SEMrush vs. Ubersuggest: qual ferramenta de SEO é ideal para o seu negócio?

Ubersuggest vs SEMrush? Qual ferramenta de SEO é melhor para a análise de dados e apoiar à gestão de marketing digital?

Quando produzimos conteúdo digital, é fundamental pensar esse conteúdo como um produto a ser vendido. Para veicular um produto para venda, é fundamental estabelecer uma estratégia de marketing eficaz que traga a maior visibilidade online possível ao conteúdo. 

Essa estratégia pode ser elaborada a partir de estudo e análise de dados do mercado, dos produtos concorrentes e do perfil dos clientes.

No entanto, esse não é um trabalho que precisa ser feito manualmente: algumas ferramentas podem automatizar esse processo, facilitando a coleta e análise de dados. É aí que entra ferramentas como Ubersuggest e SEMrush.

Essas ferramentas podem ser uma grande oportunidade para que o profissional de marketing digital possa:

  • otimizar seu tempo e trabalho;
  • focar também em outras etapas do processo de venda de seu produto ou alcance do conteúdo.

Duas das principais ferramentas de SEO são o SEMrush e o Ubersuggest

Ambas são facilitadoras no processo de escolha de palavras-chave para atrelar a seu conteúdo. 

Leia também: Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site

Abaixo vamos discutir os prós e contras dessas duas plataformas, buscando a resposta para a questão: Ubersuggest vs SEMrush.  

Nosso objetivo é também apresentar algumas das ferramentas que elas oferecem e sua aplicabilidade dentro de estratégias de marketing digital.

Ubersuggest vs SEMrush: qual usar?

Para buscarmos a resposta para a questão Ubersuggest vs SEMrush é preciso conhecer ambas as ferramentas compreendendo suas funções e atributos. Confira abaixo.

SEMrush

O que é SEMrush? Ele é uma das ferramentas de SEO mais completas e mais utilizadas por profissionais, o SEMrush permite medir: 

  • volume de busca para as palavras-chave relacionadas ao seu negócio; 
  • CPC
  • colocação do seu site nas buscas do Google
  • dados de conversão e de tráfego dos seus concorrentes. 

A plataforma possui um design bastante intuitivo, e por isso é indicada também para quem está começando a atuar na área de marketing digital. 

No entanto, dentro dela é oferecida uma enorme quantidade de ferramentas, o que pode confundir inicialmente o usuário.

Para evitar isso, essas ferramentas foram divididas em kits voltados para as necessidades de diferentes perfis de profissionais:

  • SEO;
  • mídia social;
  • pesquisa competitiva, dentre outros.

Como não foca unicamente em SEO, possuindo kits voltados às mais diversas etapas da divulgação e venda digital de produtos e conteúdos. 

O SEMrush também é uma ótima plataforma para ser usada como ferramenta para agência de marketing digital, onde pode ser aproveitada por profissionais de enfoques distintos.

O SEMrush oferece duas opções: 

  • os planos pagos (que são divididos em alternativas personalizadas para atender a empresas de diversos tamanhos);
  • a versão gratuita.

Os planos pagos oferecem um leque de ferramentas mais amplo, além de gerar relatórios mais elaborados e permitir uma maior quantidade de buscas de keywords diária.

Na análise Ubersuggest vs SEMrush, é preciso ressaltar que o primeiro é uma plataforma 100% gratuita

Entretanto essa informação não basta. Vamos elencar algumas das ferramentas oferecidas pela versão grátis do SEMrush. Confira abaixo algumas das possibilidades que você possui dentro da conta gratuita:

  • fazer uma busca de análise de palavra-chave e domínio por dia;
  • elaborar 1 relatório de visão geral do tráfego para um site por dia;
  • criar um projeto de acompanhamento de SEO para um domínio, com alcance de até 100 páginas de sites de busca, análise de posicionamento de até 10 palavras-chave e recomendações personalizadas de SEO de até 10 palavras;
  • gerar 1 modelo de projeto de SEO para orientar o profissional acerca da melhor forma de elaborar seu conteúdo (desde a quantidade de palavras até formas de utilizar palavras-chave);
  • formar uma lista de palavras-chave que identifiquem as melhores oportunidades de palavras-chave e monitorar o desempenho desses termos ao longo do tempo;
  • agendar o recebimento de um relatório em PDF sobre a utilização da própria plataforma. 

É possível perceber que, por mais que a versão gratuita do SEMrush possua um limite de utilização diária de algumas de suas ferramentas, ainda assim se pode tirar muito proveito dessa plataforma completa de SEO.

Gostou? No vídeo a seguir você confere um tutorial de como usar o SEMrush para otimizar algumas tarefas s seu departamento de marketing e gerar melhores insights e mais resultados. 

Ubersuggest

Assim como o SEMrush, o Ubersuggest é uma ferramenta de análise de palavras-chave que visa facilitar a vida do profissional de SEO.

A plataforma foi recentemente adquirida por Neil Patel. O guru do marketing digital pegou a ferramenta, que era bastante simples, e a integrou a outras duas plataformas que exerciam funções similares, mas que trabalhavam apenas individualmente: 

Essas duas ferramentas enriqueceram a análise oferecida pelo Ubersuggest sem que ele perdesse sua simplicidade e seu design prático e intuitivo.

Uma das grandes vantagens de aprender como usar o Ubersuggest é sua praticidade: o Ubersuggest não exige a realização de cadastro para que você possa começar a pesquisar. 

Não é necessário login — a página inicial do site já permite de imediato a inserção da palavra-chave e do país onde você deseja buscar seus resultados.

Estas são algumas das informações que podem ser obtidas com a plataforma:

  • resumo geral da palavra-chave: volume mensal de busca, estimativa de investimento financeiro em links patrocinados para o termo buscado e estatísticas de crescimento do interesse pela palavra-chave ao longo do tempo;
  • sugestões de palavras-chave similares, com o objetivo de comparar resultados;
  • nível de dificuldade de obter resultados orgânicos e retorno em links patrocinados pagos (PPC) com a palavra-chave;
  • SERP data: análise das estratégias utilizadas pelos seus concorrentes.

No vídeo abaixo você tem acesso a uma avaliação sobre o novo Ubersuggest! Confira!

Na avaliação entre Ubersuggest vs SEMrush entendemos que ambas são ferramentas que fazem a diferença na vida do profissional de marketing digital, e cada uma conta com suas vantagens: 

  1. o SEMrush permite aprofundar em algumas análises e gerar relatórios mais especificamente voltados para o seu domínio;
  2. o Ubersuggest não estabelece um limite de pesquisas, o que dá mais liberdade ao profissional para testar diferentes palavras-chave e chegar a uma pluralidade maior de resultados.

Agora que você já conhece algumas características dessas duas plataformas de SEO, é o momento de decidir qual delas será mais proveitosa na elaboração da sua estratégia de marketing digital. 

Qual é a sua escolha na batalha Ubersuggest vs SEMrush?

Certamente uma dessas ferramentas será ideal para o seu negócio!

Ferramenta de automação de marketing

Na batalha Ubersuggest vs SEMrush temos em nossas mãos duas ferramentas de Inbound Marketing que vão ajudar na fase de atração, dentro de um funil de marketing.

Entretanto, essa é apenas a primeira etapa da jornada do consumidor. É por isso que outras ferramentas surgiram no mercado para cuidar de todos os passos do usuário até que ele se torne um cliente real. 

O software de automação de marketing inclui uma série de funcionalidades como:

  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de ações e monitoramento de redes sociais;
  • criação de landing pages e formulários;
  • criação e envio de e-mail marketing;
  • teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

Gostou? Realmente parece que vai facilitar a sua vida não é mesmo? Então, conheça a LAHAR, um software de Inbound Marketing, que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais. Crie sua conta grátis e teste grátis por 15 dias.

Facebook Comments

Deixe uma resposta