Dia do Cliente: 5 dicas para você montar uma estratégia campeã!

O Dia do Cliente está chegando! E você já preparou sua campanha e já definiu suas ofertas ou ainda está pensando se deve investir nesta data?

Estrategicamente definida entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, o Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro, com objetivo principal de homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores, a data já está oficializada em 15 estados brasileiros e mais de 150 municípios.

Se você ainda está pensando se deve investir nessa data, vou compartilhar 3 razões para não deixar ela passar em branco:

  1. Segundo o site Google Insights, em 2017 houve um crescimento de 85% em relação a 2016, nas buscas pelo termo “Dia do Cliente”, foram mais de 300 mil buscas no Google;
  2. As visitas aos portais dos grandes varejistas possuem um crescimento significativo em comparação às semanas próximas à data e ao ano anterior;
  3. A data está cada vez mais sendo lembrada pelos consumidores, que já possui mais buscas pelo evento do que o Dia do Consumidor.

Segundo o economista Adriano Fabri, “Datas como essa, além de todo o aspecto estratégico, como oportunidade de negócios, até mesmo com novos clientes, é uma oportunidade para dar um ânimo diferente para a economia. Para as empresas (comerciais e industriais) pode ser uma chance para diminuir os estoques e consequentemente a necessidade de capital de giro, o que provoca um alívio nas despesas financeiras. Outra oportunidade é o aumento de faturamento e mesmo que com margem mais baixas, são margem adicionais, que ajudam a diluir o custo fixo e a melhorar o resultado global. Esse ganho econômico vale também para as prestadoras de serviço. ”

Agora que você já está convencido, separei 5 dicas para você montar uma estratégia campeã.

#1 – Promoções Reais

Ao definir sua oferta, aproveite os produtos que vão sair de linha ou os que serão atualizados, oferte seus serviços mais rentáveis, mas jamais crie ofertas falsas (aumentar para dar desconto), se descobertas, com o uso das redes sociais elas podem trazer um resultado muito negativo para imagem de seu negócio.

#2 – Oportunidade Exclusiva

Trabalhe a experiência do usuário durante a campanha, em seus banners de divulgação e nos modelos de e-mail utilize uma identidade visual diferenciada, faça com que o seu cliente saiba que aquela oferta é exclusiva dessa data e desperte nele o gatilho mental da Urgência (É agora ou nunca!).

#3 – Cliente Fiel

Crie ofertas exclusivas para quem já é cliente! Utilize o gatilho mental da Reciprocidade (Gentileza gera gentileza) para fidelizar seu cliente, realize novas vendas para quem já conhece sua marca ou faça upgrade de seus contratos (up-sell e cross-sell).

#4 – Segmente sua comunicação

Se você possui mais de um produto ou serviço, faça a segmentação de sua base e oferte apenas aquilo que é de interesse de seu cliente, evite desta forma aumentar o desinteresse por suas ofertas futuras. Existem ferramentas que ajudam a criar essas segmentações, a LAHAR é uma delas. 😉

#5 – Novidades e Lançamentos

Quem não gosta de uma novidade? Aproveite a oportunidade para lançar um novo produto ou serviço, ou até mesmo uma melhoria ou nova versão. Aproveite a oportunidade para aumentar seus resultados com o gatilho mental da Novidade, apesar das novidades nos tirarem da zona de conforto ela nos motiva a buscar pela recompensa associada a ela, é resultado certo em suas vendas!

 

O ativo mais importante para qualquer negócio é o seu cliente, seja um comércio, uma indústria ou prestadora de serviços, atrair novas oportunidades de negócios tem se tornado cada dia mais difícil e é por isso que você não pode deixar essa data passar em branco.

Lembre-se, o Dia do Cliente é uma data comemorativa e por isso eles esperam receber homenagens, presentes e até mesmo elogios! Aproveite para agradar quem já está em sua base e gere novas oportunidades de venda. Afinal, todos já sabem que vender para quem já é cliente custa muito menos!

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Este conteúdo foi escrito pela LAHAR, somos um software de automação de marketing com mais de 700 clientes. Descubra como nossa equipe pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o marketing digital.