O que é inteligência de marketing? Veja como a automação pode ajudar seu negócio

O seu negócio investe em inteligência de marketing? Esse processo consiste em utilizar a coleta e análise de dados para orientar ações e tomadas de decisão, além de otimizar campanhas.

Ela ganha cada vez mais relevância no dia a dia organizacional em função das mudanças provocadas pela transformação digital, em especial, a imensa quantidade de dados armazenados em nuvem que o fenômeno passou a permitir. 

Para se ter uma ideia, são gerados cerca de 2.5 quintilhões de dados todos os dias, segundo informação da Techjury.

Essa nova realidade é o mote da inteligência de dados, que permite às empresas aumentarem os lucros e conquistar mais clientes com planejamento e ações mais assertivas. 

Portanto, continue a leitura para entender como a inteligência de marketing virou esse novo trunfo estratégico no cenário digital.

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O que é inteligência de marketing?

O princípio básico da inteligência de marketing é muito simples: consiste na utilização de tecnologia para usufruir de um ativo fundamental na elaboração de estratégias de qualquer setor organizacional: a informação.

Dessa forma, como as equipes de Marketing devem atuar nessa nova dinâmica de mercado potencializada pela transformação digital

Já citamos mais acima que há um mar de dados que são gerados todos os dias por usuários da internet. Nesse contexto, as empresas, por meio de ferramentas de automação, possuem a capacidade de coletar, filtrar e interpretar informações estratégicas para o melhor andamento possível da performance organizacional.

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Esse fenômeno aponta que a cada dia que passa torna-se mais defasado o processo de tomada de decisão no escuro e às cegas, isso é, sem o embasamento correto por métricas e indicadores mensuráveis. 

Como usar dados para o processo de tomada de decisão?

No fim das contas, com essa grande quantidade de informação disponível, a empresa que não investir em automação de marketing tende a não resistir à competitividade e ficar para trás.

Como funciona a inteligência de marketing?

Quando um cliente ou possível prospect utiliza alguns dos canais de comunicação de uma empresa, há sempre a possibilidade de deixar pistas que indiquem seu padrão de comportamento ou perfil de consumo.

Esses dados podem ser coletados desde os primeiros contatos do usuário com algum conteúdo relativo à marca, por meio de respostas à pesquisas de satisfação ou pelo histórico de compras.

Assim, a análise desse material permite, por exemplo, o desenvolvimento e monitoramento de indicadores fundamentais para orientar uma boa campanha de marketing digital, como as métricas de customer success (sucesso ou satisfação do cliente). Entre elas, vale destacar:

  • NPS (net promoter score);
  • upsell e cross-sell;
  • first contact resolution;
  • churn, entre outras.

Dessa forma, quando essas informações externadas são cruzadas com outros registros importantes, como diagnósticos de performance ou retorno financeiro, é possível para o profissional de marketing ter insights valiosos que orientem a tomada de decisão da melhor forma possível.

Ferramentas sofisticadas de automação de marketing surgem como protagonistas nesse contexto. Pois elas executam esses processos de inteligência para, assim, trazer mais agilidade e eficácia tanto a nível estratégico quanto a nível operacional para as organizações. 

Quais os benefícios da inteligência de marketing?

Abaixo, selecionamos os três principais benefícios da inteligência de marketing para o seu negócio. Vamos a eles!

Mensurar a performance das campanhas

A análise cruzada dos dados permite à organização avaliar e comparar a performance das estratégicas com o passar do tempo. 

No caso da inteligência de marketing, é possível diagnosticar a performance por meio de indicadores relativos à:

  • geração e conversão de leads;
  • ao alcance das campanhas no público-alvo;
  • ao reflexo das ações em estratégias de retenção e pós-venda;
  • à estipulação de metas e mensuração da performance da área de Marketing.

Dessa forma, a organização pode continuamente aprimorar suas estratégias para entregar os melhores resultados possíveis.

Melhorar a experiência do cliente com a marca

Definir de forma clara o público-alvo e conhecê-lo profundamente é fundamental para aumentar tanto a eficiência quanto a eficácia das campanhas de marketing.

Afinal, quanto mais informações você tiver da sua audiência para se antecipar às suas demandas e necessidades, mais assertivas, ágeis e confiáveis serão as ações comerciais, sejam de comunicação ou de vendas.

Dessa forma, aprimora-se a experiência do cliente com a marca, pois ele recebe um atendimento personalizado (por exemplo, um e-mail marketing direto e atrativo), fluido e que responde ativamente às suas expectativas.

Aumentar os lucros e as vendas

Por fim, nada mais natural que o aumento dos lucros surjam como resultado principal do investimento em inteligência de marketing, não é verdade?

Até porque informações coletadas por essa área podem servir de insumos essenciais para as abordagens e ofertas das equipes de vendas.

Portanto, dados estratégicos não só podem, mas devem ser compartilhados para que ambos os setores sejam o mais assertivos possível para entregar a melhor experiência de compra para o cliente

Por exemplo, informações coletadas por meio de monitoramento de interações em redes sociais ou de dados cedidos na conversão de um lead podem servir de orientação ao vendedor na hora do fechamento da compra.

Por fim, o crescimento das vendas e dos indicadores de retenção serão meras consequências.

Como implementar inteligência de marketing no meu negócio?

Para implementar inteligência de marketing em seu negócio é preciso investir em uma plataforma de análise inteligente de dados eficiente e completa.  

Dentre as várias opções disponíveis no mercado, é válido procurar aquelas capazes de gerar insights e orientar de forma assertiva os processos de tomada de decisão. Ao mesmo tempo, ela precisa possuir uma interface simples e intuitiva para usuários não técnicos.

Portanto, investir na ferramenta certa oferecerá à sua empresa uma franca capacidade de crescimento, de competitividade e de aumento dos lucros.

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Este artigo foi escrito pela Oncase. Somos uma plataforma que oferece tecnologia de inteligência artificial e análise de dados para aprimorar a jornada de compra dos seus clientes e oferecer insights que diminuam o churn.

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