Campanhas de SMS: 10 ideias dicas para criar ações de sucesso

Você acha que o WhatsApp matou as campanhas de SMS? É fato que ele ganhou espaço, mas o aplicativo também deixou o celular mais próximo das pessoas. E isso é tudo que você precisa!

Os profissionais mais atualizados do mercado digital estão implementando o uso do SMS em diversos estágios do funil de vendas. Elas servem para acompanhar, relembrar, incentivar compras e interações com a marca. 

Com um funil bem montado, as campanhas de SMS podem complementar as estratégias de e-mail marketing e as que são realizadas nas redes sociais. 

Gostou da ideia e quer saber o momento certo de colocá-la em prática? Confira as dicas abaixo de como usar as campanhas de SMS nas ações do seu negócio. 

Dicas para fazer campanhas de SMS poderosas

1. Inclua o SMS no plano de mídia de suas campanhas

Como dissemos na abertura do texto, o celular nunca esteve tão próximo das pessoas. Ele é praticamente uma extensão do homem como diria o teólogo da comunicação Marshall McLuhan.

Por isso, incluir campanhas de SMS no plano de mídia das ações realizadas pela sua empresa ajuda a ampliar a abrangência da ação.

Foque em mensagens curtas com no máximo 160 caracteres para complementar as chamadas para ação que podem conter links direcionando para páginas do seu site ou uma landing page.

O SMS tem uma taxa de abertura alta, tem um custo-benefício vantajoso e faz o papel de reforçar a marca na mente das pessoas.

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2. Teste o envolvimento dos seus clientes

Usar as campanhas de SMS para testar o engajamento dos clientes com a marca é uma abordagem interessante. Esse é um meio bastante direto e pessoal de atingi-los. 

Por exemplo: se você tem um e-commerce pode oferecer um desconto de 50% para a próxima compra do cliente em todo o site e colocar um link para traquear as compras feitas via SMS.

Por isso, adicione o telefone como um campo da ficha de cadastro e peça autorização para o envio de mensagens promocionais. 

Assim, você mantém sua lista de clientes atualizada para segmentar as campanhas de SMS de acordo com o comportamento de compra, priorizando as oportunidades de vendas.

3. Crie promoções especiais para as campanhas de SMS

Além de enviar benefícios diretos, as campanhas de SMS também podem ser utilizadas para manter a marca viva na lembrança dos clientes.

Lojas do setor de varejo, por exemplo, pode planejar ações para horários estratégicos como a hora do almoço ou próximo ao fim do expediente de trabalho.

Assim, você adequa a oportunidade ao momento que o cliente pode realmente aproveitá-la. A taxa de resposta nesses casos pode surpreendê-lo! 

4. Adicione links as mensagens 

Como falamos na dia #1, os links traqueados são muitos úteis para mensurar o resultado das campanhas de SMS.

Se você trabalha com e-mail marketing ou tem um e-commerce, as mensagens diretas de textos podem melhorar os níveis de conversão das ações do site e das newsletters. 

O mais importante é usar uma URL personalizada que você possa verificar a quantidade de acessos. Dica: o site bitly.com é um encurtador de links que mostra dados como o número de clicks.

Quer aprender como fazer e-mail marketing? Leia os 10 segredos, conheça o checklist e mais dicas neste post exclusivo do blog.

5. Aumente a conversão dos e-mails com a ajuda do SMS

Para aumentar as taxas de conversão das ações de e-mail marketing, use as campanhas de SMS para criar urgência e/ou curiosidade sobre a mensagem. Estabeleça um prazo — “Oferta válida por Xh” — para fazer a tomada de decisão ser ainda mais rápida.

6. Use o SMS como canal para pesquisa 

Sabemos o quanto é difícil envolver clientes em pesquisas sobre qualquer coisa. As campanhas de SMS são ótimas maneiras de criar perguntas rápidas e fáceis de responder.

Seja objetivo nas questões e prefira formulários de múltipla escolha. Assim, a tarefa vai parecer mais rápida e as pessoas vão realmente responder. 

7. Encontre seus clientes fiéis

Que segmentar clientes é importante, você já sabe. As campanhas de SMS podem te ajudar a manter esse time de influenciadores atualizados.

Dispare uma campanha para os clientes com perguntas objetivas como uma avaliação do serviço/produtos em uma escala de 1 a 10.

Reúna em um grupo os que responderam mais positivamente e prepare campanhas especiais com ofertas, cupons e descontos por indicações para eles.

Leia mais: Aprenda 5 dicas de como fazer marketing digital com influenciadores.

8. Utilize os números para planejar as campanhas

Agora que você conhece quem são os influenciadores da sua marca entre os clientes pode chamá-los pelo nome, certo?

Essa personalização das campanhas de SMS — e também de outros canais — vai aproximar ainda mais o cliente da sua marca, aumentando as chances de conversão e vendas.

9. Saiba o momento certo de mandar mensagens

Assim como para o WhatsApp, as mensagens de texto não devem chegar em horários inapropriados (vide dica #3). 

Dessa forma, observe os relatórios das campanhas de SMS ao longo do tempo para identificar os disparos que tem melhor recepção e taxas de abertura. 

10. Permite respostas para as mensagens

As campanhas de SMS não precisam ser uma via de mão única. Permita que os clientes respondam via mensagem ou encaminhe um link por onde possa ser enviado o feedback.

Essa é uma estratégia simples de como atrair clientes e fortalecer o vínculo entre sua empresa e o público-alvo.

Gostou das nossas dicas para campanhas de SMS? Se você ainda não investe nessa ferramenta vale a pena pesquisar as opções do mercado e fazer o teste!

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