Precisando de um software de CRM? Use nosso checklist para escolher o seu

Se você chegou à conclusão que sua empresa precisa de um software de CRM para conhecer melhor seus clientes e poder atendê-los da melhor forma possível, deve estar se perguntando qual deles escolher.

Além de ajudar a conhecer profundamente as necessidades de seus clientes, um bom software de CRM ajuda a gerenciar a equipe de vendas e facilitar a vida dos vendedores, tornando-os mais produtivos.

Confira nosso checklist e descubra tudo que um CRM precisa ter para auxiliar de verdade o seu negócio a vender mais e reter seus clientes.

Checklist: 8 características essenciais para um software de CRM

1- Software como serviço – SaaS

Um sistema de CRM moderno precisa ser fornecido na forma de um SaaS, isto é: não se compra uma enorme quantidade de licenças do software e se instala em cada máquina que for usá-lo.

O Software está hospedado na nuvem e é acessado mediante login e senha por todos aqueles que precisam usá-lo.

Esse modelo oferece diversas vantagens:

  • Investimento diluído no tempo: paga-se uma mensalidade bastante acessível, no lugar de uma cara licença à vista.
  • O software é constantemente atualizado, sem a necessidade de se pagar por novas versões.
  • Paga-se proporcionalmente ao número de usuários, mediante pacotes pré-definidos.
  • Em caso de mudança do tamanho da equipe, é só mudar de plano, sem ficar com licenças ociosas ou ter que adquirir licenças novas.

2- Acesso remoto

Um software de CRM é feito para auxiliar a equipe de vendas.

Ora, em muitas empresas os vendedores se encontram sempre em trânsito, às vezes até internacional.

Fazer visitas, reuniões de negociação e de apresentação são atividades comuns.

Com um software de CRM que possibilita acesso remoto, a equipe de vendas pode consultar os dados que precisa de onde estiver, até mesmo em frente ao cliente, com muito mais agilidade.

Pode fazer pedidos, atualizar informações, consultar históricos e estar sempre a par de mudanças de preço, por exemplo, ou quaisquer outras informações que sejam importantes naquele momento.

3- Compatível com dispositivos móveis, inclusive smartphones

Muitos softwares de CRM oferecem acesso remoto, mas pouco têm um app para smartphone.

Essa funcionalidade dá muito mais agilidade a toda equipe comercial, que não precisa necessariamente carregar um volumoso notebook para ter acesso às valiosas informações do software de CRM.

4- Auxílio para follow-up

Quem nunca esqueceu de retornar uma ligação para um cliente ou responder um e-mail que atire a primeira pedra!

Além disso, dados de pesquisas mostram que 48% dos vendedores nunca fazem follow-up e apenas 25% fazem duas tentativas para contactar o lead.

Com um software de CRM que envie avisos por mensagem de texto ou e-mail para os vendedores se lembrarem de seus compromissos com clientes, a produtividade em vendas crescerá substancialmente em sua empresa.

5- Cadastro centralizado de contatos

Nada pior que não saber exatamente com quem falar na empresa do cliente, quais os telefones e e-mail atualizados, se houve mudança de endereço ou até mesmo de um gerente de compras ou diretor comercial.

Com um software de CRM os dados ficam centralizados em um único local, evitando-se duplicidades, além de serem atualizados em tempo real sempre que necessário.

6- Funil de vendas personalizável

O funil de vendas é uma das principais funcionalidades de um software de CRM.

Ele deve mostrar de maneira intuitiva e visual todos os negócios que estão em andamento naquele período, apresentando quantos contatos iniciais foram feitos, quantas propostas foram enviadas e negociações estão ocorrendo, por exemplo.

Além disso, se for possível personalizar o funil de vendas para as peculiaridades de seu negócio, melhor ainda.

Afinal, cada empresa define diferentes procedimentos em cada etapa da venda.

Poder determinar quais são as ações ideais para o seu negócio, com certeza tornará o processo mais assertivo.

7- Segmentação de dados

Uma das grandes vantagens de um software de CRM é poder usar seus dados dobre os clientes para planejar ações de marketing, idealizar ofertas e promoções, estudar tipos de clientes e muito mais.

Com um funcionalidade de segmentação de mercado, que permite usar filtros para separar informações por cliente, por região, linha de produto ou serviço, carteira de vendedores e outras, esse trabalho será muito mais ágil e assertivo.

8- Relatórios de desempenho

Qual de seus vendedores vendeu mais? Qual produto ou serviço?

E ligações para clientes, quem fez em maior número?

Informações como envio de propostas e visitas também podem ser encontradas, permitindo que o gerente de vendas conheça detalhadamente o desempenho de cada vendedor e possa avaliá-los por diversos critérios

Com isso, é possível descobrir gargalos no processo e orientar os vendedores para que cumpram todas as etapas de vendas, além de mostrar quais são os funcionários mais engajados em seu trabalho.

Entendeu a importância de cada um desses pontos para avaliar corretamente um bom software de CRM para seu negócio?

Siga este checklist e tenha certeza de que sua equipe estará contando com uma excelente ferramenta para auxiliar no controle de vendas e gerenciamento da equipe.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.