Campanhas de SMS: 10 ideias dicas para criar a√ß√Ķes de sucesso

Voc√™ acha que o WhatsApp matou as campanhas de SMS? √Č fato que ele ganhou espa√ßo, mas o aplicativo tamb√©m deixou o celular mais pr√≥ximo das pessoas. E isso √© tudo que voc√™ precisa!

Os profissionais mais atualizados do mercado digital est√£o implementando o uso do SMS em diversos est√°gios do funil de vendas. Elas servem para acompanhar, relembrar, incentivar compras e intera√ß√Ķes com a marca.¬†

Com um funil bem montado, as campanhas de SMS podem complementar as estratégias de e-mail marketing e as que são realizadas nas redes sociais. 

Gostou da ideia e quer saber o momento certo de coloc√°-la em pr√°tica? Confira as dicas abaixo de como usar as campanhas de SMS nas a√ß√Ķes do seu neg√≥cio.¬†

Dicas para fazer campanhas de SMS poderosas

1. Inclua o SMS no plano de mídia de suas campanhas

Como dissemos na abertura do texto, o celular nunca esteve tão próximo das pessoas. Ele é praticamente uma extensão do homem como diria o teólogo da comunicação Marshall McLuhan.

Por isso, incluir campanhas de SMS no plano de m√≠dia das a√ß√Ķes realizadas pela sua empresa ajuda a ampliar a abrang√™ncia da a√ß√£o.

Foque em mensagens curtas com no máximo 160 caracteres para complementar as chamadas para ação que podem conter links direcionando para páginas do seu site ou uma landing page.

O SMS tem uma taxa de abertura alta, tem um custo-benefício vantajoso e faz o papel de reforçar a marca na mente das pessoas.

Leia mais sobre as técnicas de marketing digital para potencializar os resultados do seu negócio.

2. Teste o envolvimento dos seus clientes

Usar as campanhas de SMS para testar o engajamento dos clientes com a marca é uma abordagem interessante. Esse é um meio bastante direto e pessoal de atingi-los. 

Por exemplo: se você tem um e-commerce pode oferecer um desconto de 50% para a próxima compra do cliente em todo o site e colocar um link para traquear as compras feitas via SMS.

Por isso, adicione o telefone como um campo da ficha de cadastro e peça autorização para o envio de mensagens promocionais. 

Assim, você mantém sua lista de clientes atualizada para segmentar as campanhas de SMS de acordo com o comportamento de compra, priorizando as oportunidades de vendas.

3. Crie promo√ß√Ķes especiais para as campanhas de SMS

Além de enviar benefícios diretos, as campanhas de SMS também podem ser utilizadas para manter a marca viva na lembrança dos clientes.

Lojas do setor de varejo, por exemplo, pode planejar a√ß√Ķes para hor√°rios estrat√©gicos como a hora do almo√ßo ou pr√≥ximo ao fim do expediente de trabalho.

Assim, você adequa a oportunidade ao momento que o cliente pode realmente aproveitá-la. A taxa de resposta nesses casos pode surpreendê-lo! 

4. Adicione links as mensagens 

Como falamos na dia #1, os links traqueados s√£o muitos √ļteis para mensurar o resultado das campanhas de SMS.

Se voc√™ trabalha com e-mail marketing ou tem um e-commerce, as mensagens diretas de textos podem melhorar os n√≠veis de convers√£o das a√ß√Ķes do site e das newsletters.¬†

O mais importante √© usar uma URL personalizada que voc√™ possa verificar a quantidade de acessos. Dica: o site bitly.com √© um encurtador de links que mostra dados como o n√ļmero de clicks.

Quer aprender como fazer e-mail marketing? Leia os 10 segredos, conheça o checklist e mais dicas neste post exclusivo do blog.

5. Aumente a convers√£o dos e-mails com a ajuda do SMS

Para aumentar as taxas de convers√£o das a√ß√Ķes de e-mail marketing, use as campanhas de SMS para criar urg√™ncia e/ou curiosidade sobre a mensagem. Estabele√ßa um prazo ‚ÄĒ ‚ÄúOferta v√°lida por Xh‚ÄĚ ‚ÄĒ para fazer a tomada de decis√£o ser ainda mais r√°pida.

6. Use o SMS como canal para pesquisa 

Sabemos o quanto é difícil envolver clientes em pesquisas sobre qualquer coisa. As campanhas de SMS são ótimas maneiras de criar perguntas rápidas e fáceis de responder.

Seja objetivo nas quest√Ķes e prefira formul√°rios de m√ļltipla escolha. Assim, a tarefa vai parecer mais r√°pida e as pessoas v√£o realmente responder.¬†

7. Encontre seus clientes fiéis

Que segmentar clientes é importante, você já sabe. As campanhas de SMS podem te ajudar a manter esse time de influenciadores atualizados.

Dispare uma campanha para os clientes com perguntas objetivas como uma avaliação do serviço/produtos em uma escala de 1 a 10.

Re√ļna em um grupo os que responderam mais positivamente e prepare campanhas especiais com ofertas, cupons e descontos por indica√ß√Ķes para eles.

Leia mais: Aprenda 5 dicas de como fazer marketing digital com influenciadores.

8. Utilize os n√ļmeros para planejar as campanhas

Agora que você conhece quem são os influenciadores da sua marca entre os clientes pode chamá-los pelo nome, certo?

Essa personaliza√ß√£o das campanhas de SMS ‚ÄĒ e tamb√©m de outros canais ‚ÄĒ vai aproximar ainda mais o cliente da sua marca, aumentando as chances de convers√£o e vendas.

9. Saiba o momento certo de mandar mensagens

Assim como para o WhatsApp, as mensagens de texto não devem chegar em horários inapropriados (vide dica #3). 

Dessa forma, observe os relatórios das campanhas de SMS ao longo do tempo para identificar os disparos que tem melhor recepção e taxas de abertura. 

10. Permite respostas para as mensagens

As campanhas de SMS n√£o precisam ser uma via de m√£o √ļnica. Permita que os clientes respondam via mensagem ou encaminhe um link por onde possa ser enviado o feedback.

Essa √© uma estrat√©gia simples de como atrair clientes e fortalecer o v√≠nculo entre sua empresa e o p√ļblico-alvo.

Gostou das nossas dicas para campanhas de SMS? Se voc√™ ainda n√£o investe nessa ferramenta vale a pena pesquisar as op√ß√Ķes do mercado e fazer o teste!

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