10 ideias inovadoras para criar campanhas de SMS de sucesso

Se você pensa que o SMS serve apenas para enviar avisos e confirmações, pense novamente. Gestores experientes do mercado digital estão usando campanhas de SMS para aumentar as taxas de conversão e fidelização e construir relacionamentos duradouros com os clientes.

Muitas empresas fazem uso frequente do marketing por SMS por um bom motivo: todo mundo tem um celular e a maioria mantém ele por perto sempre! As campanhas de SMS também podem servir de apoio para campanhas de e-mail ou nas mídias social.

Aprenda o que é  funil de vendas, suas etapas e inclua a estratégia de marketing por SMS no momento certo.

Gostou da ideia e quer colocá-la em prática? Vamos a alguns ideias de campanhas de SMS para você usar no seu negócio.

Ideias para campanhas de SMS poderosas

1. Use o SMS como sua referência para cobrir todas as bases

Qualquer celular, em qualquer lugar do mundo, pode receber mensagens de texto. Se você estiver fazendo uma campanha com amplitude demográfica ou internacional, resuma a sua oferta chave em 160 caracteres e inclua transmissão de SMS no plano de mídia.

É rentável e as mensagens de texto têm altas taxas de abertura, o que significa que você aumentará a conscientização da marca mesmo entre aqueles que não podem aceitar sua oferta naquele momento. 

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2. Use SMS para determinar qual dos seus clientes ainda está envolvido com sua empresa

Os clientes tratam o SMS como algo extremamente pessoal. Então, um pedido simples – “Oi Fulano, ganhe 50% de desconto em sua próxima refeição ao mostrar esta mensagem!” – pode obter excelentes taxas de resposta.

É uma maneira eficaz de manter suas listas de usuários atualizadas, economizando em custos administrativos. Uma campanha de SMS simples e certeira mantém próximo os clientes relevantes, além de priorizar oportunidades de vendas.

3. Use campanhas de SMS para enviar ofertas aos seus clientes

E não só recompensando-os, mas também lembrando-os sobre o seu negócio. O SMS é um meio eficaz para lojas do tipo Outlet ou lojas de comércio tradicional. Isso lhes permite fazer ofertas oportunas e as taxas de resposta podem ser incríveis.

Uma estratégia interessante é disparar sua campanha de SMS em momentos que o consumidor possa realizar a ação a que é chamado como, por exemplo, em seu horário de almoço ou quando estiver saindo do trabalho.

4. Integre o SMS com suas campanhas de e-mail e seu e-commerce

Não deixe os 160 caracteres das suas campanhas de SMS fazerem todo o trabalho. Incluir URLs incentiva as assinaturas que eventualmente podem resultar em conversões.

Além disso, a sua visão total do cliente será melhorada através da incorporação de SMS em seu e-mail e nas vendas de e-commerce, pois permite que você rastreie a atividade do cliente.

Quer aprender como fazer e-mail marketing? Leia os 10 segredos, conheça o checklist e mais dicas neste post exclusivo do blog.

5. Use o e-mail como caixa e SMS como a chave

Talvez a sua taxa de conversão para e-mails seja de 4,4%, como para maioria das pessoas. Quer aumentá-la? Envie uma mensagem de texto oferecendo um incentivo extra para as próximas 24h. Isso pode incentivar as pessoas a abrirem seu e-mail.

6. Faça pesquisas curtas com os clientes

Menos clientes do que nunca se envolvem com formulários longos de pesquisa. Uma campanha de SMS com mensagens escalonadas durante algumas horas pode obter informações melhores e taxas de resposta superiores.

Por quê? Uma pergunta concisa com poucas opções de múltipla escolha gasta muito menos tempo do cliente do que um questionário. E eles podem responder essa mensagem em qualquer lugar, a qualquer momento.

7. Descubra quem são seus influenciadores com o SMS

Nem todos os clientes são iguais (Você sabia disso, certo?). Se você sabe quem são seus defensores, você pode concentrar mais recursos neles enviando ofertas e dicas internas. Faça com que eles se sintam especiais.

Encontrar clientes é algo que o SMS faz brilhantemente – apenas três questões simples perguntando como eles avaliam sua marca em uma escala de 1 a 10. Eles enviam suas respostas diretamente para seu banco de dados.

Os 20% ou mais que o recomendariam a familiares e amigos, eles são seus influenciadores – aqueles que podem adicionar mais informações ao seu departamento de vendas. Na verdade, gostamos de chamar os influenciadores de “departamento de vendas não remunerado”.

Leia mais: Aprenda 5 dicas de como fazer marketing digital com influenciadores.

8. Use dados de SMS para personalizar suas mensagens

Depois de segmentar seu público entre aqueles que estão ganhando interesse e aqueles que estão totalmente envolvidos, use os dados para conversar com cada um como um indivíduo. Não apenas nas campanhas de SMS – em outras mídias também.

O cliente ficará entusiasmado com o toque personalizado – recebendo uma mensagem relevante e desejada. O que pode ajudar no aumento das vendas, conversões e conscientização da marca.

9. Aprenda o melhor momento para entrar em contato

7h? 9h30? Tarde da noite? Todos têm sua preferência quando querem falar. Com as campanhas de SMS, que tendem a ser lidas em poucos minutos, você pode aprender ao longo do tempo quando um cliente é mais receptivo ao seu contato – não apenas para o seu “público demográfico” como um todo, mas para ele ou ela como indivíduo.

10. Use o SMS em todas as suas campanhas

O SMS pode ser uma interação de mão dupla, então deixe seus clientes conversarem de volta com você. É uma ótima estratégia de como atrair clientes. Coloque um Código Curto no seu e-mail incentivando o envio de feedbacks.

Adicione um formulário para SMS ao seu site, permitindo que os clientes optem por cadastrar seus números de celular. Todo toque de SMS fortalece o vínculo entre você e seu cliente.

Tempo muito curto? Aqui está um resumo sobre campanhas de SMS:

– Use SMS para determinar o compromisso com o seu negócio, para lembrar os clientes sobre sua marca e recompensar seus principais influenciadores;
– Integre SMS com suas campanhas de e-mail e seu e-commerce;
– Use SMS como suporte ao cliente ou ferramenta de feedback, pois é mais fácil do que trabalhar com uma pesquisa longa;
– Os dados de SMS podem ajudar a adaptar e apoiar sua estratégia de marketing em todas as mídias;
– Obtenha informações sobre o comportamento de seus clientes para encontrar o melhor momento para enviar suas mensagens.

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