Como montar uma estratégia multicanal de marketing e vendas

A estratégia multicanal no marketing acontece quando sua tática de comunicação tem o objetivo de interagir com seus clientes, sejam eles potenciais ou existentes, em vários dispositivos, mídias e redes.

Segundo pesquisas da SAP, 74% das empresas aumentaram suas vendas com uma estratégia multicanal. Enquanto 64% aumentaram a fidelidade e o poder de aquisição de consumidores e 57% relataram uma melhor experiência do cliente.

Para os profissionais de marketing, uma estratégia multicanal tem o objetivo de estar sempre onde os clientes estão. Isso significa usar uma variedade de canais para se comunicar com seu público.

Atualmente, os canais estão se multiplicando, enquanto as preferências do consumidor e os hábitos de consumo continuam se direcionando para as plataformas online. Com o objetivo de alcançar seu público-alvo, você precisa ser adaptável ao canal em que ele está inserido.

Neste artigo, vamos desmembrar os benefícios da estratégia multicanal no marketing e nas vendas de sua empresa.

Exploraremos como estabelecer um conjunto eficaz de campanhas multicanais para gerar:

  • Reconhecimento
  • Conversão
  • Vendas

Ao final, você estará equipado com o know-how e as técnicas necessárias para envolver seus melhores clientes em qualquer plataforma.

Esteja onde seus clientes estão

Você deve estar onde seus clientes estão. Se houver um canal emergente, seus clientes o usarão, esteja lá. Se houver um canal estabelecido que seus clientes estejam usando, esteja lá.

A estratégia multicanal no marketing depende da escolha do consumidor. As empresas que priorizam a experiência do cliente, facilitando a compra dos consumidores em seus canais preferidos ou em vários canais, ganham.

De acordo com Misia Tramp, vice-presidente executiva da Insights da Tahzoo, uma abordagem multicanal significa “entender como eliminar o esforço da experiência do cliente“.

Atender a essa necessidade exige a construção de um conjunto perfeito de pontos de contato para mover os usuários pelo funil de compras.

Para construir uma experiência de marca mutuamente gratificante que atenda às necessidades do consumidor, os profissionais de marketing precisam orquestrar campanhas integradas em canais digitais e físicos.

Pode parecer fácil, mas na verdade, é muito mais fácil de dizer do que fazer.

Você pode não acreditar, mas segundo pesquisa realizada pela Gartner, mais de 90% dos profissionais de marketing lutam com dificuldade para conectar mais de 3 canais em toda a jornada do consumidor.

O marketing multicanal efetivo aproveita os pontos fortes e fracos exclusivos de cada canal diferente. Compreender um canal e interagir com o cliente no momento certo é fundamental para criar relacionamentos lucrativos e duradouros.

3 pilares de uma estratégia multicanal de marketing

1.Entenda seu público

Os profissionais de marketing não podem esperar que os consumidores mudem seu comportamento. Em vez disso, devemos estar atentos às preferências do consumidor e estar dispostos e aptos a agir em todos os canais para alcançar os usuários no momento e no local certos.

2. Construa mensagens direcionadas em momentos-chave

Elimine o ruído entre sua marca e seu potencial cliente. A orquestração de canais e o gerenciamento de campanhas devem fornecer a mensagem certa no momento certo, de maneira autêntica e confiável.

3. Automatize suas campanhas

As soluções de automação de marketing permitem que os profissionais da área criem campanhas durante a coleta de dados do cliente.

Com um software de automação de marketing é fácil enviar mensagens e respostas de acompanhamento a cada passo que seu cliente dá. O software tem o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas.

É preciso que você entenda como o marketing automatizado funciona. Pensando nisso sugerimos que leia o artigo, Como tirar o melhor de um software de automação de marketing.

Se o seu cliente acessa seu site, escolhe alguns produtos, mas abandona o carrinho, sem terminar a compra, em 5 minutos ele receberá um e-mail marketing estimulando-o a fazer a compra. Se o cliente ainda não finalizar, no dia seguinte ele receberá uma oferta de frete grátis caso finalize “agora” o pedido.

Esse foi apenas um exemplo do poder que a automação de marketing tem em suas ações.

Em uma estratégia multicanal, automatizar algumas etapas do processo é fundamental, ao contrário você precisaria de um equipe grande o suficiente para interagir com cada um dos clientes que chegam até sua empresa.

Por que implementar uma estratégia multicanal?

Além dos dados já apresentados no início deste artigo, outros números podem te convencer a iniciar uma estratégia multicanal.

Além do aumento das vendas, apontado por 74% das empresas que implantaram uma estratégia multicanal, 72% dos clientes preferem uma abordagem de marketing integrada, enquanto que 40% dos consumidores dizem que é muito importante poder comprar de um varejista por meio de canais diferentes.

Com mais plataformas e canais para gerenciar, o marketing multicanal pode parecer esmagador. No entanto, como os números mostram, o marketing multicanal é recompensador para o seu negócio.

Alguns benefícios imediatos que você pode esperar de uma forte estratégia multicanal são:

  • Maior reconhecimento da marca: quando você interage em várias plataformas, seus usuários reconhecem você com mais facilidade e sua marca ganha mais atenção.
  • Conversões aprimoradas: estar disponível por meio do canal escolhido de um cliente alinha diretamente sua marca com níveis mais altos de engajamento e conversões.
  • Receitas mais altas: mais oportunidades de compra em canais significa que os clientes comprarão mais prontamente, traduzindo-se em transações adicionais, mais vendas e mais vendas cruzadas.
  • Melhor conhecimento do cliente: todos os canais e pontos de contato fornecem informações sobre o cliente. Acompanhe como os usuários interagem em todos os seus canais e saiba mais sobre as preferências deles para personalizar ainda mais a experiência.
  • Alcance de conteúdo expandido: se você investir em produção de conteúdo relevante, mas não em uma distribuição adequada, não estará maximizando seu retorno. Espalhar seu conteúdo para além do seu site com vários canais, como e-mail, redes sociais, etc., ajudará a aumentar sua autoridade no espaço.
  • Consistência elevada da marca: uma estratégia multicanal exige que as mensagens da sua marca sejam consistentes em todos os canais. Este exercício provavelmente fará com que você revise e melhore a consistência de sua marca existente.

Quais dispositivos usar em uma estratégia multicanal?

Como já apresentamos, uma estratégia multicanal refere-se à prática de atrair prospects, leads e clientes através de uma combinação de canais de comunicação diretos e indiretos.

Um canal pode ser um dispositivo, meio ou rede. Por exemplo:

  • Uma loja física
  • Site
  • E-commerce
  • E-mail
  • SMS
  • Dispositivos mobile
  • Aplicativo
  • Compra de mídia em campanhas de CPC
  • Mídias Sociais
  • TV
  • Outdoor e muito mais.

O marketing multicanal é importante pela simples razão de que você deve estar onde seus clientes estão. Ou seja, em todo lugar.

Entretanto a distribuição de esforço em sua estratégia multicanal deve estar sempre direcionada para o comportamento do seu público, por isso entender quem são suas personas, quais são seus comportamentos de compra e em quais plataformas elas estão, é fundamental.

Os compradores estão no controle total do processo de vendas. Há mais canais, mais dispositivos e mais opções disponíveis quando se trata de encontrar as informações necessárias para tomada de decisão do consumidor.

Além da divulgação, mais canais de venda

O marketing multicanal promove, mas também vende em qualquer lugar que seus clientes compram. Além da publicidade, uma estratégia multicanal traz o comércio para vários canais, tais como:

  • Marketplaces
  • Mídias sociais
  • Aplicativos
  • Comunidades online

Ou seja, em uma estratégia multicanal, mais do que aumentar os pontos de contato da sua marca com seu público, você aumenta os canais de compra, chegando onde seu mercado-alvo já gasta seu tempo.

Mesmo para grandes varejistas online, o crescimento diminui quando um site é seu único meio de atingir os compradores.

As melhores marcas vendem para seus clientes onde quer que eles consumam conteúdo, seja através de pins compráveis, de posts de Instagram, de uma loja nativa do Facebook ou de marketplaces como Amazon, eBay, Houzz, BuzzFeed, etc.

Quando você cria caminhos de compra nesses canais, o marketing de vários canais ganha vida:

estrategia multicanal

Embora essa estratificação torne o marketing mais desafiador, também apresenta uma enorme oportunidade para as empresas que estão dispostas a se adaptar.

Hoje, os pontos de contato disponíveis para os profissionais de marketing estão crescendo rapidamente. Para aqueles com uma estratégia multicanal de marketing e vendas, essas são todas as oportunidades para alavancar – e não motivo de preocupação.

Ao coordenar as campanhas para abranger vários canais, os profissionais de marketing podem:

  • Incentivar os clientes a fazer mais compras
  • Coletar mais dados de consumidores
  • Expandir o reconhecimento de sua marca online e offline

Como já apresentamos, entender a importância da automação de marketing é fundamental para que sua equipe consiga atender aos clientes com qualidade, estimulando a conversão e a venda.

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