O que é backlink: conceito, tipos e seu papel estratégico no SEO ➶

O que é backlink? Um backlink é um link que ao receber um clique, leva o usuário de uma página de um site A para outra página de um site B. O backlink aponta de um domínio para o outro. 

O que é backlink

Em suma, um backlink é criado quando um site é vinculado a outro. Atenção que estamos falando de links entre sites diferentes. O site A e o site B. Quando um conteúdo ou uma página usa links para outras páginas dentro do mesmo canal o nome dado não é backlink, mas links internos.

Na imagem abaixo você vai ver um backlink que nosso site fez para uma outra página. Nesse caso, nosso backlink foi criado dentro de um post blog, que indicava outro post blog sobre o conceito indicado.

O que é backlink

O que é backlink e seu papel no SEO

Os estudos relacionados a SEO concordam que, quando se trata de rankear uma página dentro dos resultados de uma pesquisa feita no Google, os sites com os links mais fortes aparecem nas primeiras posições. Mas, o que faz um link ser forte? Existem vários critérios, mas neste artigo vamos nos concentrar na autoridade dos links.

A autoridade por sua vez também é medida por diferentes fatores registrados no algoritmo do Google. Entre esses critérios estão a quantidade de vezes que um link é citado em outros domínios, além do de origem, e a qualidade dos domínios que citam essa página.

Dessa forma, os backlinks tornam um site mais forte e mais popular.

Leia também: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

Entretanto, nem todo backlink recebido ajuda uma página, site ou domínio. Existem bons e maus backlinks.

Bom backlink

Afinal, o que é backlink bom? Sem muitos rodeios, trata-se de um backlink que influencia positivamente o rankeamento da página dentro dos mecanismos de pesquisa. Isso quer dizer que, quando sua página foi citada pela outra página, ela recebeu mais um “pontinho” rumo à boas posições de resultados.

Mas, como identificar que sua página recebeu um bom backlink? Algumas características podem te ajudar a fazer essa identificação:

  • vem de um site verificado;
  • não possui o atributo nofollow anexado às propriedades do link;
  • vem de um site que possui uma alta autoridade de domínio e confiança do Google;
  • vem de um site de alta qualidade.

Backlink ruim

Um backlink ruim possui as seguintes características:

  • é o resultado de uma troca de links;
  • vem de um site de baixa qualidade, com pouca autoridade de domínio e sem confiança do Google;
  • vem de um site com pouco ou nenhum conteúdo original.

Um site com muitos backlinks ruins pode ser penalizado pelo Google, exatamente por isso existem formas de remover esses backlinks ruins para o seu site, não permitindo que eles permaneçam estabelecendo uma relevância negativa ao seu trabalho de SEO. Um artigo muito completo sobre isso é o Como rejeitar backlinks negativos e melhorar os resultados do seu blog?, feito pela Rock Content (olha a gente fazendo um backlink bacana! <3). Então se você ficou interessado corre lá e aprenda tudo sobre o assunto.

Por aqui vamos continuar falando sobre o que é backlink e quais os seus tipos!

Tipos de backlink

A partir daqui vamos considerar que os backlinks recebidos são bons backlinks, ok? Entretanto, é importante que você se mantenha atento constantemente, ao tópico anterior. Nunca pare de monitorar suas ações e tudo o que acontece com a sua marca.

Então, quais são os diferentes tipos de backlink que suas páginas podem receber (e também enviar)?

Link Juice

Quando você tem um link juice quer dizer que seu link recebeu autoridade por ser citado por aquele canal e que o portal que usou seu link também recebeu a autoridade que seu domínio possui. Resumindo, vocês compartilharam autoridade. Esse backlink ajuda na classificação do artigo e também melhora a autoridade do domínio. 

Nofollow link

Quando um site direciona para outro site, mas o link possui a tag “nofollow” em seu HTML, esse link não passa o Link Juice para a página de destino, ou seja, não há compartilhamento de autoridade.

Esses links não são úteis em relação à classificação de uma página, mas são usados por empresas que não querem receber backlinks negativos. Para isso, os gestores da empresa que não quer receber o backlink, acrescentam a tag nofollow em sites não confiáveis.

O que é backlink

Dofollow

Por padrão, todos os links adicionados a uma postagem são links dofollow, ou seja, compartilham a autoridade da página que fez o link para a página que recebeu.

Root Domains links

Refere-se ao número de backlinks que chegam ao seu site a partir de um domínio. Mesmo que um site tenha vinculado ao seu site dez vezes, ele será considerado apenas como um domínio vinculado.

Low-Quality Links ou links de baixa qualidade

Já falamos sobre eles neste artigo. São links de baixa qualidade são links provenientes de sites também de baixa qualidade como sites de spam. Esses links fazem muito mais mal do que bem.

Links internos

São os links que vão de uma página para outra no mesmo domínio.

Texto âncora

É o texto usado para hiperlinks. Os backlinks de texto âncora funcionam muito bem quando você tenta classificar determinadas palavras-chave, como este link que te leva para um texto sobre como conseguir backlinks.

3 benefícios da aquisição de backlinks

Agora você já sabe o que é backlink e aprendeu sobre os tipos de backlinks que existem, mas será que todo esse esforço vale realmente a pena?

Sim, vale!

Quer alguns argumentos? Então vamos a eles! 

1. Fator de classificação no Google

Com mais de 100 bilhões de buscas mensais, o Google é o principal mecanismo de busca do mundo. De acordo com diversas pesquisas, os backlinks ainda estão entre os 3 principais fatores de classificação aos olhos do algoritmo do Google. 

Resumindo, não realizar ações, como a produção de guest posts, que permitam que você consiga backlinks de outros sites, vai fazer você ficar atrás de seus concorrentes que possuem uma estratégia bem definida de link building.

2. Conquiste autoridade no mercado

A principal maneira de criar autoridade de domínio são os backlinks, portanto, invista em uma estratégia de criação de links.

Além disso, a autoridade perante seu público e o mercado, também é ampliada.

Quando sua persona está navegando na web e vê vários outros sites com links para o seu, você desenvolve uma autoridade em seu setor.

O mesmo acontece com outras empresas e profissionais do mesmo nicho. Se eles começam a ver muitos sites apontando para o seu conteúdo, começam a se interessar por parcerias e tenta estabelecer relacionamentos estratégicos, mais fortes.

3. Mais tráfego

O simples fato de acrescentar autoridade ao domínio e ajudar no melhor rankeamento do site no Google, já ajudaria a aumentar o tráfego para o seu site. Além desse caminho, o tráfego também aumenta uma vez que usuários de outros sites vão clicar nos links propostos e serão encaminhados para suas páginas.

Isso é especialmente verdade se o contexto no qual o backlink for inserido fizer seu conteúdo parecer atraente.

É claro que o backlink é apenas a ponta do iceberg quando falamos sobre estratégias de marketing digital. Com tantas atividades a realizar, talvez seja a hora de tornar seu trabalho ainda mais estratégico e produtivo com um software de automação de marketing.

A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing com mais de 700 clientes no Brasil. Descubra como nossa equipe pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o marketing digital.