Vantagens do SEO: 8 razões para você investir imediatamente

O SEO, ou Search Engine Optimization, se refere ao processo de direcionar o tráfego para o seu site a partir de motores de busca como o Google e Bing. Entretanto, quais são as reais vantagens do SEO?

Qualquer empresa pode investir?

É útil para pequenos negócios?

O SEO se tornou um importante pilar na determinação do sucesso de um negócio.

Não importa se uma empresa é grande ou pequena, nova ou antiga, todo negócio precisa considerar ter sua própria presença na web.

Uma das vantagens do SEO já aparece nesse ponto. Ele pode ajudar seu negócio a aumentar sua participação no mercado. Se você ainda não conhece o conceito em torno do que é essa estratégia, sugerimos que primeiro, leia o artigo; O que é SEO? Tudo o que você precisa saber para começar”.

Depois de compreender o significado da estratégia, você estará apto a conhecer as vantagens do SEO para sua empresa.

Alguns negócios insistem em não considerar o SEO em sua prática de marketing. Existem algumas razões comuns para isso:

  • a maioria desses negócios não consideram importante a criação de um site para comercializar seus serviços ou produtos;
  • eles não têm capital para investir em SEO e nem tempo para gerenciar suas campanhas;
  • são influenciados pelo feedback negativo de outros proprietários de pequenas empresas que podem não ter tido sucesso no passado porque não utilizaram bem o SEO.

Mesmo entendendo esses pontos que fazem você questionar as vantagens do SEO, eu vou precisar contestar suas crenças. A seguir, separamos os 8 principais benefícios do SEO para empresas, em geral.

Após essa breve lista de vantagens do SEO, selecionamos algumas dicas de como implementar o SEO e dominar o ranking do Google.

Você também pode se adiantar e ir direto para o artigo; “5 técnicas infalíveis de como rankear meu site no Google”.

As 8 razões listadas a seguir, devem oferecer alguma clareza a você, independentemente do tamanho do negócio que gerencia, de por que as empresas precisam de SEO para levar a sua marca ao próximo nível.

8 vantagens do SEO para empresas de todos os setores e portes

1. A busca orgânica é frequentemente a fonte primária de tráfego do site

A pesquisa orgânica representa grande parte do desempenho de um site, além de ser um componente essencial nas etapas do funil de vendas e, por fim, fazer com que os usuários concluam uma conversão ou engajamento.

O Google possui mais de 75% do mercado geral de pesquisa. É o líder claro e, portanto, é importante seguir suas diretrizes de otimização.

Vantagens do SEO

Sabemos que, a maioria das pessoas com acesso à Internet visita o Google pelo menos uma vez por dia para obter informações.

Ocupar as primeiras posições como resultado para essas pesquisas funcionará em favor da sua marca, em uma primeira instância aumentando o tráfego que seu site recebe. Você há de concordar que essa á uma grande vantagem do SEO.

2. SEO constrói confiança e credibilidade

O SEO desempenha um papel concreto no reconhecimento de uma marca.

Um site otimizado para mecanismos de busca tem a capacidade de atrair mais usuários do que um site não otimizado.

Uma estratégia bem construída de SEO tem o objetivo de fazer as páginas de seu site aparecerem nas primeiras posições de resultados de pesquisas realizadas no Google. Essa, então, é uma das formas dos usuários conhecerem sua empresa e confiarem em sua marca.

O objetivo de qualquer SEO experiente é estabelecer uma base sólida para um site bonito, com uma experiência de usuário limpa e eficaz, que seja facilmente detectável na pesquisa graças à confiança e à credibilidade da marca e de suas propriedades digitais.

Muitos elementos entram no estabelecimento de autoridade em relação aos mecanismos de pesquisa, como o Google. Além dos fatores mencionados acima, a autoridade é acumulada ao longo do tempo como resultado de vários fatores, entre eles:

  • backlinks de qualidade;
  • comportamento positivo do usuário;
  • elementos e conteúdo otimizados na página.

Estabelecer essa autoridade fará mais por uma marca do que a maioria das demais estratégias de marketing. O problema é que é impossível construir confiança e credibilidade de um dia para o outro. Como na vida real, a autoridade é conquistada e construída ao longo do tempo.

Estabelecer uma marca como uma autoridade exige paciência, esforço e comprometimento, mas também é algo extremamente valioso.

3. Ajuda você a suportar a competição

Ter um site melhor otimizado do que outros, ajuda sua empresa a competir com negócios muito maiores do que ela.

Você talvez não possa competir com anúncios pagos, pois, em geral, empresas maiores possuem mais recursos, entretanto, com o SEO você tem um espaço mais democrático para ganhar destaque e aparecer para seus clientes.

4. Maior engajamento, tráfego e conversões + SEO LOCAL

Entre as principais vantagens do SEO está a sua capacidade de levar tráfego qualificado ao site, com usuários com grandes chances de se tornarem clientes.

Imagina que você é uma marca de roupas e tem uma página otimizada, ocupando as primeiras posições de resultado para a palavra-chave “botas cano curto de couro”. A chance desse cliente clicar em seu link e comprar a bota é muito alta, afinal, ele estava procurando por “botas cano curto de couro”.

Vamos reunir a isso outros 2 fatores:

  • a crescente dominação do tráfego móvel (vindo, principalmente, de smartphones);
  • o SEO Local.

O SEO local visa otimizar suas propriedades digitais para uma região específica, para que as pessoas possam encontrá-lo de maneira rápida e fácil, colocando-as a um passo mais perto de uma transação.

Imagine que um usuário pesquise por “mecânico zona sul de são paulo”, visando a melhor experiência do usuário o Google irá mostrar os resultados locais.

Vantagens do SEO

Provavelmente, se você for um mecânico que trabalha na zona sul de São Paulo, você vai querer estar entre os resultados principais desta pesquisa, afinal, uma pessoa só pesquisa por essas palavras chaves, se estiver precisando desse serviço.

Em resumo, o SEO local amplia suas taxas de conversão.

Os profissionais de SEO dedicam-se às regiões otimizando o site da marca e seu conteúdo, incluindo citações e backlinks locais, além de atualizar listagens locais relevantes.

Para promover o engajamento digital em nível local, os profissionais de SEO devem começar otimizando sua listagem do Google Meu Negócio.

5. SEO Impacta o Ciclo de Compra

Os clientes fazem suas pesquisas. Essa é uma das maiores vantagens da internet do ponto de vista do comprador.

Usar as táticas de SEO irá, sem dúvida, impactar o ciclo de compra de um consumidor, de uma maneira positiva, quando bem feito.

Vamos voltar ao exemplo acima de uma pesquisa realizada com a palavra-chave “botas cano curto de couro”. Um usuário pode ter pesquisado esse termo em busca de referências, ainda na etapa de consideração do funil de vendas.

“Será que eu devo comprar uma bota de cano curto de couro?”. “Será que tenho roupas para combinar com esse novo sapato?”.

Logo, os resultados que irão aparecer e o conteúdo disponível pode fazê-lo avançar em sua jornada de compra ou não.

Cabe a você produzir um resultado que irá estimular a compra, mostrando benefícios e vantagens que o cliente terá ao adquirir o produto (ou serviço) em questão.

Uma vez que o seu link deu a resposta que o cliente precisava, a chance desse usuário fazer negócio com você e não com seu concorrente é muito maior.

6. SEO é relativamente barato

Claro, que o SEO exige investimento, mas ele é relativamente barato se comparado a outras estratégias como a própria compra de links patrocinados.

A boa implementação de SEO irá manter o retorno do investimento durante bastante tempo.

Diferente de estratégias de Ads, o ROI continua mesmo após o fim do investimento.

Ou seja, se você criou um conteúdo e uma página otimizada para uma (ou várias) palavra-chave, ela se manterá otimizada, mesmo que você paralize sua estratégia de SEO para outras páginas. Resumindo, ela continuará rankeando no Google e nos demais dispositivos de pesquisa.

É claro que é necessário fazer manutenção para a continuação de longo prazo.

7. Se você não está na primeira página, não está ganhando o clique

Um estudo recente mostra que as primeiras 3 posições no ranking de busca orgânica ganham quase 40% de todos os cliques, enquanto que até 30% de todos os demais resultados nas páginas 1 e 2 não são clicados.

O que isso significa? Se você não está na primeira página, precisa estar.

Entre as principais vantagens do SEO é te colocar nas posições que recebem cliques dos usuários.

8. Melhora a taxa de conversão

Sites otimizados para SEO são mais rápidos e fáceis de ler e navegar.

O site é exibido bem na maioria dos dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets.

Por essa razão eles atraem e retém mais usuários da web.

Esses usuários, por sua vez, provavelmente, se tornarão clientes em potencial.

O SEO, então, é uma ferramenta muito importante e poderosa para determinar o sucesso de uma empresa.

Agora que você compreendeu as vantagens do SEO, está preparado para dominar as técnicas que mais vão ajudar a alcançar uma otimização completa.

Para isso você pode ler o artigo; “8 dicas de SEO para ficar entre os primeiros do Google” e complementar com as sugestões do vídeo que indicamos abaixo.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como painel de palavras-chave, criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico e muito mais.

Com o painel de palavras-chave você poderá escolher as que efetivamente contribuem para o crescimento do seu negócio e nosso software de Inbound Marketing irá gerar um painel de informações demonstrando os indicadores mais importantes e relevantes para um posicionamento digital adequado.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.