma que pode ajudar você e seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes. Entre em contato com a nossa equipe.