Como vender cursos pela internet: 5 dicas para captar alunos [dicas práticas]

A crescente necessidade por conhecimento aumentou a demanda por cursos online. Esse é sem dúvida um mercado em expansão em todo o mundo e as estatísticas de pesquisa provam isso. Mas, como vender cursos pela internet?

Cursos online custam menos para criar, tem maior vida útil e não possuem custos altos de infraestrutura e manutenção. Na verdade, você tem um produto que pode ser vendido vezes ilimitadas, enquanto estiver atual.

A necessidade e capacidade de investir em educação e aprendizagem ao longo da vida é uma tendência emergente. Essa tendência, juntamente com a inclinação das pessoas de preferirem o conforto e a flexibilidade de suas casas, evitando as complexidades do deslocamento para as aulas presenciais, levaram sua sede eterna no desenvolvimento pessoal a explorar novas formas de desenvolver suas habilidades online. Daí a pergunta: como vender cursos online e faturar com essa tendência, compartilhando seu próprio conhecimento?

Dicas sobre como vender cursos pela internet

No guia abaixo, você vai receber dicas de como vender cursos pela internet, são sugestões práticas de como fazer a divulgação do curso online. Se você ainda tem questões sobre como criar suas aulas e montar seus conteúdos, sugerimos que acesse o artigo;Como montar um curso EAD: 4 etapas pra criar e vender online”. 

Para que você tenha uma ideia de como vender cursos pela internet, segue abaixo algumas dicas importantes:

1. Estabeleça seu público alvo

Antes de saber como vender um curso pela internet é preciso saber para quem vender esse curso, por isso você deve definir as personas que seu curso pretende atender. Para isso:

  • identifique seu público: tenha uma visão detalhada de quem são seus clientes-alvo. O que eles querem aprender? Por que eles precisam aprender?
  • vá em fóruns onde seus alunos/clientes alvo estão. Conheça seus gostos, desejos e queixas. Descubra os desafios que eles enfrentam.
  • crie um material apropriado. Qual nível de educação de seus alunos-alvo? Que conhecimento é provável que eles já tenham sobre o tema?

2. Diferencie sua oferta

Após identificar quem é o público do seu curso, é importante que você construa um material que realmente atenda às expectativas deles. Pesquise sobre o que é ofertado dentro do seu campo de atuação e faça diferente:

  • concentre-se em um nicho e vise construir uma marca nele. Construa um público fiel primeiro – você pode diversificar mais tarde quando tiver um bom número de alunos;
  • tente oferecer algo especial. O que torna seus cursos diferentes do resto? Seja criativo, atraia pessoas e faça com que leiam a descrição do curso;
  • construa um caminho de aprendizado. Planeje uma série de cursos que tenham uma progressão e leve seus alunos a uma jornada de aprendizado. Dessa forma, você não venderá apenas um curso para eles, mas sim uma série de cursos.

3. Escreva um conteúdo atraente

Depois de saber quem é seu público e estabelecer o que eles ganham ao participar de seu curso, deixe claro por que eles precisam aprender sobre o que você está falando. Liste os objetivos e resultados de aprendizado.

Torne seu conteúdo o mais interativo possível e faça com que os alunos realizem tarefas ativas com frequência, como listas de verificação e planilhas.

Sintetize seus materiais para se livrar de qualquer conteúdo que não seja essencial. Isso dá mais impacto e torna mais memorável.

A partir de um escopo pré-definido monte suas aulas:

  • divida seu conteúdo em pedaços que são facilmente absorvidos e aproximadamente iguais em comprimento. Use parágrafos curtos;
  • estimule mais de um sentido. Use vídeo, áudio e imagens para transmitir conhecimento e texto;
  • certifique-se de que os principais pontos de aprendizagem sejam repetidos com frequência. 

Leia também: Como gravar uma vídeo aula: dicas de imagem, luz e áudio

4. Ofereça seus cursos nas plataformas certas

Com o crescimento do setor de EAD muitas plataformas foram criadas para atender à empreendedores que desejam criar e vender seus cursos. É importante que você escolha uma que ofereça as funcionalidades que você deseja e também disponibilize suporte suficiente para resolução de dúvidas e problemas.

Entre as melhores plataformas de cursos online estão:

  • Samba Tech
  • Hotmart 
  • EAD Plataformas.

5. Marketing

Sua mensagem de marketing deve fazer sentido para os visitantes do seu site e precisa responder por que é importante fazer o curso específico.

O que você inclui na sua página de vendas precisa ser apropriado para sua persona, incluindo assuntos de interesse para seus clientes em potencial. Você deve listar todos os benefícios que os alunos podem obter e colocá-los como parte de seu planejamento estratégico de marketing. Como vender cursos pela internet? É importante:

    • ter um bom site. Você precisará de um local com informações sobre você e seus cursos, além de onde comprá-los. Otimize seu site para usar o SEO a seu favor e direcionar os compradores do Google para seus cursos;
    • ter um blog sobre tópicos importantes para o seu campo, certificando-se de usar palavras-chave relevantes naturalmente;
    • construa uma presença nas mídias sociais para obter rankings de mecanismos de busca ainda melhores;
    • inicie uma página e publique regularmente, mas não apenas anúncios para seus produtos. Compartilhe conteúdo de interesse para seus alunos-alvo e incentive as pessoas a comentarem e interagirem com você;
    • fique em contato com seus alunos após a venda. Envie e-mail marketing e mantenha uma lista de discussão de seus alunos para informá-los sobre novos cursos ou ofertas que você divulga. Conecte-se com eles nas mídias sociais. Use uma plataforma de gerenciamento de alunos para gerar relatórios de engajamento e manter contato.

 

 

Como vender cursos pela internet

Ingredientes de uma página de vendas bem sucedida

Você que quer saber como vender cursos pela internet, precisa trabalhar sua página de vendas e levar em consideração alguns fatores, de modo a garantir que nenhum visitante vire as costas para os seus serviços, mas que prefiram se ater a eles e descobrir mais sobre o que seu curso tem a oferecer.

O que você procura é obter a atenção de seu público através do uso de contexto que tenha clareza e equilíbrio.

Nesse sentido, deve inspirar credibilidade e uma sensação de continuidade, encorajando as pessoas a continuar voltando para novas aulas e novos aprendizados. Para um melhor resultado, considere usar os ingredientes abaixo, em sua página.

1. Títulos com foco

Uma boa página de vendas deve ter um título com texto grande e em negrito, que dá aos visitantes uma ideia do que eles encontrarão. Mas, para uma página de vendas de curso, usar apenas o título do curso não será suficiente. Uma abordagem melhor seria informar brevemente os benefícios significativos que o aluno em potencial pode receber ao ingressar no curso, estimulando o interesse em querer saber mais sobre seus serviços.

Seu título deve predispor o leitor positivamente com base em suas necessidades e desejos, bem como prometer-lhes um resultado intrigante se ficar por perto e ler o que vem a seguir.

2. Palavras e frases de ação

Quando os visitantes entram na página do seu curso, eles precisam estar engajados, empolgados e atraídos por seus cursos. Se não estiverem assim, precisam ficar.

Seus melhores amigos em tais ocasiões são palavras de ação e frases que podem construir sua motivação para aprender. Palavras como “descobrir”, “emergir” e “explorar” estão destinadas a fazer o usuário sentir que faz parte da experiência que você está oferecendo.

3. Prova social

É necessário fornecer uma prova social de que você é uma autoridade confiável. Seus depoimentos podem realmente vir de qualquer lugar – e-mails, tweets, postagens ou comentários no Instagram, comentários em postagens de blogs, etc. Sempre que um cliente fala positivamente sobre seus cursos, você definitivamente deve adicionar esse comentário à sua página. Usar logotipos de publicações respeitáveis ​​onde seus cursos foram apresentados pode ser uma grande vantagem.

4. Mídia envolvente

Qualquer sinal visual que direcione os visitantes do site para os botões e imagens do CTA que você usa na sua página de vendas, pode levá-los diretamente para o seu funil de vendas.

Design organizado, infográficos ou qualquer outro tipo de mídia persuasiva que mostre insights sobre os resultados que seus cursos online alcançaram podem oferecer imenso poder à sua página de vendas.

5. Vídeo

Um vídeo curto (de 1 a 2 minutos) que explica quem você é e o que você faz pode funcionar perfeitamente na página do seu curso. Qualquer tipo de vídeo, seja ele de apelo emocional, descrições, depoimentos ou “nos bastidores” ajuda a oferecer uma boa visualização do seu curso.

6. Depoimentos

Como já citamos anteriormente, testemunhos e citações são uma poderosa ferramenta de marketing e têm um histórico comprovado de sucesso no mercado. Estes podem ajudá-lo a reforçar sua marca pessoal e construir sua credibilidade no mundo online.

Todos os ingredientes que apresentamos acima vão ajudar você no processo de como vender cursos pela internet. 

Um design simples e elegante, que inclui menus fáceis de usar e formulários de captura de leads que funcionam e permitem que os visitantes do site deixem seus nomes e endereços de e-mail, fornecem o equilíbrio correto, transformando seu curso em um empreendimento bem sucedido. 

O mercado de educação está se tornando cada vez mais competitivo, por isso, buscar ferramentas que ajudem você a construir relacionamento com suas personas e a transformar leads em clientes pagantes é extremamente valioso.

A LAHAR e a EAD Plataforma firmaram uma parceria na qual você, como responsável por um curso online, poderá integrar a ferramenta de hospedagem dos cursos, com as ações de Inbound Marketing, por meio do software de automação. Para saber mais sobre essa integração e como vender cursos online pode se tornar mais simples por meio da utilização dessa facilidade, acesse o artigo; “Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/”