Dois dos setores mais estratégicos da empresa, vendas e marketing historicamente possuem alguns atritos, mas tem muito a ganhar trabalhando em conjunto. Nesse artigo vamos entender o que é Vendarketing e explorar como funciona na prática esse conceito.
Etimologicamente falando Vendarketing é uma adaptação do termo em inglês Smarketing, que é conhecido por representar o alinhamento entre os setores de vendas e marketing dentro de uma empresa.
É comum em muitas empresas que os profissionais de marketing e vendas atuem distantes e sem muito alinhamento. Para muitos o serviço tem que ser assim: marketing gera bons leads e vendas realiza a conversão.
No entanto, essa forma de pensar é bem reducionista e não funciona tão simples na prática.
Quando esses setores não trabalham alinhados e os números da empresa não vão bem é comum que um acuse o outro das falhas e baixos índices.
Vendas diz que o setor de marketing não está mandando bons leads, já o setor de marketing rebate dizendo que os vendedores não estão fazendo a negociação direito.
No entanto, se houvesse um alinhamento entre esses setores, ambos sairiam ganhando e, principalmente, a empresa, teria um salto de produtividade ao alinhar estratégias, atrair e gerar leads mais qualificados (e com mais chances de conversão).
Porque aplicar o Vendarketing?
Bom, agora você já sabe que o Vendarketing busca alinhar os setores de Venda e Marketing em prol da melhoria do rendimento dos resultados de ambos e, por consequência, tem como objetivo o melhor desempenho da empresa.
Mas, porque essa união entre os setores é tão importante?
Isso acontece porque o processo de compra mudou, se antes os consumidores simplesmente viam uma propaganda nos meios de comunicação convencionais e iam até a loja saber mais sobre o produto e comprá-lo, agora, com a transformação digital, o consumidor tem mais poder em mãos, o que significa que os clientes:
- têm mais acesso a concorrência,
- acesso à informações sobre produtos,
- podem realizar mais pesquisas,
- buscam mais informações sobre produtos, serviços, opções e empresas.
Antes da ascensão e popularização da internet, o marketing deveria apenas criar campanhas para atrair clientes usando os meios disponíveis (rádio, TV, Jornal, etc.) e o cliente, ao ser impactado, naturalmente procuraria um vendedor para fechar a compra.
No entanto, hoje em dia a informação não está mais restrita a poucos meios de comunicação. A cada dia ela está mais diluída na internet o que torna mais fácil comparar:
- preços,
- características dos produtos,
- qualidade de atendimento,
- opções de oferta e mais.
Nesse aspecto o processo de compras começa muito antes do cliente ver uma propaganda do seu produto, serviço ou empresa. O cliente agora precisa ser atraído não mais para apenas um produto em si, mas para a resolução de um problema.
A partir daí ele percorre todas as fases da jornada de compra que precisa ser trabalhada individualmente e em conjunto. Uma das estratégias para fazer isso é considerar o modelo de funil de vendas.
Por conta do aumento na complexidade do processo comercial atual, marketing e vendas devem trabalhar em conjunto para entender quem é esse cliente que precisa ser “alimentado”. Nesse sentido, o conceito de Vendarketing se faz cada vez mais necessário.
Vantagens do Vendarketing
Bom, agora que você já entendeu o que é Vendarketing e qual a sua importância, veja aqui algumas vantagens que o seu negócio pode ter ao adotar essa estratégia na sua empresa.
Alinhando metas para benefício mútuo
Além de alinhar os dois setores, para que eles andem juntos é preciso alinhar as metas. Se a empresa precisa de um número “X” de vendas para alcançar o desempenho desejado, essa meta precisa ser do Marketing também.
Estipule as metas e as premiações em conjunto, todas as metas que passam pelos dois setores para serem cumpridas precisam ser compartilhadas, só assim você conseguirá ter um esforço coletivo em prol desses resultados.
É importante que você considere as “cotas” de participação de cada setor em determinadas metas para garantir que cada um seja cobrado e recompensado por seu trabalho de maneira correta.
É fundamental, entretanto, entender que enquanto o marketing for cobrado por volume de leads gerados e o setor de vendas por negócios fechados, o alinhamento vai ficar prejudicado.
É fundamental alinhar expectativas, percentual de participação de cada um em cada meta e mais. Entretanto, é fundamental que eles compartilhem os mesmos objetivos.
Formas de calcular o impacto das de um setor no outro
Ao realizar o Vendarketing, você consegue calcular qual o impacto das ações do marketing nas vendas, uma vez que ambos estão trabalhando em conjunto e alimentando de informações um ao outro.
Dessa forma a taxa de conversão virá com menos observações e “poréns” sendo mais fácil de identificar onde estão os erros e as oportunidades de melhoria no processo.
Leia também: O que é CRO: boas práticas para vender mais e gastar menos
Além disso, todo o trabalho do marketing em cima dos leads possibilita a identificação de quais os melhores canais para aquisição de clientes e o aprimoramento da abordagem feita a esses consumidores em potencial para o time de vendas.
Para isso uma dica interessante é ter um software de automação e CRM que ambos os setores possam utilizar para alimentar de informações e também acessar esses dados em qualquer momento que for pertinente.
Melhora a forma de calcular o retorno sobre investimento
Quando você aplica o Vendarketing fica mais fácil de saber qual foi o retorno sobre o investimento que você fez em alguma ação de marketing.
Quando os dois setores estão alinhados e com metas comuns a serem batidas não se tem mais a desculpa de que um setor não está cooperando com o outro, por isso, fica mais claro esse cálculo de retorno sobre investimento.
É importante, entretanto, que sua empresa utilize outros indicadores de marketing e vendas, que vão contribuir para a compreensão de onde estão as oportunidades e falhas de todo o processo. A partir dessas análises sua empresa passa a ter mais inteligência na otimização de campanhas e resultados.
E aí conseguiu entender melhor o que é o Vendarketing? Sabemos que para implementar esse conceito é preciso planejamento e, claro, algumas ferramentas e programas para agilizar a integração de ações, acompanhamento, avaliação e, claro, a aplicação prática das estratégias de cada área.
A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como:
- integração com CRM de vendas;
- ferramentas para captação de leads;
- criação de fluxo de nutrição;
- criação de landing pages (sem precisar de códigos);
- ferramenta de e-mail marketing para criação e envio de campanhas e automação;
- gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
- e mais!
Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.
É o cara que tem uma missão simples: “Ajudar as pessoas e as empresas a identifcarem seu caminho, estabelecer suas prioridades para eliminar o sofrimento do dia-a-dia e alcançarem o mais alto grau de satisfação e felicidade”.
Formado em Economia e Especialista em Gestão Empresarial e Marketing pel ITE – Bauru e Mestre em Negócios Internacionais MUST University, Florida/EUA.
Atualmente é Head de Parceiras e Grande Contas na LAHAR e Professor universitário.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.