[GUIA COMPLETO] O que é guest post, porque adotar a estratégia e dicas para começar

Você ouviu essa expressão enquanto estava conversando com um colega de trabalho ou enquanto lia algum post blog sobre SEO e marketing de conteúdo, entretanto, você não sabe o que é guest post? Não se preocupe!

O marketing digital criou um dicionário particular com tantas expressões que fica difícil dominar todos os conceitos. Na verdade, ninguém sabe tudo e o importante é seguir perguntando e aprendendo!

Bom, mas o que é guest post? Porque ele é relevante em uma estratégia de marketing de conteúdo, SEO e, consequentemente, em como fazer Inbound marketing?

O que é guest post?

Os guest posts são textos de blog comuns, com apenas uma particularidade: eles são escritos pelos redatores de um canal e publicados em outro canal. 

Você já deve ter lido algum artigo que no final apresentou uma frase como “Este artigo foi escrito por fulano de tal do blog X”. Isso acontece quando existe uma parceria para a produção e publicação de guest post.

Em suma, o que é guest post pode ser entendido como o ato de escrever um conteúdo para o site ou blog de outra empresa. Ou ainda, receber um conteúdo de uma outra empresa para publicar no seu blog.

Guest em inglês significa convidado, dessa forma, guest post é um post de convidado. Em uma estratégia de conteúdo, você pode convidar e ser convidado.

Porque o guest post é importante para a estratégia de marketing?

1. Atrair novos visitantes para o site

Ao escrever um conteúdo para um outro site ou blog você tem um objetivo principal: atrair os visitantes desse canal para o seu canal. 

Para que isso aconteça, além de encerrar o texto com “Este post foi escrito por…”, é importante que o redator use estratégias como:

  • backlinks, que levem o leitor para as páginas do site responsável por escrever o texto;
  • recursos multimídias como vídeos e infográficos desenvolvidos pelo criador do texto;
  • CTAs chamando o leitor a se cadastrar para receber um material rico, como ebook e whitepaper, e mais. Com isso você ainda vai converter visitantes em leads.

É claro que para todo seu esforço valer a pena você precisa identificar sites e blogs que tenham uma persona similar à do seu negócio ou canal.

Vamos imaginar que seu blog faça parte do site da sua empresa que presta serviços de TI terceirizados para outras organizações. Você pode fazer guest post com blogs que falem sobre empreendedorismo, finanças, tecnologia, terceirização de serviços e mais.

O que é guest post

2.  Aumentar a autoridade de seu domínio para os mecanismos de pesquisa

Lá vai mais um nome para você lembrar: link building. Esse é o nome dado à estratégia que se dedica a fazer com que os links de seu site ou blog sejam mencionados em outros sites.

Isso é importante pois o Google, e demais mecanismos de busca, entendem que quanto mais sites mencionam um conteúdo, maior é a autoridade deste conteúdo sobre aquele assunto.

É claro que a quantidade não é a única métrica usada pelos buscadores, mas por hora é o que basta para você compreender porque você deve se preocupar com o link building, com os backlinks e, por fim, com os guest posts.

Ao desenvolver guest posts para outros sites e blogs você está criando um conteúdo com backlinks para suas páginas. Isso mostra para os mecanismos de pesquisa que você “sabe o que está falando”, afinal, outro site está indicando o conteúdo do seu canal.

Outra vantagem do guest post é que você insere os backlinks que desejar, para as páginas que forem mais estratégicas para seu negócio e para as quais você deseja rankear melhor.

O link building é uma estratégia muito importante para quem está em busca de mostrar autoridade para o Google e demais mecanismos de pesquisa. Resumindo é mais uma parte do trabalho de SEO e está incluso no que é guest post, como estratégia.

Na verdade, o que é guest post é uma das formas de como fazer link building.

Em suma, com uma boa estratégia de guest post, além de levar os usuários de um site Y para a sua plataforma, você dá mais um empurrãozinho para que os conteúdos e páginas linkadas no interior do guest post também ganhem mais autoridade perante o Google. Nada mal, não é mesmo?!

3. Aumentar a credibilidade e se estabelecer como autoridade no setor

Ao compartilhar seu conhecimento por meio da produção de conteúdos relevantes que serão publicados nos sites de outras empresas, você pode estabelecer-se como uma figura de autoridade em seu mercado, além de criar e estreitar relacionamento com outros importantes nomes de seu setor.

Porque deixar as pessoas publicarem conteúdo em seu site?

Uma mão lava a outra! Para você que está aprendendo o que é guest post, esquecer essa regra é um erro fatal!

Assim como o guest post é importante para a sua empresa, ele também é para outros canais, por isso sempre que alguém propuser fazer um post para ser publicado em seu canal, considere com atenção. Visite o site e blog do “convidado”, analise sua qualidade e aceite a parceria se considerar que tudo está de acordo com os valores da sua empresa e com as diretrizes do Google.

Essa prática também ajudará você a oferecer para os visitantes da sua plataforma novos conteúdos e informações, o que vai manter os leitores envolvidos e conta ponto para você.

Como começar a estratégia de guest post?

Agora que você já sabe o que é guest post, ficou animado para acrescentar essa estratégia em suas táticas de marketing digital? Dois passos são fundamentais. Anote as dicas.

Escolha os canais parceiros com atenção!

Procure por blogs de setores que se relacionem com o seu, mas que não sejam empresas concorrentes.

A ideia é que você realmente contribua para a formação dos leitores daquele canal, e que consiga atrair os usuários que estão realmente interessados no que você tem a falar.

Resumindo, você deseja escrever para seu público alvo e não para quem não vai fazer nada com sua informação.

Faça uma pesquisa no setor e identifique blogs para os quais você acha interessante escrever.

É importante também que o conteúdo do canal selecionado esteja alinhado com o seu negócio, personalidade ou marca. Isso é válido para quem escreve e para quem recebe o conteúdo para publicar.

Você pode analisar, por exemplo:

  • se o canal possui muitos seguidores que interagem por meio de conteúdo;
  • se as redes sociais do canal são mantidas e alimentadas constantemente;
  • qual é a autoridade de domínio? Ela contribui para sua estratégia de SEO?

O vídeo abaixo também oferece dicas de como encontrar parceiros para realizar guest posts. Vale conferir!

Saiba o que escrever

Assim como na estratégia para produção de conteúdo para o seu blog, é importante que você organize bem seu conteúdo e escreva sobre assuntos relevantes que estão sendo pesquisados pelo perfil de usuários que te interessam.

Use ferramentas de SEO também para organizar a produção de guest posts.

Você também pode usar um software de automação de marketing para ajudar a encontrar as palavras-chave ideias para seus conteúdos. Com o sistema da LAHAR você tem acesso a um painel com os termos mais pesquisados sobre o seu negócio e insights gerais para auxiliar você a criar conteúdos.

É claro que uma plataforma de automação como a LAHAR pode fazer muito mais para você, como:

  • Automação de marketing
  • Criação e otimização de landing pages
  • Disparo de e-mail marketing estratégico
  • Gestão e segmentação de contatos
  • Monitoramento de redes sociais
  • Relatórios.

Ficou curioso? Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podem ajudar seu negócio a alcançar visitantes, gerar leads e converter clientes.