Tipos de SEO: quais são, suas diferenças e como usar

Se você está em busca de informações sobre os tipos de SEO é porque sabe que essa estratégia é um dos pilares do marketing digital. 

Ainda não conhece o que é SEO? Então, antes de continuar, leia; O que é SEO? Tudo o que você precisa saber para começar”. 

Sendo uma estratégia tão completa (e até complexa) é natural que existam diferentes tipos de SEO como:

  • SEO Técnico
  • SEO On Page
  • SEO Off Page
  • SEO Local

A seguir, vamos nos dedicar a explicar mais detalhadamente cada um desses tipos de SEO e te ajudar a entender como aplicar cada um. Confira!

4 Tipos de SEO que você precisa dominar

Cerca de 100 bilhões de pesquisas por mês são realizadas no Google. Com um volume tão grande de usuários se conectando diretamente com a plataforma, 59,8% das empresas brasileiras começaram a adotar uma estratégia de SEO.

É bem provável que você esteja considerando fazer parte delas, ou que já faça mas está em busca de otimizar suas ações. Para isso, é importante que conheça todos os tipos de SEO. 

SEO Técnico

O primeiro tipo de SEO é também considerado mais “chato” por algumas pessoas, afinal, não é todo profissional de marketing que tem intimidade, facilidade e conhecimento sobre estruturas de sites. 

Mas, não se preocupe atualmente existem diferentes plataformas e sistemas que ajudam os profissionais de marketing a corrigirem erros, mesmo não sendo profissionais de desenvolvimento ou programação. Entre os sistemas que te auxiliam nesta área está o Google Console Search

O SEO técnico envolve as otimizações necessárias na estrutura do site, blog e landing page de uma marca que pretende alcançar boas posições em resultados das pesquisas feitas no Google. 

O objetivo do SEO técnico é contribuir para:

  • aumentar a velocidade do site;
  • torná-lo mais rastreável pelo sistemas do Google. 

Isso tudo tem como foco facilitar a compreensão do site e de suas páginas pelo Google e fazer com que ele ganhe pontos na batalha por indexação

Fazem parte do SEO Técnico elementos e práticas como:  

  • enviar sitemap para o Google: o sitemap é um documento de texto que relaciona todas as páginas de um site, facilitando a vida do “bot” do Google e garantindo a indexação de todas as páginas.
  • Robots.txt: você pode criar um arquivo robot.txt clicando aqui. Ele deve ser inserido na pasta raiz do seu site e informa ao Google quais páginas ele não deve rastrear. 
  • UX (User Experience): o objetivo do Google é oferecer a melhor experiência para o usuário e ele busca sites que também tenham esse premissa principal. Utilidade, confiança e acessibilidade são alguns dos elementos considerados na análise da qualidade da experiência do usuário;
  • Velocidade de carregamento: a velocidade de carregamento das páginas é um dos principais fatores de rankeamento (ou melhor, de não rankeamento). Garanta que seu site seja rápido, ampliando a velocidade de carregamento de todas as suas páginas. Confira sua pontuação na plataforma PageSpeed Insights;
  • Mobile First Index: desde 2016 o Google considera primeiramente a versão mobile dos sites para o rankeamento. Priorizando nos resultados da busca aqueles sites que oferecem uma boa experiência mobile.

No SEO técnico é recomendado que você realize uma série de auditorias periódicas para sanar problemas em suas páginas, como:

  • Links quebrados;
  • Erros de redirecionamento;
  • Conteúdo duplicado;
  • Páginas com carregamento lento e mais.

SEO On Page

O SEO On Page é um dos tipos de SEO mais comuns entre os profissionais que estão começando a se dedicar à estratégia. É no SEO On Page que você se preocupa com elementos como: 

  • texto;
  • imagens;
  • código. 

O SEO On Page é o responsável por organizar cada página do site da empresa de maneira que seja entendida pelo Google e reconhecida para uma página de qualidade, que oferece a resposta para as demandas dos usuários da ferramenta de busca. 

No SEO On Page é realizada toda a estratégia de pesquisa e distribuição de palavras-chaves para colocar no site. 

Não sabe como usar a pesquisa por palavras-chave e usá-las em seu site? Acesse o nosso artigo completo; “Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site”. 

Também é no SEO On Page que devemos nos preocupar com elementos como: 

  • Tag H1, H2, H3 (…): utilizadas para mostrar aos mecanismos de pesquisa o que é realmente importante na pagina e para criar uma hierarquia dentro do conteúdo e da página. O H1 é o título. Geralmente, deve conter a palavra-chave principal para a qual você deseja otimizar a página. H2 e H3 são usados para tornar a leitura mais fluida e distribuir keywords secundárias. 
  • Meta Título: é o título que aparece na SERP do Google. Deve ter até 70 caracteres e incluir a palavra-chave principal. Deve ser atraente para fazer o usuário clicar no seu conteúdo. 
  • Meta Descrição: é o texto que fica localizado logo abaixo do meta título no resultado do Google. Deve ter até 300 caracteres. É muito importante para que o Google compreenda a relevância do conteúdo. 
  • Conteúdo: não tente enganar o Google criando excelentes meta títulos e metas descrições, e um conteúdo “pobre”. Acredite o Google tem suas artimanhas para identificar se o seu conteúdo é de qualidade ou não. Entre os elementos utilizados para isso esté a avaliação da taxa de rejeição e do tempo de permanência do usuário.Também é importante que você distribua sua palavra-chave ao longo do texto. 

Além do texto e dos cuidados técnicos, é importante criar um site com qualidade de design e usabilidade. Esses fatores também interferem na experiência do cliente e na confiança que seu site transmite.

Para atender ao critérios de análise do SEO On Page use YOAST SEO, um dos melhores plugins do WordPress. Ele vai te ajudar a otimizar as páginas do site e também do blog, nosso próximo tópico. 

SEO Off Page

Além das páginas do seu site, incluir um blog dentro do seu domínio é uma das estratégias mais importante para empresas que buscam melhores posições nos resultados de pesquisa do Google. 

O SEO Off page é sobre a qualidade do marketing de conteúdo criado para sua empresa, incluindo post blogs e backlinks

Sem medo de errar, nós afirmamos que produz conteúdo relevante é umas das principais estratégias de SEO. 

Além de auxiliar no SEO do site, o blog permite que você expanda o volume de palavras-chaves para as quais suas empresa rankeia. Como resultado você tem um aumento de tráfego qualificado nas página que você gerencia. 

Combine isso com uma estratégia de Inbound Marketing completo e invista em estratégias para converter visitantes em leads.

Para escrever seus conteúdos para o blog invista em pesquisas de palavra-chave e que são usadas para pesquisas no Google. 

Distribua ao longo de seu texto links para outros conteúdos do blog e do site, para landing pages e também para outros blogs de qualidade. A linkagem externa também é um fator para rankeamento. 

tipos de seo

Fonte: Criar Site Web

Local SEO

Por último, o SEO local prioriza a localização geográfica como critério principal para montar seu ranking de resultados. 

Ele apresenta nas primeiras posições, resultados que estejam próximos aos locais próximos ao usuário que fez a pesquisa. 

Para ter sucesso no SEO local cadastre sua empresa no Google My Business

Isso mostrará para o Google qual é o seu negócio, possibilitando que a ferramenta apresente sua empresa como uma opção para os usuários que fazem pesquisas relacionadas.

Além de uma lista comum de resultados, o Google apresenta os locais que correspondem a pesquisa em destaque e em um mapa, como o apresentado abaixo. 

tipos de seo

Para otimizar sua estratégia de SEO local, indicamos que acesse nosso tutorial no post; SEO local: um guia simples (e completo) + dicas pro”. 

E ai, o que achou dos  tipos de seo? Qual você já conhecia e qual é uma novidade? 

Se você precisar de ajuda com seus esforços de otimização de mecanismos de busca, pode contar com o software da LAHAR para auxiliá-lo.

Com o painel de palavras-chave da nossa plataforma você poderá escolher os termos que efetivamente contribuem para a otimização de suas páginas e para sua estratégia de SEO.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.

Facebook Comments

Deixe uma resposta