Como vender cursos pela internet: 6 dicas para captar alunos [dicas práticas]

A crescente competitividade de mercado é uma das razões que fazem com que profissionais de todas as áreas de mantenham em busca de atualização profissional. Junto com a correria do dia a dia aumentou a demanda por cursos online. Esse é sem dúvida um mercado em expansão em todo o mundo. Mas, como vender cursos pela internet?

Atualização de qualidade e flexibilidade são benefícios para os alunos. Para os produtores de conteúdo as vantagens são:

  • necessidade de menos investimento;
  • maior vida útil;
  • baixo custo de infraestrutura e manutenção.

Com todas essas vantagens, a pergunta: como vender cursos online está se tornando mais comum entre quem deseja se tornar um empreendedor digital.

Nesse sentido, criamos um guia com os passos principais para vender cursos pela internet. Continue acompanhando!

6 dicas sobre como vender cursos pela internet

No guia abaixo, você vai receber dicas de como vender cursos pela internet, são sugestões práticas de como fazer a divulgação do curso online.

Se você ainda tem dúvidas sobre como criar suas aulas e montar seus conteúdos, sugerimos que acesse o artigo;Como montar um curso EAD: 4 etapas pra criar e vender online”. 

Para que você tenha uma ideia de como vender cursos pela internet, segue abaixo algumas dicas importantes:

1. Defina seu público alvo

Antes de saber como vender um curso pela internet é preciso saber para quem vender esse curso.

Defina as personas que seu curso pretende atender. Para isso:

  • tenha uma visão detalhada de quem são seus clientes-alvo;
  • conheça seus gostos, desejos, problemas, interesses e comportamentos;
  • crie uma estratégia de marketing que permita que você alcance esse público.

2. Diferencie sua oferta de acordo com o público

Construa um curso que atenda às expectativas de sua persona. Em conjunto busque informações no mercado sobre o modelo de curso que seus concorrente estão ofertando.

Faça diferente.

Seja criativo e construa um caminho de aprendizado.

3. Escreva um conteúdo atraente

Gerar conteúdo é uma das formas mais eficazes de atrair novos alunos e informá-los sobre seu curso.

Entretanto, é preciso se preocupar também com o conteúdo de suas aulas.

Crie um escopo e um sumário para organizar suas aulas:

  • divida seu conteúdo em pequenas partes;
  • use vídeo, áudio e imagens para transmitir conhecimento e texto;
  • insira apresentações feitas em power point ou prezi.

Leia também: Como gravar uma vídeo aula: dicas de imagem, luz e áudio

4. Ofereça seus cursos nas plataformas certas

É importante que você escolha uma plataforma que ofereça as funcionalidades que você deseja para seu curso.

Entre os requisitos principais estão a hospedagem do curso, chats ao vivo, gamificação e compartilhamento de questionários. Além da emissão de certificados e gestão de alunos.

Entre as melhores plataformas de cursos online estão:

  • Samba Tech
  • Hotmart 
  • EAD Plataformas.

5. Marketing

A divulgação de cursos online é uma etapa fundamental para o sucesso do seu curso. Sem ela ninguém saberá que você existe e todo o trabalho terá sido em vão.

Atenção a imagem do curso, aos textos institucionais e as ações para atração de novos alunos é fundamental para quem deseja aprender como vender cursos pela internet.

Lembre-se que também existem estratégias para fidelização de quem já frequentou suas aulas.

É importante incluir no planejamento estratégico de marketing de seu curso online ações de como:

    • ter um bom site;
    • seguir táticas de SEO para direcionar os compradores do Google para seus cursos;
    • criar conteúdo relevante para blog, certificando-se de usar palavras-chaves que aparecem na pesquisa do Google Keyword Planner e Google Trends;
    • marketing em mídias sociais;
    • cria anúncios pagos em plataformas como o Google Adwords, Facebook Ads, Youtube, Instagram e LinkedIn;
    • faça pós venda e mais

Você que quer saber como vender cursos pela internet, precisa trabalhar sua página de vendas e seus canais de comunicação não apenas em sua criação, mas na manutenção e criação de boas práticas.

Para isso, alguns ingredientes são importantes como:

  • Títulos estratégicos: uma boa página de vendas deve ter um título que dê aos visitantes uma ideia do que eles encontrarão. Seu título deve usar argumentos que envolvam as necessidades e desejos do público alvo.
  • Call to action: quando os visitantes entram na página do seu curso, eles precisam estar engajados a fazer algo. Palavras como “descobrir” e “aprender” são boas opções para botões de CTA.
  • Prova social: é preciso provar que seus conhecimentos já foram úteis para outras pessoas. Use depoimentos como provas sociais.

Em estratégias de atração como redes sociais e anúncios pagos lembre-se que se o design é um elemento que contribui para seus resultados.

Use elementos visuais que estimulem os usuários a clicarem nos botões de CTA.

Isso pode fazer com que seus visitantes sejam encaminhados diretamente para o seu funil de vendas.

6. Use vídeos em suas estratégias

Os vídeos possuem maior alcance e melhores taxas de visualização entre usuários digitais.

Um vídeo curto (de 1 a 2 minutos) que explica quem você é e o que você faz pode funcionar perfeitamente na página do seu curso.

Criar um canal no Youtube também pode contribuir para a atração de novos alunos que pesquisam sobre seus temas nessas plataformas.

Além de contribuírem para reforçar sua autoridade e gerar conteúdo relevante.

Tudo isso ajuda para o crescimento de sua empresa e marca.

Qualquer tipo de vídeo, seja ele de apelo emocional, descrições, depoimentos ou “nos bastidores” ajuda a oferecer uma boa visualização do seu curso.

O mercado de educação está se tornando cada vez mais competitivo, por isso, buscar ferramentas que ajudem você a construir relacionamento com suas personas e a transformar leads em clientes pagantes é extremamente valioso.

A LAHAR e a EAD Plataforma firmaram uma parceria na qual você, como responsável por um curso online, poderá integrar a ferramenta de hospedagem dos cursos, com as ações de Inbound Marketing, por meio do software de automação. Para saber mais sobre essa integração e como vender cursos online pode se tornar mais simples por meio da utilização dessa facilidade, acesse o artigo; “Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/”