E-mail de vendas: 6 modelos para agilizar sua rotina de trabalho

A rotina de um vendedor é uma correria, né? E precisar interromper atividades prioritárias para mandar e-mail de vendas é para desmotivar qualquer um. 

No mundo ideal, se você contasse com modelos de e-mails prontos para o disparo, não precisaria se preocupar em como elaborar um email de vendas e poderia focar nas suas tarefas mais importantes.

Todo mundo sabe que é de responsabilidade da empresa acompanhar o cliente em todas as etapas do funil até que ele chegue no fundo e feche negócio.

Utilizar o e-mail é uma forma de se manter presente e não perder o timing da venda, sem deixar de lado a qualidade e a pessoalidade do atendimento. 

Ultimamente, o volume de vendas está cada vez maior, e é essencial alinhar excelência e praticidade na hora de pensar o meio de contato com o lead.

Um e-mail bem elaborado pode ser o diferencial que irá garantir o sucesso do vendedor. Mas, além disso, empresas que utilizam modelos de e-mail de vendas em sua estratégia otimizam o tempo da execução de tarefas sem perder qualidade. 

E se eu disser que podemos te ajudar com isso? Foi pensando na sua rotina de vendedor que criamos alguns modelos de e-mails para que você possa além de aumentar o seu fluxo de contato por esse canal, personalizar a comunicação – o que é um grande diferencial se tratando de clientes e leads.

Escolha qual desses modelos prontos te atende melhor ou, se preferir, personalize-os e, com as suas próprias versões em mãos, automatize esse processo para facilitar não só a sua rotina, mas a de toda a sua equipe de vendas. 

O que são modelos de e-mail?

Falamos sobre como possuir modelos de e-mails ajuda na rotina da equipe de vendas, mas, afinal, você sabe o que são esses modelos de e-mail?

Basicamente, são mensagens pré-configuradas que você pode disparar para clientes ou possíveis clientes, permitindo um certo nível de personalização.

É claro que o objetivo dos modelos de e-mails está longe de ser passar uma mensagem impessoal. É fundamental que suas mensagens reflitam verdadeiramente o seu relacionamento com seus clientes. E, é claro, é preciso ter certo grau de personalização.

Contar com modelos de e-mail prontos auxilia no aumento da produtividade, visto que na maioria das vezes poucos são os itens que demandam personalização, como o nome, por exemplo.

Um modelo de email para envio de proposta, por exemplo, evita que você precise escrever manualmente, do zero, sua proposta para cada um de seus possíveis clientes. Você pode ter uma pasta de modelos e mexer somente no necessário.

Quais os benefícios de ter modelos de e-mail de vendas?

e-mail de vendas

Antes de apresentarmos os exemplos de modelos prontos de e-mail, é importante que você entenda que há diversos benefícios por trás dessa ação. 

Pode ser que a otimização e ganho de tempo seja o maior deles, mas não é o único.

Existem outras vantagens que muitas vezes nem percebemos, mas fazem a diferença no dia a dia. 

São elas:

  • Evitar erros de digitação
  • Atendimento padronizado
  • Aumento na produtividade
  • Foco em excelência

6 modelos de e-mail de vendas para enviar ao seu cliente

Robert Cialdini, PhD em psicologia, apresenta em seu livro As Armas de Persuasão, as 6 armas utilizadas para persuadir as pessoas. São elas:

  1. Reciprocidade
  2. Comprometimento e consistência
  3. Prova social
  4. Apreciação
  5. Autoridade
  6. Escassez

Antes de mostrar para você algum exemplo de email de vendas para clientes, vale reforçar que cada um deles será relacionado a uma dessas poderosas armas de persuasão. 

Utilize esses modelos em suas estratégias de vendas online e escale suas vendas ao otimizar o tempo de sua equipe.

1-Reciprocidade

Toda pessoa é grata com quem a ajuda. Isso é um comportamento quase que padrão. 

Dito isso, confira um exemplo de como oferecer um produto por email explorando essa técnica:

Prezada Ângela!

Tudo certo?

Todo ano, nós da empresa X, selecionamos nossos melhores clientes para oferecer um pacote de vantagens na hora de adquirir nossos produtos.

Mas você sabe disso. Afinal, já faz 2 anos que está entre os escolhidos para ter acesso 

Premium ao nosso negócio, e já se beneficiou de vantagens como estas:

  • 15% de desconto em produtos para pedidos acima de Z
  • Fretes grátis em compras acima de W
  • Brindes especiais a cada Y reais em compra, com intervalos de pelo menos 30 dias. 

Contamos com você para, mais uma vez, renovar seus pedidos e suprir sua loja para o feriado de Natal.

Forte abraço,

Emerson

Note que a cliente já teve diversos benefícios ao fazer negócio com essa empresa, o que tende a fazê-la continuar comprando. 

2- Comprometimento e consistência

Comprometimento e consistência é um conceito relacionado ao fato do ser humano ter a tendência de ser resistente em suas opiniões. É difícil alguém voltar atrás sem bons motivos para isso. 

Para usar essa técnica, é indispensável conhecer bem tanto o seu cliente quanto as suas preferências.

Veja um exemplo:

Eduardo, como vai?

Já faz algum tempo desde o início da nossa parceria e sabemos do seu gosto pelo uso de ferramentas colaborativas e de soluções na nuvem.

Por isso, viemos te apresentar algumas das novas soluções que desenvolvemos e que caem como uma luva para pessoas que, assim como você, tem essa visão clara sobre o uso de TI nas empresas.

Recentemente, lançamos módulos adicionais ao nosso ERP, totalmente acessíveis pela nuvem. Listamos alguns deles para você:

  • Frente de caixa
  • Integração com CRM
  • Precificação

O que acha de marcarmos uma visita para que eu possa te apresentar tudo em mais detalhes?

Abraço,

Isabella.

3- Prova social

Se sua empresa tem um grande case de sucesso que possa apresentar, se ela tem um número elevado de clientes satisfeitos ou clientes famosos ou ainda, no melhor dos mundos, clientes famosos e satisfeitos, esse é um excelente exemplo de prova social que você pode usar a seu favor.

Uma prova social é, basicamente, mostrar que uma parcela da sociedade respeitada e admirada pelo seu cliente,  já adotou a solução que sua empresa oferece

E, se você tiver algo que comprove isso, é fundamental que inclua em seu email de vendas.

“Olá, Sr. Almeida!

Obrigado por ser assinante da nossa newsletter. Recentemente, percebemos que o senhor baixou nosso e-book sobre automação comercial e gostaríamos de dividir com você alguns fatos interessantes sobre nossa solução:

  • Atendemos mais de 1.700 empresas, só neste estado.
  • 94% de nossos clientes se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com nossa solução.
  • Empresas como [citar alguns exemplos de empresas famosas] usam nossa solução.

Confira o depoimento de Márcia Guimarães, Head de tecnologia da empresa Tal:

[Inclua aqui um depoimento real de seu cliente].

Aproveitando o contato, gostaria de convidá-lo a participar de uma palestra sobre automação de processos e também combinar uma visita em sua empresa, para podermos conversar sobre nossa solução de forma ainda mais completa.

Grande Abraço,

Luis Oliveira”

4- Apreciação

As pessoas apreciam a beleza e tudo que lhes é belo. Podemos até não perceber isso, mas é o que acontece, e muitas vezes acabamos julgando algo ou alguém pela aparência. Outra forma de apreciação mais comum do que a gente pensa é a semelhança. Nós gostamos de quem se parece conosco.

No caso das vendas corporativas, esse tipo de apreciação pode ser utilizado de forma mais efetiva, veja:

“Tudo bem, Suelen?

Estava selecionando potenciais clientes para oferecer o novo produto que desenvolvemos, e seu nome se destacou.

Quer saber por quê?

Nós criamos uma solução que é a cara do nosso negócio: ágil, objetiva, e que, para dar certo, requer coragem e ousadia.

E qual de nossos clientes poderia ser mais corajosa, criativa, ágil e objetiva que você?

Podemos combinar uma visita para eu te apresentar todas as vantagens desse novo produto que é a sua cara?

Rebeca Dias”

5- Autoridade

No mundo dos negócios, a autoridade pode ser representada por uma grande empresa referência no mercado ou um consultor famoso da área, por exemplo.

Assim, um tipo de email de vendas usando esta arma de persuasão pode conter ou citar um artigo onde sua empresa foi mencionada, um elogio feito por alguma personalidade da área, ou mesmo o fato de ter fechado negócio com alguma empresa que todos admiram.

Veja:

“Mendonça, tudo bem?

Envio este email para compartilhar uma grande conquista de nossa empresa.

Acabamos de ser citados pelo famoso consultor Dr. Ciclano em um artigo de Yale, comentando nosso case de sucesso com a gigante do mercado, a Empresa Delta.

Clique no link para baixar o artigo.

Se quiser bater um papo sobre essa nova solução que desenvolvemos, estou à sua disposição.

Forte abraço,

Peixoto”

6- Escassez

Quantas vezes você não viu as frases: “Oferta por tempo limitado!”, “Últimas unidades!”?

Embora sejam mais comuns no varejo, também é possível aplicá-las no universo das vendas B2B – apesar de que, nesses casos, a abordagem deve ser outra, é claro.

Veja este nosso último exemplo de email de vendas:

“Prezado Sr. Ricardo de Albuquerque

Nossas empresas mantêm um excelente relacionamento comercial há alguns anos e, por isso, temos um convite especial para você.

Acabamos de receber um lote limitado da mais nova solução para reparo e manutenção das máquinas LZ, modelo que usa em seu negócio.

Estamos convidando um número super restrito de empresários para conhecer os detalhes desse novo produto, algo bem VIP.

É importante que o senhor confirme sua presença até o dia dd/mm, para darmos prosseguimento.

Grande abraço,

Aguardamos seu retorno,

Alberto Neves”


Agora que você já viu esses 6 modelos de e-mail de vendas relacionados diretamente com as 6 armas de persuasão, e entendeu os benefícios que esse método pode trazer para o seu negócio, descubra como a LAHAR pode te ajudar com as suas estratégias de venda online.

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