O que é SEO? Tudo o que você precisa saber para começar

Há uma boa chance de você ter ouvido falar sobre SEO. Mas, afinal, o que é SEO?

Se você deseja apenas o significado técnico: SEO é a abreviatura de Search Engine Optimization, ou, em português, otimização do motor de pesquisa.

Embora tenha apenas três letras, investir em ações de SEO pode fazer uma grande diferença na sua estratégia de marketing digital.

A seguir, responderemos a pergunta: o que é SEO, apresentando conceitos sobre o termo. Além disso, explicaremos como você pode colocá-lo em prática no dia a dia da sua empresa e conquistar as tão sonhadas primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google.

O que é SEO?

SEO é o processo de fazer alterações no design e no conteúdo de seu site (e blog), a fim de ajudá-lo a aparecer nos motores de busca, como o Google.

Ao otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa, você pode ganhar posições e assim  aumentar a visibilidade da sua marca nos resultados orgânicos das plataformas de busca.

Se você está se perguntando como isso funciona, aqui está uma rápida análise.

Mecanismos de pesquisa como o Google, analisam seu site e examinam elementos de design e conteúdo que irão ajudá-lo a determinar que tipo de tópicos (assuntos) seu site discute. Essa análise também identifica se seu site se preocupa ou não com a experiência do usuário.

Esse processo é chamado de rastreamento. Ele ajuda o mecanismo de busca a fornecer resultados de pesquisa mais relevantes e úteis para seus usuários.

Ao aplicar táticas de otimização sua empresa está trabalhando para ajudar os mecanismos de busca a entenderem e indexarem seu conteúdo.

Quanto melhor for o seu site para os mecanismos de pesquisa, ou seja, quanto mais otimizado ele estiver para essas ferramentas, maior será a probabilidade delas recomendarem seu site quando usuários procurarem palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Ao realizar algumas alterações em seu site, sua empresa pode trabalhar para melhorar seu SEO e aumentar sua classificação na página de resultados de mecanismos de pesquisa.

O objetivo da maioria das empresas é classificar na primeira página do Google, Bing e outros mecanismos de busca, para palavras-chave e frases relevantes para seus produtos e serviços.

A única maneira de tornar isso possível é tomar as medidas necessárias para melhorar o SEO ao longo do tempo.

O Ranking do Google

Agora que você já está entendendo o que é SEO para o Google, vamos seguir em frente.

Melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa pode ajudar você a ocupar melhores posições no rankeamento de ferramentas de busca como o Google. Assim, você aumenta sua classificação e melhora sua visibilidade online.

Quanto mais alta a posição da sua empresa no ranking de para palavras-chave e frases relevantes para seu negócio, maior a probabilidade de você ser descoberto por clientes que pesquisam seus produtos, serviços ou buscam por tópicos relacionados.

Na maior parte das pesquisas, os consumidores não olham para além da primeira página de resultados do Google. Por isso é vital que as empresas trabalhem para melhorar sua classificação, aumentar sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa e alcançar mais clientes em potencial.

Como aumentar o posicionamento no ranking do Google?

Há uma série de fatores que contribuem para o melhor rankeamento das páginas. Embora o Google utilize um algoritmo sofisticado para determinar sua classificação, você ainda pode trabalhar para melhorar seus resultados, seguindo algumas práticas recomendadas.

Veja algumas maneiras de aumentar a classificação das páginas do site e do blog de sua empresa, em resultados de mecanismos de pesquisa:

Produza conteúdo de qualidade

Uma das melhores ações de SEO para melhorar seu ranking é a produção de conteúdo relevante, que seja único.

Quanto mais conteúdo de qualidade você produzir, mais os mecanismos de pesquisa terão que ler e entender sobre o que é seu site, além de identificar como você ajuda os seus consumidores.

Faça sua pesquisa de palavras-chave

Outro elemento importante para o SEO é a pesquisa de palavras-chave.

O tópico anterior falava de produção de conteúdo, mas que conteúdo?

Seu objetivo deve ser encontrar as palavras-chave que os usuários estão usando para achar marcas como a sua no Google.

Em seguida, você pode criar conteúdo em torno dessas palavras-chave e frases para melhorar suas chances de ser encontrado.

Uma dica para encontrar esses termos é a utilização da ferramenta de palavra-chave do Google. Ela é simples de usar e é uma das ferramentas de SEO fundamentais para sua estratégia.

Leia mais em: Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site

Verifique se seu site é compatível com dispositivos móveis

Se você quiser competir no mercado digital, é obrigatório ter um site otimizado para dispositivos móveis, como o smartphone.

Não apenas um site responsivo para dispositivos móveis ajuda a melhorar a experiência do usuário em seu site, mas também contribui para sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Produção de conteúdo, pesquisa de palavra-chave e compatibilidade com dispositivos móveis, são apenas alguns dos fatores de SEO que estão sob seu controle.

No entanto, também há vários fatores de rankeamento que são influenciados por seus visitantes ou leitores.

Por exemplo, sua autoridade é baseada na qualidade de outros sites ou indivíduos que vinculam a sua página ou compartilham seu conteúdo com outras pessoas. Quanto mais sites de qualidade estiverem vinculados ao seu conteúdo, melhor será sua autoridade.

Esse vínculo acontece, por exemplo, quando um site de referência publica um conteúdo com um link para os conteúdos do seu blog. Por sua importância no SEO, diversas estratégias de Link Building foram desenvolvidas.

Outro fator de SEO off-page que pode afetar o seu ranking é se os visitantes demoram para se engajar com seu conteúdo ou se deixam seu site rapidamente.

Embora não haja maneira de garantir que os visitantes permaneçam e se envolvam com seu conteúdo, você pode começar criando postagens atraentes que os visitantes desejem passar um tempo lendo.

Leia mais em: 15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs

Por que o SEO é importante para o meu negócio?

Agora que você sabe o que é SEO para o Google e compreende um pouco mais sobre como funciona, você pode estar se perguntando: por que o SEO é importante para a minha empresa?

Não importa em que setor você esteja ou quão grande ou pequeno é o seu negócio, os consumidores estão usando os mecanismos de pesquisa à procura de marcas como a sua, todos os dias.

Uma das melhores maneiras de alcançar esses clientes em potencial é otimizando as páginas do seu site, por meio das estratégias de SEO.

Pense nisso desta maneira. Para onde você vai quando precisa obter informações sobre um produto, serviço ou tópico?

Para o Google!

Acredite, seus clientes tem um comportamento muito similar. Prova disso são as mais de 100 bilhões de pesquisas mensais feitas no Google.

Para grande parte dos consumidores, a jornada do comprador começa em um mecanismo de pesquisa.

Os usuários pesquisam palavras-chave e frases que correspondam a seus desafios e necessidades e navegam rumo a páginas que podem ajudar a instruí-los sobre soluções.

Por meio de conteúdo de qualidade que foca em palavras-chave e frases relevantes, você pode alcançar os clientes em seu momento de necessidade e ajudá-los a encontrar respostas para suas perguntas e soluções para seus problemas.

A otimização de mecanismos de pesquisa é especialmente importante para pequenas empresas que desejam competir no mercado digital.

A maioria das pequenas empresas tem orçamentos limitados. Embora seja mais difícil elas competirem com empresas maiores quando se trata de publicidade paga, com o SEO todo mundo tem o mesmo espaço. Qualquer empresa, independentemente do tamanho, pode trabalhar para melhorar a otimização do mecanismo de busca e aumentar sua classificação.

Conclusões finais

Agora que você sabe a resposta para a pergunta – o que é SEO? – é hora de pegar o que você aprendeu e aplicar esse conhecimento ao seu negócio.

Entretanto, antes de começar a colocar a mão na massa, convém fazer um inventário do conteúdo do seu site e blog. Tente identificar também qual é a posição atual das suas páginas nas listas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Depois de ter auditado seu conteúdo, você poderá desenvolver um plano sólido para otimizar as páginas de sua empresa.

Não é segredo que o SEO pode ficar bastante complexo. Mas você não precisa seguir sozinho. Se você precisar de ajuda com seus esforços de otimização de mecanismos de busca, pode contar com o software da LAHAR para auxiliá-lo.

Com o painel de palavras-chave da nossa plataforma você poderá escolher os termos que efetivamente contribuem para a otimização de suas páginas e para sua estratégia de SEO.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.