O que é Link Building e como usar em Marketing Digital

o-que-e-link-building

Ter um espaço na internet é necessário para qualquer tipo de negócio, bem como se tornar referência e ter seu link recomendado em diversos sites. No entanto, sem entender o que é link building e como ele deve ser utilizado, é praticamente impossível obter bons resultados e ganhar destaque nos motores de busca, assim como captar clientes e leads por meio dessa técnica.

Então, se o seu objetivo é fazer seu trabalho ganhar mais destaque, nos acompanhe até o final desse post sobre o uso do link building no marketing digital.

Nele, iremos explicar de forma simples do que se trata o link building e dar algumas dicas de como ele pode ser inserido na sua estratégia de marketing digital.

Veja também: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

O que é link building

Explicando em poucas palavras, o link building nada mais é do que a parte do trabalho de SEO dedicada a fazer com que seus links ou um link de uma página específica sejam mencionados em outros sites.

Criar um conte√ļdo excelente em termos de palavra-chave e relev√Ęncia, claro, continua sendo necess√°rio, mas quanto mais men√ß√Ķes adquiridas, melhor.

Isso se dá pelo fato de que cada vez que seu link aparece em outro site é como se ele estivesse recebendo um voto positivo, e é exatamente assim que os mecanismos de buscas entendem.

Logo, quanto mais sites te mencionarem, maior ser√° seu n√ļmero de votos perante esses buscadores e, consequentemente,¬†melhor ser√° sua posi√ß√£o nos resultados de buscas.

Porém, não adianta simplesmente recorrer a táticas antigas e que vão surtir efeito contrário, como compra de links, e muito menos recorrer a todos os sites aos quais tiver acesso.

√Č preciso trabalhar a estrat√©gia de link building corretamente dentro da sua estrat√©gia de marketing digital, como nas dicas citadas abaixo.

Como fazer link building

Agora que voc√™ entendeu o que √© link building, est√° na hora de p√īr em pr√°tica.

Como citado acima, o link building pode ser¬†um tanto trabalhoso. Afinal, requer pesquisa constante para encontrar o maior n√ļmero poss√≠vel de sites que estejam dispostos a inserir seu link nos conte√ļdos de alguma forma, sites esses que devem possuir algum tipo de liga√ß√£o com o seu no que diz respeito ao contexto, para que o trabalho n√£o fique artificial e deixe de surtir efeito.

Logo, temos quantidade e principalmente qualidade como fatores determinantes, mas não existe uma fórmula exata a ser seguida.

Confira abaixo algumas dicas fundamentais para que o link building seja utilizado de forma eficaz na sua estratégia de marketing digital:

1- Aposte na relev√Ęncia

Crie conte√ļdos que sejam de fato relevantes ou que mexam com a emo√ß√£o do leitor de alguma forma, pois possuem chances maiores de serem compartilhados.

2- Utilize guest posts

Trabalhe com guest posts sempre que poss√≠vel. Ou seja: firme uma parceria com outro blog, na qual um produzir√° conte√ļdo para o outro, linkando para os respectivos blogs autores.

3- Aten√ß√£o √†s √Ęncoras no texto

Tenha aten√ß√£o redobrada ao texto √Ęncora que o site que ir√° direcionar para voc√™ escolheu.

Esse texto √© o que ‚Äúcobre o link‚ÄĚ e, portanto, deve ser o mais contextualizado poss√≠vel, embora n√£o precise conter exatamente as mesmas palavras que o link em si. O famoso ‚Äúnesse link aqui‚ÄĚ tamb√©m pode ser utilizado.

4- Saiba o que falam sobre o seu negócio e faça follow ups

Acompanhe as men√ß√Ķes referentes ao seu site que s√£o feitas diariamente na internet. Essa √© uma forma simples de ter acesso ao que as pessoas falam a respeito dele, manter relacionamento e claro, obter links.

Caso perceba que determinado site com potencial citou um artigo seu e não guiou a pessoa para a sua página, é hora de entrar em contato agradecendo e solicitando que o link seja inserido.

Confira: O que são Landing Pages: Tudo que você precisa saber

5- Sistematize o trabalho

Crie uma planilha com todas as fontes de links que voc√™ gostaria de ter e fa√ßa marca√ß√Ķes na medida em que for entrando em contato e descobrindo o que precisa ser feito para ser citado. Anote tamb√©m em quais sites a concorr√™ncia est√° aparecendo e entre em contato com eles.

6- Faça link building interno também!

Utilize links internos ligando diversas páginas do seu site. Isso ajuda os buscadores a entender quais são as mais importantes e faz com que o visitante tenha um tempo maior de navegação.

Existem dezenas de outras dicas que podem ser trabalhadas, e agora que você já sabe o que é link building e como deve ser utilizado, é hora de colocá-las em prática.

Deixe um coment√°rio abaixo ou entre em contato conosco para conversarmos mais sobre o assunto!

Veja mais: Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas