O que é Google Analytics: como e por que começar a usar

Mesmo que você tenha acabado de lançar seu site, provavelmente já ouviu falar do Google Analytics. Mas o que é Google Analytics, exatamente?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que gera estatísticas e informações essenciais sobre seu site, entre elas:

  • identifica e apresenta como os visitantes encontraram sua plataforma;
  • analisa o que eles fizeram quando chegaram lá.

Além disso, também apresenta outras informações importantes como volume de vendas e as taxas de conversões de leads.

O que é Google Analytics e o que ele faz por você?

Essencialmente, o Google Analytics é a solução recomendada para monitorar o uso de um site.

Mas, o que ele pode fazer por você e seu negócio?

O Google Analytics coleta e processa uma quantidade enorme de dados.

Os dados brutos são apresentados em diversos relatórios, que vão variar de nível de importância, de acordo com as suas necessidades.

Mesmo que suas metas ainda não estejam definidas, há áreas do Google Analytics úteis para a maioria das organizações.

O Google Analytics também pode ajudar você a identificar problemas subjacentes no site. Por exemplo, se houver problemas de desempenho ou usabilidade para usuários de dispositivos mobile, ele apontará essa deficiência e indicará soluções.

Dentro do conceito sobre o que é Google Analytics é importante destacar que existem 3 processos importantes de interação entre site da empresa e usuários, que geram gráficos e relatórios. São eles:

  • aquisição;
  • comportamento;
  • conversão.

Analisando os dados de cada um desses menus, você será capaz de entender:

  • como seu site adquire tráfego;
  • como o usuário se comporta após entrar em sua plataforma;
  • o que mais estimula – ou atrapalha – a conversão do visitante em lead ou cliente.

Para que você entenda mais profundamente o que é Google Analytics, apresentamos abaixo, detalhadamente, as principais métricas do Google Analytics, divididas nas 3 áreas acima citadas.

Visão Geral de Aquisição

A Visão Geral da Aquisição responde a perguntas como:

  • quanto tráfego o site recebe?
  • da onde vem o maior tráfego do seu site?
  • qual é a taxa de conversação em relação ao seu objetivo?
  • qual é a taxa de usuários novos versus usuários que retornam?

Isso é particularmente útil ao examinar as alterações ao longo do tempo. Comparar semanas ou meses lhe dará uma ideia melhor do desempenho do site.

O que é Google Analytics

No menu Aquisição você também terá acesso à informações como:

  • Anúncios do Google: se você está investindo em anúncios do Google, esses dados são essenciais para entender a performance da campanha, ou seja, para analisar como você está se saindo;
  • Search Console: este relatório é fundamental se você quiser entender como o seu site funciona na pesquisa orgânica;
  • Social: a guia Social mostra como as pessoas estão interagindo com seu conteúdo nas mídias sociais;
  • Campanhas: o relatório “Campanhas” mostra o desempenho das campanhas pagas e como elas se comparam a outras iniciativas de como conseguir tráfego para seu site.

Leia também: Como criar campanhas de Google Adwords

Visão Geral de Comportamento

Algumas páginas serão mais importantes para sua organização do que outras.

Em “visão geral de comportamento”, o desempenho individual da página ajudará você a identificar quais estão gerando mais tráfego.

Ela também fornecerá uma visão geral do desempenho técnico de seu site, apresentando informações como a taxa de rejeição.

O que é Google Analytics
Por exemplo, se você estiver trabalhando com comércio eletrônico, páginas importantes de rastrear em seu site são:

  • página inicial;
  • páginas de produtos;
  • os resultados de pesquisa;
  • o carrinho de compras;
  • o check-out;
  • página de agradecimento.

No entanto, se você administra um museu, por exemplo, talvez queira acompanhar páginas de educação e programação.

Você também pode ter interesse em fazer uma segmentação geográfica para ter uma ideia melhor do seu público-alvo. Museus, bem como restaurantes, lanchonetes e cafés, vão querer priorizar a otimização de busca local.

Dentro de Comportamento, é possível ter acesso a relatórios como:

  • Fluxo de Comportamento: este relatório mostra o caminho que os usuários realizam em seu site;
  • Conteúdo do site: oferece dados detalhados, incluindo se os usuários estavam no celular, se fizeram uma compra, se o tráfego era orgânico e assim por diante;
  • Velocidade do site: mostra a velocidade com que o conteúdo é carregado e pode ser classificado por origem de tráfego, mostrando, por exemplo, se os clientes de dispositivos móveis experimentam um tempo de carregamento maior;
  • Pesquisa no site: apresenta como os visitantes usam a função de pesquisa em seu site;
  • Eventos: o Google Analytics define um evento como “interações do usuário com conteúdo que pode ser rastreado, independentemente da página da web ou de um carregamento de tela”. Os eventos incluem downloads de um PDF, visualizações de um vídeo, preenchimento de formulários e assim por diante;
  • Publisher: dá acesso a dados sobre como seu site é monetizado, incluindo impressões e cliques.

Visão Geral de Conversão

A ideia sobre o que é Google Analytics está relacionada a personalização da ferramenta de acordo com os objetivos de cada empresa.

Para relatórios de impacto nos negócios, é necessário configurar metas de conversão.

O Google Analytics não estabelecerá automaticamente suas metas para você.

Mas, como criar minhas metas?

As metas podem ser estabelecidas para o seu site no Painel de Administração, no menu “Visualizar”. A seguir, um vídeo que explica passo a passo como configurar suas metas:

As metas podem ser transações de comércio eletrônico, neste caso, vendas, ou geração de leads qualificados.

Metas ilustram os pontos fortes e fracos das páginas dos sites. Com a Visão Geral de Conversão, você pode detalhar suas conversões de meta e saber mais sobre o caminho do seu cliente.

O que é Google Analytics

Entendeu melhor o que é Google Analytics? A seguir, selecionamos um vídeo do canal do próprio Google, direcionado para você que está começando. O material está em inglês, mas possui legendas para te ajudar a compreender cada passo dessa ferramenta tão importante.

Agora é colocar a mão na massa, criar sua conta gratuita, colocar o Google Analytics no seu site e aproveitar todas as vantagens de relatórios completos, que irão te ajudar a melhorar suas estratégias e campanhas, ampliando seu retorno sobre investimento em marketing digital.

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