Como ganhar dinheiro vendendo cursos online: 5 formas de cobrar por suas aulas

Aprender como ganhar dinheiro vendendo cursos online pode ser um caminho lucrativo e prazeroso que você vai começar agora!

O mercado de ensino a distância está em pleno desenvolvimento e você pode participar desse processo compartilhando o seu conhecimento.

Muitas são as razões para o crescimento desse nicho de mercado, entre eles a transformação digital e a exigência por flexibilidade dos dias atuais.

Ninguém tem tempo para se locomover do trabalho para um curso e seria muito melhor poder assistir as aulas na poltrona de casa.

Então, como aproveitar esse momento para ganhar dinheiro vendendo cursos online? 

Como ganhar dinheiro vendendo cursos online: 5 opções de cobrança

Está pensando em como vender cursos pela internet?

A seguir, separamos algumas dicas de como você poderá comercializar seu curso, fazendo com que isso gere recursos para você.

Também daremos dicas de como ganhar dinheiro com cursos online de maneira indireta.

Ficou curioso? Então continue lendo!

1. Crie pacotes de cursos

Possui uma série de cursos que possuem certa ligação ou são complementares?

Ofereça pacotes de cursos online. Com isso você aumenta o valor do seu produto sem precisar ter mais trabalho ou fazer mais investimentos e ainda aumenta o ticket médio.

Crie uma oferta única, com desconto e outras vantagens para o fechamento do pacote.

É claro que você pode vender cursos online individuais mas os pacotes se mostram mais lucrativos.

Uma outra opção é o modelo de negócio em assinatura. Para ele, entretanto, será necessário atualizar a plataforma com conteúdos novos mais frequentemente. Essa pode ser uma segunda fase de seu programa de vendas.

Para inovar nos conteúdos oferecidos em seu pacote de assinaturas, indicamos a leitura do artigo; “4 tendências em EAD: tecnologias, métodos de ensino e demanda dos alunos”.

2. Planos Premium

Você pode oferecer um plano gratuito que permite o acesso dos usuários a alguns cursos, mas, também ofertar um plano pago que inclua outras vantagens como acesso a outros cursos mais avançados.

Além de outros cursos a conta premium também pode oferecer outras vantagens como:

  • tira dúvidas com o professor;
  • acesso ao fórum exclusivo de alunos e especialistas;
  • exercícios para treinamento do conteúdo e mais.

3. Venda de licenças de curso

Esse modelo de como ganhar dinheiro vendendo cursos online é um pouco diferente do que apresentamos até agora.

Essa opção é mais voltada para cursos B2B. Por exemplo, você pode criar conteúdo e vender licenças para empresas usarem em treinamentos sobre ferramentas e processos. 

Essa pode ser uma opção bastante lucrativa de como ganhar dinheiro vendendo cursos online.

4. Ofereça o curso gratuitamente e cobre pela certificação

O que acontece é que hoje em dia muitas informações estão disponíveis gratuitamente na internet e cobrar por elas pode gerar algumas barreiras.

Por isso, uma das estratégias de como ganhar dinheiro vendendo cursos online é cobrando apenas pela certificação.

Antes de qualquer coisa isso cria confiança.

Os alunos podem se inscrever no curso sem se preocupar se estão tomando uma decisão ruim.

Caso gostem do material ou queiram apenas a certificação para colocar no currículo, ofereça o certificado mediante a pagamento.

Deixe tudo isso claro desde o início. Seja transparente com seus alunos, sempre!

Uma outra vantagem é que com essa estratégia você cria uma base de leads que já conhecem o seu trabalho e podem ser notificados de novos cursos.

Sabendo da sua qualidade, dessa vez, cobre uma mensalidade para que ele acesse o material novo.

5. Ofereça um curso gratuito

O que? É isso mesmo!

Muitas vezes um curso gratuito pode gerar mais dinheiro do que um curso pago.

Como?

Vamos imaginar que você é dono de uma consultoria financeira para pequenas empresas e lança um curso online gratuito sobre “Como montar uma planilha de controle de fluxo de caixa”.

Esse curso pode gerar leads para uma série de cursos pagos com conteúdo completo, como uma série de cursos “Finanças para Pequenas e Médias empresas”.

Use seu curso online gratuito como parte de um funil de vendas para realmente vender outra coisa, seja outro curso, uma ferramenta, software, produto ou serviço.

Como ganhar dinheiro vendendo cursos online

O que você precisa para criar um curso online?

Agora que você já saber como ganhar dinheiro vendendo cursos online é hora de dominar algumas técnicas de como criar um curso.

Primeiro lembre-se que não basta dominar o conteúdo do curso, mas também aprender a gravar as aulas, definir como cobrar pelo curso online e dominar técnicas de divulgação de cursos online e mais.

Com atenção nesses tópicos você já vai poder gerar receita com os assuntos que você ama.

Entre as etapas de como lançar um curso online está a definição do que você vai ensinar.

Você precisa oferecer uma resposta ou uma solução que atenda a um propósito específico para seus alunos.

A educação online é um mercado crescente, mas, com toda a concorrência, encontrar o caminho de como ganhar dinheiro vendendo cursos online, pode ser difícil, entretanto, seguindo as dicas  acima, você poderá alcançar o sucesso!

Se você chegou até aqui e já ficou empolgado com todas essas informações sobre as razões para investir na construção de um curso online, talvez seja a hora de colocar em prática esse desejo! Acesse o artigo; “Como montar um curso EAD: 4 etapas pra criar e vender online” e siga as dicas práticas para começar esse empreendimento.

É hora de começar e vender seus cursos

O objetivo de seu trabalho de divulgação de cursos online deve ser atrair usuários, converte-los em leads e posteriormente em clientes.

É preciso pensar em ações para todas essas fases.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro vendendo cursos online, mãos-à-obra!

Criar e vender cursos online pode ser bastante lucrativo se você for capaz de fornecer um ótimo curso. Para isso você vai precisar contar com as melhores plataformas de curso online do mercado.

Como ganhar dinheiro vendendo cursos online

A LAHAR e a EAD Plataforma firmaram uma parceria na qual você, como responsável por um curso online, poderá integrar a ferramenta de hospedagem dos cursos, com as ações de Inbound Marketing, por meio do software de automação. Para saber mais sobre essa integração e como vender cursos online pode se tornar mais simples por meio da utilização dessa facilidade, acesse o artigo; “Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/”