Vantagens do SEO: 7 razões para você investir imediatamente

Quais as vantagens de ter as páginas do site da sua empresa nas primeiras posições de resultados de pesquisas feitas no Google (ou em outro mecanismo de busca)? Ou melhor, quais são as vantagens do SEO?

Como você já sabe, o SEO é um conjunto de táticas que tem como objetivo otimizar as páginas de um site para quem ele seja melhor rankeado em uma pesquisa feita dentro de um mecanismo de busca.

Os especialistas não precisam nem pensar muito para afirmar que uma das principais vantagens do SEO está no fato dele gerar mais tráfego para a página rankeada. 

Sim! Essa é uma das vantagens, mas não a única!

7 vantagens do SEO para empresas

1. Democratização do acesso a usuários e visitantes

Não importa se uma empresa é grande ou pequena com  SEO todos os negócios podem conquistar o topo do Google.

Diferente dos anúncios pagos, onde muitas vezes quem ganha é quem tem mais capital de investimento, com o SEO é possível alcançar o sucesso com capital curto.  

É claro que para isso será preciso bastante estratégia e que você siga as principais dicas de SEO, mas fato é que a concorrência é mais por qualidade do que quantidade.

Está começando? Então indicamos a leitura do artigo; “Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site“. 

2. Mais tráfego para o site

Dentro das etapas do funil de vendas a fase 1 de atração tem como grande apoiador o tráfego orgânico.

Esse tráfego orgânico é ampliado quando as táticas de SEO são usadas corretamente e geram melhor rankeamento de publicações.

Quanto melhor posicionado mais cliques sua página tem chance de receber e mais tráfego chega a sua página.

Nesse sentido as ações de SEO contribuem para apoiar, mas apenas o marketing, mas também sua estrategia de venda.

3. Tráfego qualificado

Além de gerar mais tráfego, o SEO é capaz de gerar mais tráfego qualificado. Isso porque quando um usuário faz uma pesquisa no Google ele está interessado no assunto buscado, concorda?

Logo, se a sua empresa tem a resposta para o que ele procura é mais provável que ele engaje com o conteúdo e possa vir a se tornar um cliente.

É claro que aqui temos que considerar a etapa do funil de vendas desse leitor, mas em certo grau estamos corretos em entendê-lo como qualificado.

Conheça mais sobre: SEO local: um guia simples (e completo) + dicas pro

4. Aumento da autoridade da marca

Existem dois tipos de resultados para pesquisa: o orgânico e o pago.

Quando uma empresa aparece nas primeiras posições de resultados orgânicos seu conteúdo carrega mais credibilidade do que os resultados pagos.

Não é incomum ouvir pessoas dizendo que não clicam em resultados de anúncios.

Isso não quer dizer que uma campanha de Adwords não traz resultado. Apenas que o SEO contribui para a autoridade e credibilidade da empresa.

Isso se torna ainda mais evidente quando um mesmo usuário realiza diversas pesquisas e encontra sempre sua marca no topo. Ele passará a observar sua empresa e recorrer a ela como fonte de informação.

5. Auxilio no funil de compras

Mais uma das vantagens de SEO é seu impacto no ciclo de compra de um consumidor.

Quando um usuário faz uma pesquisa na internet ele pode estar considerando uma compra, dependendo do conteúdo ele receber em resposta ele pode decidir ou não por concretizar esse negócio.

Cabe a você produzir conteúdo relevante ajudar seu cliente a optar por seguir com o negócio.

É claro que nem todas as pesquisas começam com a intenção clara de compra. Mas todas as pesquisas começam com a intenção de resolver uma dúvida.

A resposta para essa dúvida pode ser o que a sua empresa faz. Mesmo que não seja uma resposta direta.

Em suma, uma das vantagens do SEO é te ajudar a guiar seus potenciais clientes pelo funil de compras.

6. Retorno contínuo e a longo prazo

A boa implementação de SEO irá manter o retorno do investimento durante bastante tempo.

Diferente de estratégias de Ads, que interrompem os resultados quando são pausadas, uma das vantagens do SEO é que sua empresa continua recebendo o retorno mesmo após o fim do investimento direto na ação.

Ou seja, se você criou um conteúdo e uma página otimizada ela continuará rankeando no Google e nos demais dispositivos de pesquisa.

É claro que é necessário fazer manutenção para bons resultados de longo prazo.

7. Melhora a taxa de conversão

Sites otimizados para SEO são mais rápidos e fáceis de ler e navegar. Por essa razão eles atraem e retém mais usuários da web.

O SEO, então, é uma ferramenta muito importante e poderosa para determinar o sucesso de uma empresa.

Agora que você compreendeu as vantagens do SEO, está preparado para dominar as técnicas que mais vão ajudar a alcançar uma otimização completa.

Para isso você pode ler o artigo; “8 dicas de SEO para ficar entre os primeiros do Google” e complementar com as sugestões do vídeo que indicamos abaixo.

Adote o SEO para sua vida, já!

Após essa breve lista de vantagens do SEO é hora de aprofundar seu conhecimento e dominar a estratégia de rankeamento do Google.

Nós indicamos a leitura do artigo; “5 técnicas infalíveis de como rankear meu site no Google”.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como painel de palavras-chave, criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico e muito mais.

Com o painel de palavras-chave você poderá escolher as que efetivamente contribuem para o crescimento do seu negócio e nosso software de Inbound Marketing irá gerar um painel de informações demonstrando os indicadores mais importantes e relevantes para um posicionamento digital adequado.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.

Facebook Comments

Deixe uma resposta