Como ganhar dinheiro vendendo cursos online: 6 formas de cobrar por suas aulas

Não é segredo que o mercado de cursos online é grande – e está ficando cada vez maior.

As pessoas ficam online por vários motivos, incluindo entretenimento e socialização. Mas, a Internet também é usada para encontrar informações e aprender coisas novas. E é aí que surge a oportunidade de como ganhar dinheiro vendendo cursos online.

Porque investir em cursos EAD?

Cursos online – também conhecidos como cursos de ensino a distância – custam menos para criar, do que os cursos presenciais, além disso, não há custos significativos de infraestrutura, materiais impressos, deslocamento, entre outros investimentos necessários para cursos presenciais.

Entretanto, entre os fatores que mais se destacam como vantagem na criação e comercialização de cursos online é a sua capacidade de escalabilidade, afinal, ao gravar uma aula ou um programa de ensino completo, você tem em mãos um produto que pode ser vendido vezes ilimitadas, enquanto se mantenha atualizado.

Cada vez mais, a informação é poder. O mercado de trabalho altamente competitivo, também aumentou a demanda por cursos online.

A tendência das pessoas de preferirem o conforto e a flexibilidade de suas casas, evitando as complexidades do deslocamento para as aulas presenciais, levaram sua sede eterna no desenvolvimento pessoal a explorar novas formas de desenvolver suas habilidades por canais e plataformas online.

Empresas de diversos setores começaram a adotar várias soluções de treinamento corporativo que promovem ainda mais o mercado de e-learning.

Em suma, se você está pensando em investir em como ganhar dinheiro vendendo cursos online, saiba que este é, sem dúvida, um mercado em expansão.

A necessidade de informação e instrução, bem como o avanço e popularização dos meios digitais, criou uma grande oportunidade para você ser pago pelo seu conhecimento e os cursos online se tornaram o caminho mais fácil para essa empreitada!

Se você chegou até aqui e já ficou empolgado com todas essas informações sobre as razões para investir na construção de um curso online, talvez seja a hora de colocar em prática esse desejo! Acesse o artigo; “Como montar um curso EAD: 4 etapas pra criar e vender online” e siga as dicas práticas para começar esse empreendimento.

Ok! O mercado de ensino a distância está em pleno desenvolvimento, e você pode participar desse processo compartilhando o seu conhecimento, mas como ganhar dinheiro vendendo cursos online? Bora aprender!!

O que você precisa para criar um curso online?

Muitas pessoas não acham que sabem o suficiente sobre um tópico para ensiná-lo, mas a verdade é que você não precisa ser um especialista para criar, vender e, por fim, aprender como ganhar dinheiro vendendo cursos online.

Você simplesmente precisa saber mais do que a maioria do público para o qual deseja criar seu curso.

Para criar seu curso e começar a ganhar dinheiro online, você precisa ter:

  • uma ideia;
  • o domínio de uma habilidade ou tema;
  • um público bem definido – ou persona;
  • conteúdo bem construído.

Com atenção nesses tópicos você já vai poder gerar receita com os assuntos que você ama.

Entre as etapas de como lançar um curso online está a definição do que você vai ensinar.

Você precisa fazer é oferecer uma resposta ou uma solução que atenda a um propósito específico para seus alunos.

A educação online é um mercado crescente, mas, com toda a concorrência, encontrar o caminho de como ganhar dinheiro vendendo cursos online, pode ser difícil, entretanto, seguindo as dicas abaixo, você poderá alcançar o sucesso!

Como ganhar dinheiro vendendo cursos online: 6 opções de cobrança

Com tanta informação gratuita circulando na internet, cursos gratuitos sendo lançados diariamente, webinars, ebooks e vídeos no Youtube, como ganhar dinheiro vendendo cursos online?

Essa é a principal dúvida de quem está pensando em como vender cursos pela internet. A seguir, separamos algumas dicas de como você poderá comercializar seu curso, fazendo com que isso gere recursos para você:

1. Oferecer um curso gratuito

O que? É isso mesmo!

Muitas vezes um curso gratuito pode gerar mais dinheiro do que um curso pago.

Como?

Vamos imaginar que você é dono de uma consultoria financeira para pequenas empresas, e lança um curso online gratuito sobre “Como montar uma planilha de controle de fluxo de caixa”. Esse curso pode gerar leads para uma série de cursos pagos com conteúdo completo, como uma série de cursos “Finanças para Pequenas e Médias empresas”.

O curso online também é uma maneira de mostrar seus conhecimentos, então, ao invés de usar os leads captados para divulgar outros cursos, você pode usá-los para oferecer seu trabalho como consultor financeiro (usando o exemplo acima).

2. Oferecer o curso gratuitamente e cobrar pela certificação

Isso cria confiança. Os alunos podem se inscrever no curso sem se preocupar se estão tomando uma decisão ruim.

Você pode criar rapidamente uma lista de e-mail com pessoas interessadas em se certificar. A certificação tem valor profissional – e isso é algo pelo qual as pessoas vão pagar.

3. Assinatura

Se você tiver uma série de cursos a disposição de seu público, isso pode aumentar o ticket médio dos usuários, oferecendo assinaturas.

Com esse modelo você oferece a seus alunos, além de uma formação completa, um desconto por fechar o “pacote de cursos”. Além de aumentar o ticket médio, você também garante que vai receber uma renda recorrente na qual pode confiar.

Em vez de vender cursos online únicos, por exemplo, você permite que seus alunos, mantenham uma assinatura em troca do acesso a ofertas e a uma comunidade em que possam se conectar.

Nesses casos, é importante estar preparado para uma produção de conteúdo mais veloz e volumosa. Separe um tempo maior para se dedicar ao conteúdo que será oferecido.

Para inovar nos conteúdos oferecidos em seu pacote de assinaturas, indicamos a leitura do artigo; “4 tendências em EAD: tecnologias, métodos de ensino e demanda dos alunos”.

4. Planos Premium

Funciona parecido com a cobrança pela certificação. Você não precisa cobrar as mesmas taxas por cada serviço. Você pode, por exemplo, oferecer um plano gratuito que permite o acesso a um curso, mas, também ter ofertar um plano pago que inclua outras vantagens como:

  • tira dúvidas com o professor;
  • acesso ao fórum exclusivo de alunos e especialistas;
  • acesso a outras aulas bônus que não estão incluídas no plano gratuito;
  • exercícios para treinamento do conteúdo;
  • envio de apostila, e por aí vai!

Ao optar por ser premium seu aluno terá acesso a conteúdo exclusivo ou um curso mais extenso, oferecendo mais recursos ou um curso vantajoso com certificado.

5. Venda o seu curso online gratuitamente e depois canalize-o para um produto ou serviço

Nós chegamos a citar isso rapidamente, entre os tópicos acima.

Use seu curso como parte de um funil de vendas para outra coisa. Se sua empresa vende uma linha específica de produtos, crie um curso sobre como usá-los.

Ou talvez você tenha escrito um livro de auto-ajuda: ofereça seu curso como um privilégio gratuito para quem o comprar.

6. Venda de licenças de curso

Alguns podem criar conteúdo e vender licenças para empresas que não querem criar o próprio curso. Nesses casos você pode abordar temas que as empresas normalmente utilizam, como procedimentos técnicos, o marketing e o gerenciamento de atendimento ao cliente. Tudo o que você precisa fazer é criar o curso e cobrar a taxa anual de licenciamento.

Como ganhar dinheiro vendendo cursos online

Luz, câmera, ação!

As pessoas só irão até você se descobrirem que o que você está oferecendo é valioso e transformador para suas próprias necessidades pessoais ou profissionais.

Dessa forma, em seu trabalho de divulgação de cursos online seu objetivo deve ser encorajá-los a ver o seu curso como uma oportunidade de desenvolvimento, uma jornada de transformação na qual você os está chamando para participar.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro vendendo cursos online, mãos-à-obra!

Criar e vender cursos online pode ser bastante lucrativo se você for capaz de fornecer um ótimo curso. Para isso você vai precisar contar com as melhores plataformas de curso online do mercado.

Como ganhar dinheiro vendendo cursos online

A LAHAR e a EAD Plataforma firmaram uma parceria na qual você, como responsável por um curso online, poderá integrar a ferramenta de hospedagem dos cursos, com as ações de Inbound Marketing, por meio do software de automação. Para saber mais sobre essa integração e como vender cursos online pode se tornar mais simples por meio da utilização dessa facilidade, acesse o artigo; “Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/”