Estratégias de Outbound Marketing: 5 ideias para aplicar no seu negócio

Atrair clientes e converter vendas é a principal força motriz de qualquer negócio, para isso a prospecção de clientes é fundamental. Algumas ações podem ser muito úteis , entre elas as estratégias de outbound marketing que vamos trazer para você neste artigo.

Quando se fala em trazer mais clientes e vender mais existem duas formas mais populares: o moderno Inbound Marketing e o Outbound Marketing.

Com a ascensão digital que vivemos, talvez você já tenha escutado que o Inbound é a estratégia mais moderna e eficiente, no entanto algumas empresas de grande porte ainda apostam em estratégias de outbound marketing e são bem sucedidas.

Outbound x Inbound Marketing

Entender o que é Inbound e Outbound Marketing é fundamental para que você considere diferentes opções na hora de construir sua estratégia. 

Antes de conhecer as 5 estratégias de Outbound Marketing, você precisa entender o que é essa estratégia de prospecção e também as diferenças para o Inbound para compreender melhor esse universo.

Inbound marketing, é traduzido como marketing de permissão. Seu objetivo é criar canais e peças de comunicação que tenham como objetivo participar das pesquisas e do processo de compra do cliente, desde a fase em que esse cliente está entendendo que possui uma necessidade. 

O Inbound Marketing tem a ideia de fazer com que o cliente venha até a marca, através da relevância da marca na internet que acontece, principalmente, por meio do compartilhamento e produção de conteúdo relevante para diferentes mídias. 

Já o Outbound marketing é a abordagem conhecida como marketing de interrupção – meio no qual as empresas enviam sua mensagem de marketing para o maior número de pessoas possível através de:

  • mala direta, 
  • e-mails de prospecção, 
  • propagandas em TV, rádio e internet,
  • anúncios online, 
  • telemarketing e outras técnicas que interrompem a rotina diária do público.

Vale ressaltar que Inbound e Outbound não são estratégias concorrentes e podem ser utilizadas em conjunto. 

Na verdade, o ideal é que sejam, afinal, independente do perfil da sua marca, tanto o Inbound quanto o Outbound podem trazer resultados muito bons para o seu negócio, ainda mais se usados em conjunto.

No vídeo abaixo você conhece mais sobre o modelo de Inbound Marketing. Vale a pena conferir. 

5 estratégias de Outbound Marketing

Agora que você já sabe o que é Outbound e as diferenças para a outra forma de prospectar clientes, é chegada a hora de conhecer 5 estratégias de Outbound marketing para começar a aplicar na sua empresa.

Anúncios em Rádio e TV 

Para muitos, sobretudo de gerações mais novas, pode parecer que ninguém mais vê TV ou ouve rádio, mas segundo a pesquisa da Kantar feita esse ano 78% dos brasileiros ouvem rádio sendo que 3 em cada 5 escutam todos os dias com quase 5 horas por dia com o aparelho ligado.

Esse tipo de pesquisa mostra que apesar de não terem o peso e influência de outras épocas, essa mídias mais tradicionais ainda tem uma audiência e alcance muito relevante

A dica aqui fica por tentar relacionar o perfil dos seus clientes com o perfil dos ouvintes e telespectadores dos canais que você escolher para anunciar.

Já na internet, o Youtube com cada dia mais visualizações, canais e conteúdos postados aparece como umas das mais eficientes estratégias de Outbound Marketing com diversas modalidades de anúncios entre os vídeos.

No caso do Youtube, sua empresa pode investir tanto em estratégias de Inbound, como SEO para Youtube, como em campanhas de Outbound aprendendo como anunciar no YouTube.

Telemarketing

O telemarketing é outra ferramenta para a qual muitos torcem o nariz, mas que tem muito potencial. Por ser um contato direto que possibilita uma interação em tempo real com potenciais clientes, pode ser muito útil quando bem aplicada.

Treinando bem sua equipe você terá chance de oferecer produtos para clientes em potencial além de obter dados e métricas importantíssimas que são muito úteis para o setor de marketing, direto na fonte.

Mídia impressa

Outdoors, panfletos, banners e afins podem ser muito interessantes quando bem feitos e bem localizados. Dependendo do local que essa estratégia for aplicada você terá grandes chances de atingir seu público-alvo. 

E-mail Marketing

Uma das formas de Inbound e Outbound atuarem juntos é através do e-mail marketing. 

Entretanto, fazer e-mail marketing não é simplesmente sair disparando e-mails em massa para toda a sua lista. Isso não deve ser feito nem quando falamos sobre Outbound marketing. 

É muito mais eficiente segmentar sua lista e oferecer conteúdo de acordo com cada perfil de cliente.

Para saber como fazer isso indicamos que acesse nosso material gratuito “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. 

Use bem os contatos para atingir seus clientes de forma mais assertiva possível, aposte em um layout bonito e chamativo e em CTA’s que sejam atrativos e bem posicionados.

Links patrocinados

Por fim, uma das estratégias de Outbound Marketing que você talvez nem soubesse que pertence a essa categoria são os links patrocinados na internet, sejam e Google Ads ou Facebook Ads.

Esse tipo de estratégia ajuda a rankear melhor seu site através de palavras-chave no caso do Google, enquanto que os anúncios feitos pelo Facebook e Instagram levam conteúdo, produtos ou links para atrair seus clientes mostrando a postagem para os clientes que possuem o perfil que você quer. 

E aí conseguiu entender um pouco mais sobre as estratégias de outbound marketing? Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

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