O que é um ERP e como ele pode ajudar o seu negócio?

As ferramentas tecnológicas desenvolvidas para empresas oferecem muita eficiência para as atividades do dia a dia. Elas conseguem automatizar procedimentos para que você e a sua equipe consigam fazer mais, em menos tempos, sem perder em qualidade.

Entre essas soluções, está o software ERP, um sistema de gestão empresarial, que pode contribuir com a administração de empresas de todos os portes e segmentos de mercado.

E se você quer saber mais sobre o que é um ERP e como ele pode ajudar o seu negócio, continue lendo este artigo e confira os seus tópicos a seguir:

  • O que é um software ERP
  • Porque investir em um software ERP
  • Vantagens do software ERP
  • Como escolher o melhor ERP

O que é um software ERP

O software ERP é um programa que pode contribuir em muito com a rotina de escritórios, uma vez que informatiza todos os dados da empresa, conecta os setores e automatiza processos. Dessa forma, todos os colaboradores usam a mesma plataforma para as suas tarefas diárias.

A partir do software ERP é possível fazer controle financeiro, controle de estoque, emitir nota fiscal, gerar boleto bancário, fazer e gerenciar orçamentos, ordens de serviço e muitas outras atividades. Também oferece relatórios, inventários e levantamentos.

As suas funções atendem tanto as empresas que vendem produtos quando as que prestam serviços. O dinamismo que proporciona acontece porque depois que uma informação é salva na sua plataforma, ela fica disponível para os demais setores.

Isso quere dizer que ao emitir uma nota fiscal, por exemplo, não é preciso digitar todos os campos do seu formulário. Isso porque é possível usar as informações já armazenadas no software ERP. Essa facilidade também economiza muito tempo e ajuda e evitar os erros.

Porque investir em um software ERP

Hoje em dia, mesmo micros e pequenas empresas devem lidar com um grande fluxo de informações todos os dias, não é mesmo? São contas a pagar, contar a receber, compras que são feitas, vendas realizadas, emissão de notas fiscais, orçamentos, etc., etc., etc.

Mesmo tendo profissionais qualificados no seu negócio, os erros podem acontecer, porém, é melhor evitá-los. Afinal, podem gerar prejuízos e fazer com que a sua equipe perda tempo refazendo tarefas.

Então, nada melhor do que os seus colaboradores contarem com um software que torne todas as atividades mais dinâmicas, podendo ser concluídas em menos tempos e com menor margem de erro. Assim, se produz mais e se aumenta a conversão de vendas.

Vantagens do software ERP

Além de um maior número de vendas, um software ERP possibilita muitas outras vantagens para a administração da sua empresa. Entre elas, economia, afinal, se é possível tornar as tarefas mais rapidamente executadas, significa que mesmo um grupo menor pode realizá-las.

Nesse sentido, você pode economizar ao ter um quadro de funcionários enxuto. Além disso, menos erros são cometidos, evitando o retrabalho, o que contribui também para uma maior produtividade.

Outra vantagem do software ERP é que você não precisa contratar profissionais para cuidar da segurança do seu sistema. Quem o disponibiliza garante a sua segurança total, fazendo os backups necessários, ou seja, as cópias de segurança e os demais procedimentos.

Você também não precisa gastar com computadores potentes, pois as informações da sua empresa ficam na nuvem com total segurança, já que o sistema é um ERP cloud. E mais, é você quem decide quem pode acessar o sistema, podendo ainda restringir o acesso de cada usuário conforme o seu setor.

Como escolher o melhor ERP

Agora que você já sabe o que é um ERP e como ele pode ajudar o seu negócio, é necessário entender a importância de contratar uma empresa de confiança e credibilidade no mercado para oferecer o serviço. Afinal, eles vão cuidar dos dados da sua empresa.

Também vale a pena escolher um software ERP que lhe garanta a possibilidade de acessar os dados do seu empreendimento de qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, por meio do aplicativo do sistema de gestão empresarial você consegue acesso remoto.

Essa facilidade permite entrar na plataforma mesmo de dispositivos móveis, como smartphones. O acesso à distância de qualidade e seguro, garante que, mesmo longe da sua empresa, você possa acompanhar de perto tudo o que está acontecendo.

O GestãoClick é um software ERP que oferece essas e outras vantagens, para saber mais, clique aqui e teste grátis!