Como vender cursos online: 7 ações desde a criação do canal até a venda

O dia a dia corrido, o trânsito das grandes cidades e a competitividade no mercado de trabalho ampliaram a demanda por cursos EAD. É por isso que cada vez mais empreendedores buscam soluções sobre como vender cursos online. 

O primeiro passo é sem dúvida aprender como montar um curso EAD.

Para isso indicamos que assista ao vídeo abaixo com a apresentação de opção de plataforma EAD para que você possa montar seu curso com todo apoio.

Após o vídeo, listamos 5 dicas de como vender cursos online de maneira eficiente.

Como vender cursos online com 7 estratégias certeiras

As ações de como vender cursos online também devem ser consideradas antes da criação do seu curso, afinal, o planejamento de marketing e vendas pode gerar insights importantes para seu negócio. 

1. Defina seu público

A primeira etapa da criação de qualquer produto, serviço ou, nesse caso, curso, é saber para quem você está criando e quem deseja atingir.

Para isso é preciso definir quem são seus clientes e quais informações eles estão buscando (essa etapa também vai ajudar na criação do escopo do curso).

Ao criar as personas de seu negócio você vai compreender seus interesses e comportamentos.

Em conjunto, pesquise sobre tendências de mercado em plataformas como o Google Analytics.

Com tudo isso em mãos ficará mais fácil montar o cronograma do curso e organizar suas aulas, bem como criar ações de marketing que despertarão o interesse do seu público ideal.

2. Diferencie-se da concorrência

Você irá enfrentar muita concorrência e por isso precisará diferenciar seu curso dos demais.

Para obter vantagem competitiva sobre seus rivais algumas ações são fundamentais, entre elas:

  • faça uma pesquisa de mercado e de concorrência. Analise os cursos que já estão no mercado e que abordam temas parecidos com o que você está construindo. Isso irá ajudar a criar um material mais completo e diferenciado;
  • teste seu curso. Antes de divulga-lo ao mercado peça que amigos assistam ao menos algumas aulas. Analise a experiência que eles tiveram e melhore os pontos que identificar como críticos;
  • atenção a parte técnica. Imagem e áudio deve ter alto padrão de qualidade para garantir a imagem de profissionalismo e adesão ao curso;
  • crie uma identidade visual moderna que transmita profissionalismo e dialogue com seu tema e público. Essa imagem poderá ser usada em vários cursos;
  • atenção aos dispositivos móveis. Hoje em dia muitas pessoas aproveitam momentos como a volta para casa no ônibus para assistir a vídeos informacionais, por isso, garanta que se curso também ofereça essa vantagem e conquista esse público.

Como vender cursos online

3. Preço

Preço é um dos 4Ps que Philip Kotler aponta como fundamentais para o marketing.

Por isso ele também deve ser considerado no processo de como vender cursos online.

Encontre o equilíbrio ideal para não ter um curso muito caro que afaste alunos, nem um curso muito barato que não ofereça credibilidade. .

Para precificar seu curso considere custos de produção, marketing e hospedagem.

Faça uma pesquisa de mercado também para definir os preços. Considere os valores cobrados por seus concorrentes.

4. Incentive a interatividade

Tecnologia, interatividade, realidade virtual e gamificação são elementos que já fazem parte de alguns cursos EAD e também devem ser integrados ao seu modelo de aula.

A transformação digital tornou o dia a dia mais dinâmico, com muitas informações e estímulos.

Por isso, o modelo de aula com um professos falando com uma lousa e alunos como ouvintes não funciona mais.

Quer aprender como vender cursos online? 

Crie novas formas de interação com seus alunos mesmo nas aulas gravadas.

Exercícios e tarefas podem envolver elementos de gamificação, por exemplo.

Além disso você pode incentivar a interatividade e a participação durante as aulas ao vivo. 

Em suma, use elementos de comunicação modernos para gerar diferencial competitivo.

5. Marketing digital

É claro que um guia de como vender cursos online precisa envolver ações de marketing.

Entre as ações de atração de novos alunos você poderá usar ferramentas como:

Crie um site para hospedar seus cursos e um blog para gerar conteúdo que será usado no rankeamento de páginas do Google. 

Ações de captação e nutrição de leads por meio de SMS e e-mail marketing irão ajudar na conversão visitantes em leads e leads em clientes, ou melhor, alunos.

6. Use provas sociais

Depoimentos e feedbacks de ex-alunos irão ajudar a ampliar a confiança que o público deposita em seu curso.

Use-os como conteúdo de redes sociais, nos e-mails marketing e nas páginas estratégicas do seu site.

Provas sociais fazem parte dos gatilhos mentais usados para converter usuários em clientes.

Eles comprovam que seu curso vale o investimento feito e que o profissional receberá informações que realmente contribuirão com o futuro profissional do aluno.

7. Ofereça cursos complementares

Uma das formas de responder como vender cursos online é usando seus próprios cursos como gatilhos para vender outros cursos.

Por exemplo, se você possui como curso principal uma formação sobre desenvolvimento de front-end para plataformas digitais, pode oferecer para esses mesmos alunos um curso de UX (experiência do usuário).

Lembre-se: fidelizar um cliente pode custar 5 vezes menos do que conquistar um novo cliente.

E ai, gostou de nossas dicas de como vender curso online?

Comece hoje para ganhar uma vantagem competitiva e oferecer conhecimento e habilidades que os alunos querem e precisam. Essa é uma dica valiosa de como vender cursos online.

O mercado já oferece plataformas de apoio ao empreendedor digital como plataformas para hospedagens de cursos e para sua divulgação.

A LAHAR e a EAD Plataforma firmaram uma parceria na qual você, como responsável por um curso online, poderá integrar a ferramenta de hospedagem dos cursos, com as ações de Inbound Marketing, por meio do software de automação. Para saber mais sobre essa integração e como vender cursos online pode se tornar mais simples por meio da utilização dessa facilidade, acesse o artigo; “Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/”

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre as dicas de como vender curso online compartilhe conosco em nossos comentários.